sexta-feira, 7 de março de 2014

Eis o teu quintal - Saga da dengue




"Não há ensino que se compare ao exemplo." (Baden Powell)

O prefeito de Jaú vive dizendo nas redes sociais que é "o fim do mundo ter que entrar no quintal das casas dos outros", que é dever do cidadão cuidar do seu espaço e garantir que não haja focos do mosquito da dengue.

Confirmados temos cerca de 600 casos, pois estão dando um jeito de fracionar a divulgação para não gerar publicidade negativa. Extra-oficialmente já passamos dos 6 mil casos de dengue no munícipio. O prefeito não declara estado de emergência para receber verbas federais e estaduais e intensificar o combate. E não o faz por orgulho, porque é muito feio para um prefeito com 60% dos votos, dar de ombros para uma EPIDEMIA de dengue.

Pois bem, se cada um tem que cuidar do seu quintal. Olhem só (no vídeo) o quintal do prefeito. Este vídeo foi publicado por João Pedro Mott que sobrevoou com um drone e uma câmera o pátio da Secretaria de Serviços Municipais.

Postura duvidosa

Depois de um longo tempo sem passar por este blog, eu resolvi voltar e registrar aqui um pouco do que acontece em minha querida cidade. Se você examinar o histórico vai ver que esse espaço se trata de um registro histórico de fatos, posturas e notícias que aconteceram em mais de 4 anos. 

Desde o início do governo passado eu tenho, com ajuda de outros colegas, postado informações de interesse público, algumas vezes textos com a minha opinião, narrações em primeira pessoa. Foi aqui que comecei a fazer jornalismo e de onde consegui trabalho e credibilidade em 2 jornais, 2 revistas e um departamento de comunicação.

Tenho refletido bastante sobre os problemas de Jaú, em particular um problema que bate à minha porta todos os dias e merece a minha integral atenção para que minha família não adoeça. Obviamente estou falando da Dengue. E quando falo deste problema, acredito que conclamo a responsabilidade de todos os cidadãos, inclusive a sua, caro leitor. Temos visto uma total inércia e falta de vontade política de promover uma guerra contra a doença que se alastra assustadoramente na cidade.

Muito se fala que o prefeito Rafael Lunardelli Agostini (PT) não se move à respeito, e concordo, mas já faz algum tempo deixei de acreditar nele como líder e protagonista de uma mudança de mentalidade política e passei a enxergá-lo como mais um coadjuvante. A minha bronca não é nem mais com a falta de nebulização nos bairros, com a falta de abertura de postos de saúde à noite e aos finais de semana, contra a falta de uma ação rigorosa de punição aos donos de terrenos sujos, a quem não deixa os agentes visitarem suas casas. A minha bronca está relacionada a esta postura passiva frente a maior epidemia da história desta cidade.




Sim, prefeito. Também somos responsáveis pelo combate à dengue, mas entendo que o senhor como o líder político escolhido com mais de 60% dos votos deveria adotar a postura de um líder. De repente mobilizar os segmentos da cidade como as Associações de Bairros, as entidades que desempenham trabalhos comunitários e as ONG's que tanto pedem verbas em seu gabinete. 

É hora de mobilizar essas pessoas, as igrejas, que aliás não pagam impostos e deveriam fazer mais pela cidade onde estão instaladas. Mobilizar as associações comerciais, industriais, contratar agentes de zoonozes em caráter emergencial, nebulizar a cidade, promover um mutirão de saúde para atender os casos suspeitos, identificar os casos confirmados com mais destreza. Falta firmeza de sua parte, a maior necessidade de Jaú neste momento é a redução destes números, é a redução de casos de dengue superlotando o PS da Santa Casa. O Senhor deveria estar com esse pensamento, pois está interferindo diretamente na saúde, no trabalho e na vida de 134 mil pessoas.

Enquanto o seu discreto governo passa, você perde mais uma boa oportunidade de ser firme, como seus eleitores pensavam que seria.