sexta-feira, 11 de junho de 2010

Foto: www.jau.sp.gov.br

REGIÃO DO JARDIM PARATI TERÁ UMA CRECHE

O vereador Ademar Pereira da Silva juntamente com o Prefeito Municipal fez um trabalho junto ao assessor de Aloísio Mercadante para conseguir a construção de uma creche na região do Jardim Parati. “Conversamos com o MEC, mostrando a necessidade desta creche naquela região, pois a demanda dos altos da cidade é grande. “ Além disso, foi solicitado que a creche e todo o material necessário para equipá-la fossem futuramente doados para o Município.

JAÚ TEVE ONTEM 2 TENTATIVAS DE HOMICÍDIO

Após uma grande operação realizada pelo GAECO e pela Polícia Militar, Jaú teve 2 tentativas de homicídio sem motivos no dia de ontem.

Por volta das 13 horas de ontem, um rapaz de 27 anos chegava a sua residência, no Jardim Itamaraty, quando uma dupla, de moto, disparou contra o rapaz. A sorte dele foi que o tiro não atingiu nenhuma parte vital do corpo. Ele foi encaminhado à Santa Casa, medicado e liberado.

Outra tentativa ocorreu por volta de 22hrs de ontem. Um rapaz chegava da escola com sua moto 300 cilindradas, na Chácara Ferreira Dias, quando uma dupla parou uma moto e um deles, que estava de capacete, disparou contra o rapaz. A bala pegou no peito e por milímetros não atingiu o coração. Ele passou por cirurgia e está em estado estável.

Nada foi roubado das vítimas.

Parece que Jaú está se tornando uma cidade de grande porte, onde a violência está cada vez mais perto.

PREFEITURA MULTOU 10 BANCOS ESTE ANO

A Prefeitura de Jaú lavrou este ano dez autos de infração contra bancos que desrespeitaram a chamada Lei da Fila, a qual regula o tempo de espera para atendimento ao público. As multas, a partir de R$ 3.284, só podem ser aplicadas se o cliente fizer denúncia no Procon da cidade, mas os usuários não acreditam na eficácia do órgão e preferem se abster.

As apenas oito denúncias registradas este ano no PROCON são reflexo desse sentimento de impunidade nutrido pelos usuários. Para o técnico em defesa e proteção ao consumidor do Procon de Jaú, Marcelo Bagarini, as críticas não procedem. “Adianta sim reclamar. Dependendo do número de reclamações, a Prefeitura pode até fechar o banco.”

Um dos dois fiscais de posturas da Prefeitura, Paulo Sergio Sedmak esclarece que o usuário deve seguir as orientações da lei para fazer a denúncia, sob risco de o banco recorrer e não precisar pagar multa. “Para ter validade, a senha tem de ter o horário de chegada e autenticação do caixa no horário de atendimento. Sem isso, não tem como provar o tempo de espera na fila”, orienta.

O motorista Walter Luiz Ferraz reclama que na senha distribuída pelo banco não consta o horário de chegada do cliente, o que impossibilita a comprovação da espera. O gerente-geral do Banco do Brasil em Jaú, Hélio Massao Kawano, reconhece que o banco ainda não disponibilizou o horário de chegada no sistema, mas diz que será providenciado. Quanto à demora, gerentes declaram que providenciam melhorias para o atendimento ao público

(fonte:www.comerciodojahu.com.br/novo)

PREFEITURA REALIZA OS ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA OS JOGOS DA JUVENTUDE , QUE TÊM ABERTURA NESTA SEXTA

Com a participação de cerca de quatro mil pessoas, entre atletas, dirigentes e comissões técnicas, de 13 cidades, Jaú sedia deste dia 11 até 20 de novembro os 27º Jogos da Juventude. Com competições em 14 modalidades esportivas, os participantes utilizaram praticamente todas as praças esportivas da cidade, públicas e particulares. As delegações ficam alojadas nas escolas municipais, que suspenderam as aulas no mesmo período.

A abertura oficial dos 27º Jogos da Juventude acontece nesta sexta-feira, 11 de junho, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Mello. O secretário municipal de Esportes, José Eleutério Abreu Ribeiro, disse que será uma grande festa de abertura.

Ainda, conforme o secretário, a realização dos Jogos irá movimentar não só as praças esportivas, mas também a economia da cidade durante esses 10 dias. "As pessoas irão consumir produtos e serviços em Jaú. Isso é muito bom", falou.

Jaú só não vai competir em ginástica rítmica e ginástica artística. A delegação jauense deve ter 300 atletas com idade até 18 anos, que é o limite para essa competição, organizada pela Secretaria de Esportes do Estado.

As maiores possibilidades das equipes jauenses são nas competições individuais de judô e natação. Nos esportivos coletivos existe um equilíbrio entre as cidades participantes e Jaú vai tentar obter as melhores posições possíveis.

(fonte: www.radiojauense.com.br)

LOJAS FICAM ABERTAS ATÉ AS 22 HORAS HOJE

O Dia dos Namorados é uma das principais datas para o comércio jauense. Segundo José Roberto Pena, presidente do Sindicato dos Lojistas, espera-se um aumento de 7 a 10% nas vendas com relação ao ano passado. “O comércio está mais otimista este ano. O consumidor está mais animado em consumir. Este ano o Sindicato não fez nenhuma promoção especial, mas as lojas sempre estão fazendo.” Em função do frio, os presentes que mais vendem são vestuário, CD, cosméticos e livros.

DONOS DE RESTAURANTES ESTÃO OTIMISTAS TAMBÉM

Pelo fato do Dia dos Namorados ser em um sábado este ano, os proprietários de restaurantes estão otimistas. Essa data é a segunda melhor para esse ramo. Um em cada três proprietários acredita em um aumento de 15% no movimento amanhã.

ALGUMAS CIDADES CONTINUAM COM A VACINAÇÃO DA H1N1

Algumas cidades do país não atingiram a meta de vacinação da gripe H1N1. Por este motivo elas continuam com a vacinação. Segundo dados do Governo Federal, foram vacinadas 77 milhões e 800 mil pessoas. Apesar de ter sido a maior vacinação do país, a meta era vacinar 80 milhões de pessoas.

Rapidinhas Parte I

Foto: Paula Rett




NOSSA CAIXA AGORA SERÁ BANCO DO BRASIL

O Banco do Brasil adquiriu recentemente a Nossa Caixa Nosso Banco, que é estadual. A partir de amanhã as agências da Nossa Caixa estarão de nova bandeira. Na noite desta sexta-feira as fachadas das agências da Rua Visconde do Rio Branco e da Vila Sampaio estarão sendo modificadas. Não é necessário trocar cartões ou talão de cheques. A alteração será feita aos poucos.




FICHA LIMPA TERÁ VALIDADE NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO DESTE ANO

Por 6 votos a 1, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta quinta-feira (10) que o projeto que impede a candidatura de políticos com condenações na Justiça, conhecido como Ficha Limpa, terá validade já nas eleições de outubro deste ano. O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello.

O relator do caso, o ministro Hamilton Carvalhido, avaliou que a lei complementar não altera o processo eleitoral. Caso alterasse, ela deveria, obrigatoriamente, ter sido feita um ano antes do pleito.

A nova lei ficou publicamente conhecida como Lei da Ficha Limpa por prever que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.

A pauta da corte foi invertida para responder à consulta, feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), sobre se a lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em 4 de junho já poderia entrar em vigor neste ano.

De acordo com a nova lei, ficam inelegíveis por oito anos, além do período remanescente do mandato, aqueles que cometeram lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Antes, eram três anos. A norma alterou a Lei de Inelegibilidades.

Da proposta original, o texto foi flexibilizado na Câmara pelo relator, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que permitiu que o político condenado possa recorrer para tentar suspender a inelegibilidade e participar das eleições. O efeito suspensivo precisaria ser aprovado por um colegiado de juízes.

A corte eleitoral é composta por três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois advogados escolhidos pelo STF e nomeados pelo presidente da República.

(Camila Campanerut /UOL Notícias/Em Brasília)

JAÚ TERÁ ATENDIMENTO VETERINÁRIO PÚBLICO

O prefeito Osvaldo Franceschi Junior (PV) deve anunciar na tarde de hoje, em entrevista coletiva, a criação em Jaú de um hospital veterinário público. As pessoas que não têm condições de levar seus cães ou gatos a clínicas veterinárias particulares poderão contar com um serviço público, gratuito, nessa área. Só que primeiro o prefeito deverá mandar o projeto de lei à Câmara propondo a criação do serviço veterinário municipal em Jaú.

Também para a próxima sessão Legislativa o prefeito deve enviar projetos que mudam alguns departamentos na estrutura da admininistração municipal. O Cemitério Municipal, por exemplo, vai deixar a Secretaria do Meio Ambiente e passar para o Ceprom. A Estação Rodoviária ficará subordinada à Secretaria de Administração e não mais à de Obras. A Secretaria de Cultura e Turismo será desmembrada. O Turismo vai ficar com a Secretaria de Esportes.

(fonte: www.radiojauense.com.br)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rapidinhas

POLÍCIA MILITAR DETÉM RAPAZ POR PORTE ILEGAL DE ARMAS, QUE TENTA FUGA.
Fotos: Paula Rett
A equipe do patrulhamento da Polícia Militar apreendeu na manhã de ontem um rapaz de 23 anos, morador do Jd. Pedro Ometto por porte ilegal de armas. Trafegava pela Avenida Décio Pacheco de Almeida Prado quando, na altura do Corpo de Bombeiros, avistou uma motocicleta CB 400 com placa de Bauru. Os PMs observaram que o garupa portava um objeto suspeito. A viatura tentou realizar a abordagem, mas o piloto da moto tentou fugir pela calçada e na contramão.
A PM já recebeu várias denúncias sobre esse indivíduo, e há algum tempo vem investigando seu envolvimento com furtos e porte ilegal de armas e se dirigiu a casa do rapaz, onde foi feito revista pessoal e nada foi encontrado, os policiais, com autorização do condutor da moto, revistaram a casa, encontrando dentro de um sofá um revólver calibre 38, com duas munições íntegras e com a numeração raspada. Além disso, foi encontrada uma arma de brinquedo e R$ 380,00 em dinheiro.

Dada voz de prisão ao rapaz a PM conduziu-o ao Plantão Policial por volta das 10:40h, permanecendo ali para registro de ocorrência. Houve demora no atendimento e aproximadamente 12:50 em um um ato de esperteza do indivíduo e um descuido dos policiais, o rapaz, que não estava algemado por não possuir uma das mãos fugiu, correndo por alguns quarteirões, mas foi recapturado na Rua Visconde do Rio Branco (entre a Rua Quintino Bocaiúva e a Rua Sete de Setembro) e reconduzido ao Plantão Policial, onde o Boletim foi finalmente registrado 16:13.


Prefeitura abre licitação para Publicidade
Em entrevista à Rádio Jauense nessa manhã o Secretário Adjunto de Negócios Jurídicos da Prefeitura Norberto Leonelli Neto, afirmou que a Prefeitura irá abrir licitação para a contratação de uma agência, objetivando a confecção de peças publicitárias para divulgar os atos do executivo:“ Não vamos terceirizar a comunicação da prefeitura, é apenas a contratação para criação de peças publicitárias. O valor do contrato é será de R$ 1,7 milhão e teria vigência durante um ano”.

Cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude será amanhã
Foto: Luiz C. Oliveira
Atleta Olímpico, Claudio Roberto Souza medalista nas Olímpiadas de Sydnei 2000, finalista em Atlanta 2004 e medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo 2003, ascenderá a pira no Ginásio. O atleta destaca a importância desse tipo de evento para que sejam lapidados os novos talentos visando às Olimpiadas a serem realizadas no Brasil em 2016.

A festa de abertura será realizada a partir das 19hs no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Melo e contará com a presença de autoridades como o Secretário Estadual de Esportes José Benedito Fernandes, o Secretário Municipal de Esportes José Eleutério Abreu Ribeiro e o Prefeito Osvaldo Franceschi. A 27ª edição dos jogos contará com a participação de 200 cidades divididas em quatorze delegacias e mobilizará cerca de 4 mil pessoas entre atletas, comissões técnicas e delegações. As equipes ficaram alojadas em escolas da rede pública, que já estão com as aulas suspensas.

Inscrições para o Enem serão abertas neste mês

O Ministério da Educação divulgou em seu site, as datas das provas e também da abertura das inscrições. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições, via internet, começam no próximo dia 21 e vão até 9 de julho. No momento da inscrição, o aluno deve informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), obrigatório. Maiores informações no site http://portal.mec.gov.br

MEGA OPERAÇÃO PRENDE 32 NA REGIÃO DE JAÚ
Foto: Rafael Abujamra
Operação realizada em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Bauru) e pela Polícia Militar na região de Jaú resultou na prisão de 32 pessoas por tráfico de drogas ou associação para o tráfico e na apreensão de aproximadamente 40 quilos de entorpecentes. Do total são 31 quilos de crack, 8,5 quilos de cocaína e 0,5 quilo de pasta-base de maconha que, se vendidos no varejo, renderiam mais de R$ 1 milhão.
As investigações realizadas há cinco meses em dez municípios da região resultaram na apreensão de cerca de R$ 50 mil em cheques e dinheiro, 225.159 maços de cigarros contrabandeados do Paraguai, 14 automóveis, três motocicletas, quatro balanças de precisão, cerca de 40 celulares, além de eletroeletrônicos, CDs e DVDs supostamente falsificados.
“Traficantes agiam com indivíduos detidos em penitenciárias e em liberdade. Eles coactavam integrantes para guardar e ocultar as drogas sem que tocassem nos entorpecentes, possibilitando sua distribuição”, afirma o promotor de Justiça do Gaeco-Bauru, Rafael Abujamra. Segundo o promotor, os acusados são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Os indiciados foram encaminhados à Cadeia Pública de Barra Bonita. A próxima fase dos trabalhos é o oferecimento de denúncia pelo Ministério Público contra todos os acusados dos crimes de tráfico e associação para o tráfico, dando início a processo penal.

TSE DEFINE NESTA QUINTA SE FICHA LIMPA VALE PARA AS ELEIÇÕES DE 2010

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve definir nesta quinta-feira (10) se a lei da ficha limpa valerá nas eleições de outubro deste ano. A lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4 de junho, proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos.
Os ministros do TSE vão responder consulta feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Depois da resposta, o plenário do TSE pode editar uma instrução normativa para orientar os juízes eleitorais sobre como proceder nas análises dos pedidos de registro de candidatos. O prazo para formalizar candidaturas começa nesta quinta-feira (10) e vai até as 19h do dia 5 de julho.

"VERDINHOS" MOSTRAM SERVIÇO E MULTAM MOTORISTAS IRREGULARES.

Foto: Paula Rett

Os agentes de trânsito da cidade de Jaú, mais conhecidos como “verdinhos” estão trabalhando, e muito! Autuando e multando os motoristas para que não cometam infrações de trânsito. Por isso, fique atento pois eles estão empenhados em colocar o trânsito da cidade em ordem e acabar com as imprudências.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Rapidinhas parte II

FESTA JUNINA

A Prefeitura Municipal através do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Jaú está organizando uma super Festa Junina para toda população Jauense no dia 12 de junho (sábado), no Centro de Convenções “Sebastião Camargo”. A festa terá 20 entidades assistenciais de Jaú que participarão do evento com barracas diversas, com Churros, Pipoca, Cachorro Quente, Pastel, Lanches, Salgados, Churrasco, Macarrão, Milho, Vinho Quente, Quentão, Bebidas, Cocada, Doces, além de barracas das tradicionais brincadeiras das festas juninas. A entrada é franca.

FESTIVAL CAIPIRA TERÁ PEDRO BENTO E ZÉ DA ESTRADA

Iniciado no sábado, 5 de junho, o II Festival Caipira de Jaú teve no final de semana em Pouso Alegre de Baixo, apresentações da dupla Tyson e Pedrinho, de Inezita Barroso e a eliminatória do Festival de Música Caipira. Foram classificadas 13 duplas para a final, que será neste domingo, 13 de junho. Maiores informações na Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 3602-4777.

SINALIZAÇÃO NO CILA BAUAB

Alguns moradores se queixam da sinalização de trânsito na parte asfaltada do Jd. Cila Bauab. Segundo a Rádio Jauense, o problema está nas mãos únicas de algumas ruas, que fazem com que os moradores tenham que fazer percursos muito longos para chegarem até suas casas. O assunto vai ser levado a pauta de reunião do vereador Paulo Gambarini com o a Secretaria de Trânsito hoje as 14hs.

PRAÇA TANCREDO NEVES TEM RESTAURAÇÃO CONCLUÍDA
O CEPROM (Centro de Produção Municipal) finalizou os reparos na pintura e iluminação da Praça Tancredo Neves em Jaú. Dentre as melhorias feitas no local, estão à substituição dos postes de iluminação pequenos, por três postes altos com um maior potencial de iluminação, sendo que dois deles são equipados com quatro refletores de 500 watz.

Rapidinhas Parte I


JAÚ: QUADRA NO AUGUSTO SANI SERÁ REFORMADA

A única quadra esportiva no Jardim Padre Augusto Sani, um dos bairros mais populosos de Jaú, será reformada e receberá cobertura metálica. Uma emenda do deputado federal José Paulo Tóffano (PV), no valor de R$195 mil, foi empenhada pelo Ministério do Esporte, no final de maio. Como a obra está orçada em R$213 mil, a Prefeitura Municipal dará contrapartida para complementar o valor.

O projeto prevê instalação de 600 m² de cobertura e beiral de estrutura metálica na quadra poliesportiva do bairro. “A prática de esportes representa mais saúde e, acima de tudo, a oportunidade para que crianças e jovens não tomem o caminho das drogas e da violência. Com essa obra, daremos melhores condições para que muitas pessoas possam jogar uma partida de futebol, ou de qualquer outro esporte”, afirma Tóffano.

De acordo com documentação encaminhada pela superintendência regional da Caixa à Prefeitura de Jaú, para que ocorra a liberação dos recursos, é necessário que seja entregue a documentação exigida e sejam providenciados os projetos de engenharia. No texto, é feito um alerta a respeito das restrições existentes para contratos de repasse no período de três meses que antecedem as eleições, o que pode atrasar a realização da obra. (fonte: http://www.josepaulotoffano.com.br/)


JOGOS DA JUVENTUDE SUSPENDEM AULAS MUNICIPAIS

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que no período de 10 a 20 de junho estarão suspensas as aulas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).
A medida foi tomada em decorrência da cessão dos prédios escolares para alojar os atletas que disputarão os Jogos da Juventude em Jaú, atendendo ao Decreto Municipal nº6020, de 14 de maio de 2010.


O mesmo documento também dispõe sobre a alteração do calendário escolar, com as datas já estipuladas para reposição das aulas, para que não haja prejuízo aos alunos, cumprindo assim a oferta, prevista em Lei (LDB – Lei º 9394/96), dos 200 dias letivos pelos estabelecimentos de ensino.
DISTRITO DE POTUNDUVA VOLTA A DISCUTIR EMANCIPAÇÃO

A emancipação do distrito de Potunduva voltou à tona, 21 anos depois da tentativa frustrada em 1989 de tornar a localidade um novo município. Uma caravana com 45 moradores seguiu nesta quarta-feira (9) para a Assembléia Legislativa, em São Paulo, onde acontece uma audiência pública para discutir a emancipação de distritos. O objetivo é obter o apoio dos deputados estaduais para o propósito, que exige alteração na Constituição Estadual.
Em Potunduva, as discussões sobre a emancipação foram retomadas há cerca de um mês, quando foi reativada a Comissão de Emancipação, presidida por Jefferson Vieira. Ele garante que o distrito tem condições de ter autonomia administrativa. “Temos 13 mil habitantes, temos a usina, o rio Tietê. Queremos prefeito e vereadores que residam aqui e não ficar apenas com as sobras de Jaú”.(Fonte: http://www.radiojauense.com.br/)

XV APOSENTA MASSAGISTA E TERÁ DOIS FISIOTERAPEUTAS

A função de massagista no XV de Jaú vai ser “aposentada”. Pelo menos é essa a proposta do técnico Carlos Rossi, que fez sugestões à diretoria do clube para melhorar o Departamento Médico com a inclusão de um segundo profissional de fisioterapia no lugar daquele incumbido das massagens. A diretoria encampou a idéia e já planeja a reformulação para a Copa Paulista.
Os fisioterapeutas que vão assumir essa missão do clube são Fábio Fustignoni Lopes, 31 anos, formado na Unimar, e André Luis da Silva, 34 anos, formado na USC/Bauru. Ambos já trabalham para o XV, mas em sistema diferente – eles davam assistência aos atletas nas próprias clínicas. Agora, terão de estar mais presentes no Estádio Zezinho Magalhães e até mesmo acompanhar a delegação nos jogos fora de Jaú.

Fábio Lopes, que é quem visitava o Jauzão com mais freqüência nas últimas competições, conta que em conversa com o treinador ficou sabendo dos projetos para o segundo semestre. “Ele falou que quer um fisioterapeuta para campo e outro para vestiário. O Rossi quer trazer o tratamento para dentro do estádio”, diz ele.

Até na última Série A-3, os atletas precisavam se deslocar até a clínica de Fábio e André para se submeterem aos tratamentos de lesões. Para Fábio, daria perfeitamente para o XV abrigar um setor de fisioterapia no Jauzão – ele estima que o custo com instrumentos e equipamentos mínimos fique em torno de R$ 4 mil.

“Precisa de uma sala, mas o ideal seria ter ao lado a musculação para fazer um trabalho em conjunto com o preparador físico”, recomenda. Ele e o presidente do XV de Jaú, José Construtor, fizeram vistoria na sala onde tempos atrás funcionava a musculação do clube e planejam instalar no local a sala de fisio e uma nova academia.

“Está caindo os pedaços isso aqui”, disse Construtor na ex-sala de musculação. Ele lamenta o abandono do local. Hoje, o clube não tem mais nenhum aparelho. Por isso, precisa recorrer a academias particulares para complementar trabalhos físicos – utiliza Academia Varf e Tito Coló Sports.

(fonte: www.radiojauense.com.br)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rapidinhas de Jaú

APAE DE JAÚ LANÇA PROJETO "EMPRESA AMIGA"

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Jaú está lançando o projeto “Empresa Amiga da APAE”. É um projeto de responsabilidade social que tem como objetivo buscar empresas sérias e comprometidas com os aspectos sociais para se tornarem parceiras, beneficiando toda a nossa comunidade.Ao participar deste projeto social, a Empresa Amiga torna-se socialmente responsável, divulgando sua marca através das campanhas feitas pela APAE, campanhas estas que serão veiculadas em vários meios de comunicação de nossa cidade.O Projeto convida as empresas da cidade, que sabem a importância de se fazer o bem, e que têm a consciência de seu papel na sociedade, para participar do Projeto Empresa Amiga da APAE.

Caros empresários vamos participar! Será uma boa divulgação para a empresa de vocês!

AGENTES DE SAÚDE QUEREM REVISÃO NOS SALÁRIOS

 Os agentes comunitários de Saúde de Jaú, do programa Saúde da Família, podem fazer manifestação reivindicando a revisão do repasse aos seus salários que é feito pela Prefeitura. Os recursos do Saúde da Família são repassados ao município pelo Ministério da Saúde e, no caso da Prefeitura de Jaú, ela não estaria contemplando os agentes com o valor devidamente estabelecido para essa atividade. Assim, em outras cidades, as pessoas na mesma função recebem mais do que aquelas de Jaú.

JORGE BEN JOR VEM A JAÚ NO JULHO CULTURAL

 A Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú já fechou a programação do Julho Cultural, evento que acontece desde 2001 em cada mês de julho. O secretário André Galvão disse que não iria adiantar a programação, mas acabou confirmando que entre as atrações está a apresentação do cantor Jorge Ben Jor, que acontecerá no Parque do Rio Jaú. O Julho Cultural deste ano, conforme o secretário terá cerca de 40 atrações ao longo do mês, entre apresentações musicais, teatro, dança cinema,  artes plásticas  e literatura. São todos eventos gratuitos para o público que vão acontecer em vários locais, inclusive pelos bairros da cidade.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS FAZ ELEIÇÃO PARA NOVA DIRETORIA

O Sindicato dos Bancários está com inscrição de chapas para a eleição da nova mesa diretora. Ele conta hoje com 850 filiados e tem alcance de 21 cidades. As chapas podem se inscrever até o dia 29/06, das 9h às 15h, na Rua Lourenço Prado, 374 – 2º andar.

 JAÚ RECEBE O 27º JOGOS DA JUVENTUDE

 Nossa cidade receberá 4 mil atletas que participarão dos 27º Jogos da Juventude, que ocorre de 11 à 20 de junho.. A abertura de solenidade ocorre dia 11/06, às 19h, no Ginásio de Esportes Flávio de Mello. Os atletas ficarão alojados em escolas municipais e estaduais. Essa é uma competição de grande porte e todos os municípios desejam sediar.

VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL COMEÇA DIA 12/06

 No dia 12 de junho (sábado) começa a primeira fase da vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) em todas as unidades de saúde e nos postos volantes instalados por toda cidade para crianças até 5 anos. A previsão em todo o Brasil é de vacinar 2 milhões e 900 mil crianças. O horário é das 8h às 17h. É necessário levar caderneta de vacinação.

TOR APREENDE CIGARROS CONTRABANDEADOS

 Em fiscalização de rotina o Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) abordou, por volta das 23h30 de ontem um caminhão baú na Rodovia do Contorno. Segundo o motorista, o caminhão carregava móveis. A Polícia ficou intrigada, pois um CrossFox fazia a escolta do veículo. Quando abriu a porta traseira, a Polícia deparou-se com móveis e mais 600 caixas de cigarro contrabandeado. O material foi levado para a sede da Polícia Federal em Bauru. A  carga seria descarregada em Campinas.

domingo, 6 de junho de 2010

Figurinhas da copa

Fotos: Paula Rett
A Copa do Mundo se aproxima e com ela observamos o aumento expressivo não apenas da nossa ansiedade como torcedores e espectadores, mas principalmente o comércio se mobiliza e utiliza deste acontecimento para aquecer as vendas, seja qual for o segmento: camisetas, acessórios, cornetas e principalmente as tão procuradas Figurinhas!

Os álbuns da Copa são produzidos pela empresa Panini aqui no Brasil e procurados por torcedores de todas as idades (adultos, crianças) e por todos aqueles que querem ter uma recordação da época em que nações param para torcer e vibrar juntamente com seu país. As tais figurinhas dominam todos os grupos sociais, sejam reais ou virtuais. Existem vários locais onde os colecionadores de plantão tem a oportunidade de trocar as repetidas com os colegas, seja nas escolas, no trabalho e nos grupos de troca.

Manuel Eugenio de Carvalho (foto), 58, mais conhecido como Mané Barranco, aposentado, morador do Jardim Carolina na cidade de Jaú e colecionador de figurinhas desde a década de 70, criou o grupo específico de troca de figurinhas na cidade em 2006 para facilitar os adeptos a preencherem seus álbuns. Nessa época essas trocas eram realizadas em frente a Livraria “Vamos Ler”. Atualmente a troca é feita aos domingos, das 8h até aproximadamente 13h, no Beco, lugar com acesso mais fácil. Ele ainda atende pessoas durante a semana em sua casa que vão até lá só para trocar ou comprar figurinha. Nesta copa ele já completou 20 álbuns até o momento e está fazendo mais. Disse que não tem nenhuma figurinha que não saiu, mas tem algumas que são raras e todos procuram.

Pessoas da região inteira vem até Jaú para fazer a troca. José Luiz de Oliveira (foto), 62, veio de Itapuí com o neto apenas para fazer a troca de figurinhas. Achou a iniciativa muito legal e pretende criar esse grupo na cidade. No momento da reportagem, além do senhor José de Itapuí haviam pessoas de Bariri, Bocaina, Barra Bonita e outras cidades. Mané Barranco conta que já vieram pessoas de Barretos só para conhecer o grupo de trocas.

Uma maneira singela de demonstrar amor ao futebol e ao país, porém, a brincadeira pode sair cara. Os preços do álbum e das figurinhas de início podem parecer bem acessíveis (R$ 0,75 cada pacote com 5 unidades), porém, para completá-lo, o consumidor pode sentir no bolso o arrependimento. Na Internet há quem venda o álbum completo por aproximadamente R$150,00.

Uma novidade nesta copa é o Álbum Virtual. É exatamente igual, com as mesmas figurinhas, e você pode trocar com os amigos online. Quanto mais vezes entrar, mais você adquire, e o melhor, é grátis. Antonio Celso Rett (foto), 49 anos, Carteiro, conheceu o álbum on line através de amigos da Internet e gosta de trocar virtualmente "É divertido e não precisa gastar nada" diz ele.

O que vale nessa hora é aproveitar e se divertir com tudo que está ligado a copa, seja comprando as figurinhas, trocando via internet ou simplismente vibrando pelo time do coração, pois só teremos outra oportunidade daqui quatro anos.

Este artigo foi produzido por Paula Rett com ajuda de Débora Gallazzine