sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rapidinhas

HAC REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTOMAGO PELO SUS

O Hospital Amaral Carvalho realizou em 25 de junho a primeira cirurgia de redução de estômago, do Sistema Único de Saúde (SUS). Este tipo de cirurgia já é feito pelo HAC há alguns anos. No entanto, o procedimento só era realizado por meio de convênio de saúde ou particular. Em 2007, a instituição entrou com pedido para credenciamento no SUS.
A liberação ocorreu em abril de 2010. Em maio, os pacientes começaram a ser encaminhados pelo SUS, de forma ambulatorial, para acompanhamento com a equipe multiprofissional do HAC.
O credenciamento permite que a instituição realize oito cirurgias por mês. "O nosso hospital é conhecido pelo excelente atendimento em oncologia. Certamente daremos o mesmo atendimento com qualidade, respeito e apoio para os pacientes de cirurgias bariátricas", diz Valentina Soffner Jorge Bonilha, supervisora geral de enfermagem do HAC.

Foto: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC

O PRIMEIRO PACIENTE
Rubens Silveira, 40, foi o primeiro paciente a realizar a cirurgia de redução de estômago por meio do SUS no HAC. Ele é de Bauru e estava na fila da cirurgia há um ano. "Tenho obesidade mórbida e não conseguia emagrecer. Foi uma sorte grande o serviço ser liberado aqui no Amaral. O atendimento é excelente, tive um acompanhamento muito especial, com vários tipos de profissionais. Pesava 142kg e com uma semana de cirurgia já estou pesando 130kg.
De acordo com o enfermeiro Alessandro Gabriel Macedo Veiga, o quarto para atender este paciente foi preparado conforme normas do SUS na Unidade de Internação Tóraco-Abdominal II. "Camas, poltronas, balanças, armários, enxoval, enfim, tudo visando o atendimento com excelência e humanização. Além disso, fazemos também todo acompanhamento pós-operatório", explica.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Rapidinhas

FUSS APRESENTA A SEGUNDA TURMA DE ALUNOS DO PROJETO “PELOTÃO MIRIM”

Nessa terça-feira foi realizada a primeira reunião com os pais da segunda turma de alunos escolhidos para o Projeto “Pelotão Mirim” no Espaço Pedagógico.

A reunião contou com a presença da Primeira Dama e Presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Jaú, Caroline de Toledo Franceschi, junto do Secretário de Educação, Orivaldo Candarolla. O encontro visa esclarecer todas as possíveis dúvidas dos familiares das crianças escolhidas para a realização do Projeto, que toma início no segundo semestre.

O Projeto “Pelotão Mirim” foi fundado em junho de 2009 e seu objetivo é promover ações complementares à escola, de forma que fortaleça a integração do indivíduo na sociedade, em parceria com o Tiro de Guerra. A quota de participação é de quarenta pré-adolescentes do sexo masculino que tenha a idade de 10 anos e sejam residentes no Município. A duração das atividades por turma equivale a seis meses.

(fonte: www.jau.sp.gov.br)

Rapidinhas

Mau tempo permanece até sábado e causa problemas em Jaú

Foto: Paula Rett

A frente fria que trouxe chuva e baixas temperaturas à Jaú e região, permanece até sábado segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). As chuvas fizeram com que a umidade relativa do ar, que nos últimos dias esteve próxima do índice crítico de 20%, se normalizasse e atingisse o índice de 90%.
Em Jaú, além de normalizar o índice de umidade relativa do ar, o frio acompanhado das chuvas causou alguns pequenos transtornos na cidade. O principal desafio dos períodos de chuva é o trânsito central. Devido à quantidade de veículos que se deslocam dos bairros para o centro, os carros acabam travando as estreitas ruas do quadrilátero central, além de tornar a busca por vagas de estacionamento uma verdadeira saga. Andar a pé também está difícil. Outro percalço advindo do mau tempo, são as quedas de galhos de árvores, que oferecem risco aos pedestres.
A previsão é de sol para domingo, 18/07, é de temperaturas variando entre 11°C e 22°C, com probabilidade de chuva de 5%. Segundo o INPE, até terça-feira o clima deve permanecer dessa maneira.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Especial

CÂMARA APROVA PEC QUE OBRIGA DIPLOMA PARA JORNALISTAS.
Por Paula Rett

Nesta quarta feira, 14, a Câmara dos Deputados aprovou em comissão especial por unanimidade a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão. A votação foi simbólica e os parlamentares foram favoráveis ao parecer do relator Hugo Leal (PSC-RJ).

A PEC 386 (Proposta de Emenda à Constituição), de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), é uma resposta à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para jornalistas. Na ocasião os ministros consideraram que o decreto-lei 972 de 1969, que exige formação acadêmica, é incompatível com a Constituição, que garante a liberdade de expressão e de comunicação.

Hugo Leal propôs um parênteses ao texto original, a fim melhorar a redação e evitar interpretações de inconstitucionalidade. O grande desafio, segundo ele, é estabelecer limites entre liberdade de expressão e o exercício profissional do jornalista. O relatório acrescentado frisa que a necessidade do diploma em jornalismo e do registro profissional nos órgãos competentes não representarem uma restrição às liberdades de pensamento e informação jornalística.

O texto apresentou duas exceções. Uma delas é que o colaborador “sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural” e a outra é o jornalista provisionado, que já possui registro profissional regularizado pelo Ministério do Trabalho.


Exigência do diploma favorece os estudantes de Jaú.

A Faculdades Integradas de Jaú oferece o curso superior de comunicação social com ênfase em jornalismo, e a votação favorável a PEC afeta diretamente o futuro dos estudante da cidade. A aluna Jéssica Aleixo confirma a importância desta aprovação: "É muito difícil para quem faz faculdade, saber que alguém, sem o mínimo de conhecimento pode ocupar a mesma vaga no mercado de trabalho que uma pessoa que estudou anos pra isso. Não teria razão continuar a faculdade. Não é uma questão de liberdade de expressão e sim da qualidade da informação".

Rapidinhas

CIA. TRUCK REALIZA ESPETÁCULO NO TEATRO MUNICIPAL

Foto:Divulgaçao
O Festival Julho Cultural 2010 recebe nesta quarta, dia 14, o espetáculo destinado ao público jovem e adulto “Big Bang”, encenado pelo grupo paulista Cia. Truks – Teatro de Bonecos.
A peça faz uma releitura da história da humanidade, bem como um retrato de “realidades humanas”, satirizadas, dramatizadas ou transfiguradas. A peça recria a história desde o seu provável momento inicial, o “Big Bang”, para terminar em um constante questionamento, acerca dos desconhecidos destinos que são reservados. Assim percorrere momentos cruciais da história seguindo curiosas interpretações dos fatos - que vão desde imagens caricatas e engraçadas até momentos de relato histórico, é deixado de lado para priorizar justamente pequenos reflexos ou a possibilidade de releituras poéticas ou críticas da vida. Retrata a aventura humana sobre a terra, em um espetáculo rico em técnicas, imagens, humor e poesia.

SHOW: Espetáculo “Big Bang” – Cia. Truks
HORÁRIO: 20:30h
DIA: 14/07/2010
LOCAL: TEATRO ELZA MUNERATO
ENTRADA GRATUITA
MAIS INFORMAÇÕES: http://www.culturajau.com.br/

PREFEITURA CONSTRÓI SALAS DE INFORMÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS.
Foto: Luiz C. Oliveira
A Prefeitura de Jaú através do Centro de Produção Municipal (Ceprom) trabalha na construção de salas de informática em escolas. Das sete escolas que receberam essas novas salas de informática, cinco já estão prontas para a instalação dos computadores. As Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEF’s) que estão neste estágio são: Mario Romeu Pelegrino, no Jardim Orlando Ometto, Laudelino de Abreu, na Vila Netinho, Maria de Lourdes Camargo Mello, no Jorge Atalla, Alvarina Bizarro Souza, no Jardim Sanzovo e a Professor Enéas Sampaio Souza, o Caic.

Outras duas escolas estão em etapas finais de reformas que devem ser encerradas na próxima semana, que são a EMEF Jayme de Oliveira e Souza, no Jardim São José e a EMEF Ângelo Ronchesel, no Distrito de Potunduva. Na escola do São José, as obras estão adiantadas e necessitam apenas da colocação de pisos e na Ângelo Ronchesel as obras estão adiantadas, necessitando apenas alguns pequenos reparos. A expectativa é que até o mês de agosto as sete novas salas sejam entregues e inauguradas para o uso dos alunos em diversos pontos da cidade.
REDUÇÃO DE POSTOS DE EMPREGOS ATINGE JAÚ E REGIÃO.
Em levantamento divulgado ontem pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)/ Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre índice de contratação, somados os 11 municípios da Diretoria Regional do Ciesp de Jaú houve queda de 200 postos de trabalho. Porém, a cidade vinha de uma crescente sequência mensal de geração de emprego, o saldo do ano ainda é positivo.


PROGRAMA RENDA CIDADÃ RECEBE VERBA DE COMPLEMENTAÇÃO DE RENDA

O Programa Renda Cidadã, que é mantido pelo Governo Estadual, recebeu uma verba de R$ 30.000,00 do Projeto Complementando a Renda Cidadã, com a finalidade de trabalhar com pessoas do Programa.
Esse Programa atende 110 famílias mensalmente, as quais recebem R$ 60,00 por mês como transferência de renda.
As famílias em situação de vulnerabilidade recebem visitas domiciliares de uma assistente social, a qual também realiza nestas visitas entrevistas para cadastramentos.
Os beneficiários, além de receberem o auxílio, devem participar de reuniões mensais com palestras sócio educativas e de cursos de geração de renda oferecidos pela Prefeitura Municipal de Jahu através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Projeto Complementando a Renda Cidadã possibilitará que as famílias participem de cursos de Maquiagem e Depilação oferecidos pelo SENAC e também de montador de Calçados oferecido pelo SENAI.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Rapidinhas

Foto: Celso Melani
EMPRESA INAUGURA FRANQUIA EM JAÚ.

A tradicional choperia bauruense conhecida como Bar do Português inaugurou ontem sua primeira franquia na cidade de Jaú. A casa é referência na terra do sanduíche pela conquista do título de “Melhor Chopp do Brasil”, concedido pela Real Academia do Chopp, da AMBEV em 2007.

O casal Paula Lamberti e Fernando Mendes está no comando do estabelecimento desde 2003, atrairam um público de perfil adulto, formadores de opinião, jornalistas, políticos, empresários, escritores, artistas, enfim, que contribuem para dar mais charme ao ambiente.

O Bar do Português é o típico bar para happy hour. Funciona de segunda a quinta das 16h00 às 23h30; às sextas e vésperas de feriados, fechando sempre pontualmente à meia-noite. E aos sábados das 11h00 às 20h30. O Horário parece estranho para o público jauense que está mais que acostumado a ficar até altas horas na mesa do bar, seja para o "esquenta" antes da balada ou pelo bom atendimento, ambiente e bate papo. Mas esse não é a o único ponto negativo, o novo estabelecimento não aceita cartão de credito, nem de débito. O que pode ser um problema para quem só perceber isso depois de toda bebedeira.

Vale a pena conhecer o espaço seja em Bauru na esquina da Benjamin Constant com a rua Belém ao lado do Jornal da Cidade ou em Jaú na esquina da Av. Dudu Ferraz com Av. Nenê Galvão, próximo ao lago do Silvério e para maiores informações: http://www.bardoportugues.com.br/
Foto: Paula Rett

Fachada do Bar do Português na cidade de Jaú

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Rapidinhas II

COM 100% DE VERBA ESTADUAL, PREFEITURA RECEBE DOAÇÃO DE TRATOR
Trator e implementos são opções para o pequeno produtor de Jaú.


A Prefeitura Municipal de Jahu, através da Secretaria Municipal da Agricultura, recebeu a doação de um trator 0 km, que será disponibilizado no preparo do solo por pequenos produtores agrícolas. O Trator marca New Holland 8030, com 120 cavalos de potência, foi adquirido por R$149 mil, com 100% de verbas estaduais, não havendo contrapartida ou participação do Município.

O trator está equipado com um Arado Três Bacias, Grade Aradora e Terraceador (utilizado para fazer curvas de nível no solo). Segundo o Secretário da Agricultura, Octávio Celso Pacheco de Almeida Prado Filho, essa máquina chega a atender de 40 a 50 produtores ao ano, variando de acordo com a lavoura. O trator está disponível aos pequenos produtores que devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e fazer parte do cadastro para solicitação dos serviços: “Na verdade o serviço é uma cessão que nós fazemos, onde o produtor paga uma taxa de manutenção e nós realizamos os serviços solicitados”, afirmou o Secretário.

Rapidinhas

Fotos: Paula Rett
SENAI de Jaú ainda esta com inscrições abertas para Cursos Gratuitos


O Centro de Treinamento SENAI “Edward Sávio” ainda está com inscrições abertas para o curso gratuito de PESPONTADOR DE CALÇADOS. A fim de atender o aumento da produção de calçados das empresas de Jaú e região, que necessitam de mais mão-de-obra especializada a partir da realização das feiras como FRANCAL, o SENAI Jaú tomou a iniciativa de oferecer cursos gratuitos em horários alternativos para pessoas que desejam melhorar o seu currículo profissional e conseguir sua recolocação no mercado de trabalho. O curso tem carga horária de 160 horas, com duração média de três meses, com aulas no período diurno. O conteúdo do curso é 100 % prático e focado na realidade das empresas de calçados de Jaú e região, com professores que atuam em empresas da cidade há vários anos. Os interessados devem comparecer na Secretaria da escola, com os documentos pessoais, para preenchimento da matrícula. Todo o material didático para as aulas práticas também será gratuito.

Foto: Paula Rett

ESPAÇO LÚDICO RECEBE CRIANÇAS EM RECESSO ESCOLAR
Atividades serão desenvolvidas de 12 a 23 de julho O Espaço Lúdico e Cultural de Jaú, na rua Sete de Setembro, 309, começa a desenvolver a partir desta segunda-feira (12) atividades recreativas para as crianças que iniciam o recesso escolar de julho. Essas atividades se estenderão até o dia 23, das 8h às 11h e das 13h às 16h, para as crianças da rede municipal que estão na Educação Infantil ou no primeiro ano do Ensino Fundamental.Mais de três mil alunos da rede municipal poderão participar das atividades que serão desenvolvidas pelas preofessoras Estela Lucato, Cristiane Maria Mussio Magalhães, Eliana Cristina dos Santos Rossignolli e Maria Edna da Silva.

Foto: Paula Rett

TRANSPORTE GRATUÍTO PARA IDOSOS.

A Câmara de Jaú deve discutir hoje o projeto de lei que visa conceder aos idosos com 60 anos ou mais, o uso de transportes coletivos públicos urbanos gratuitamente. A proposta trata também do uso da carteira de identidade por esse público. Há pareceres favoráveis à aprovação da matéria. É o caso da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Assessoria Jurídica, ambos da Câmara, e da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.Outras três comissões resolveram remeter o assunto à decisão do plenário. Por sua vez, a Empresa Auto Ônibus Macacari Ltda, concessionária do serviço em Jaú, deu parecer contrário.O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sérgio de Oliveira Lima, elogia o encaminhamento do assunto para discussão. “É um anseio antigo da nossa classe, tendo em vista que o próprio Estatuto do Idoso dá essa alternativa ao poder público municipal”, diz. “Muitas cidades de São Paulo já concederam o benefício.”Também na sessão de hoje irá ingressar projeto de lei que proíbe a comercialização de cerol e seu uso. A proposta possivelmente será encaminhada às comissões permanentes do Legislativo. De acordo com o vereador Ronaldo Formigão (DEM), autor da matéria, a multa para quem infringir a lei será de 50 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), cerca de R$ 820 nos valores atuais. A fiscalização caberia às Polícias Militar e Civil por meio de convênio da Prefeitura com o governo estadual.
Fonte: Radio Jauense


Foto: Luiz C. Oliveira

RECORD DE PÚBLICO NO DESFILE DE 9 DE JULHO

O feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 foi comemorado em Jaú com desfile na Rua Major Prado, Centro. De acordo com o presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC de Jaú, Antonio Fernando Reginato, o evento bateu recorde de público. Segundo ele, havia cerca de 2 mil pessoas presentes, sendo que cerca de 380 desfilaram. Iniciado às 9h, o evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú começou com os pronunciamentos do comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar de Jaú, tenente-coronel Gilvandro Nunes Silva, de Reginato e do prefeito do Município, Osvaldo Franceschi Junior (PV). Logo após foram realizadas as homenagens póstumas a ex-combatentes, a condecoração de pessoas que prestaram serviço ao MMDC de Jaú, a salva de tiros do Tiro-de-Guerra e o toque do silêncio.A parada militar contou com a presença da Polícia Militar de Jaú, Tiro-de-Guerra e Legião Mirim do Município.
Fonte: Comércio do Jahu