sábado, 31 de julho de 2010

Especial - Equoterapia

PROJETO DE LEI VISA ESTENDER EQUOTERAPIA GRATUITAMENTE
Fotos: Paula Rett
A Associação Agropecuaria de Jaú encaminhou ao gabinete do Prefeito da cidade um projeto de lei que pretende beneficiar crianças deficientes que necessitam de um tratamento especial para reabilitação: A equoterapia. A proposta aguarda autorização para ser votada na Câmara dos Vereadores de Jaú.

Segundo o presidente da Associação João Sergio de Almeida Prado, se aprovado, o projeto pode entrar em execução no início de 2011, gratuitamente, pretende atender por volta de 60 crianças e vai contar com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, pediatra dentre outros profissionais, oferecendo a equoterapia até 2 vezes por semana. As aulas serão ministradas no Recinto de Exposições Sebastião de Camargo, aonde atualmente esse trabalho já vem sendo realizado de maneira particular.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo de forma interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais. A fisioterapeuta Cristina Fini, 51, atende aproximadamente 12 pessoas entre adultos e crianças, de Jaú e toda região. "Tenho pacientes que vêm de Bariri, Barra Bonita, Dois Córregos" afirma a fisioterapeuta que trabalha com esse tipo de tratamento desde 1998. "Comecei a trabalhar com essa técnica porque meu filho tem paralisia cerebral e necessitava deste tratamento, como o local mais próximo que oferecia equoterapia era em Jundiaí. Decidi me especializar, fiz o curso na Granja do Torto, em Brasília" conta Cristina sobre como iniciou seu trabalho.

Dentre os alunos da fisioterapeuta, Henrique Maróstica Alves, 5, portador de deficiência motora, pratica equoterapia a 3 anos e meio e destaca-se pelo avanço no tratamento. Simone C. Maróstica, 34, mãe do garoto confirma "Foi visível a melhora no equilíbrio, na postura, na atenção. Estou muito satisfeita com o tratamento". Essa melhora se dá pelo estímulo que o cavalo proporciona. "Em meia hora de prática, através de estímulos visual, auditivo e motor estimula 1800 músculos. Fora isso o animal proporciona ao praticante auto estima e sensação de poder, e isso influencia diretamente na evolução do tratamento." Explica a fisioterapeuta.

Apesar de tantos benefícios para o praticante e a disponibilidade de um local estruturado na cidade, a principal barreira para a difusão da técnica é o alto custo. Para obter bons resultados é recomendado a prática pelo menos uma vez por semana, que vai custar R$220,00 ao mês. Eduardo Pengo, responsável pela APAE de Jaú informou que atualmente a instituição oferece equoterapia gratuitamente. É realizada uma triagem para selecionar quem mais necessita do tratamento, porém, por falta de estrutura e profissionais qualificados, ainda é restrito a poucos pacientes. Para tentar solucionar parte deste problema, o projeto de lei foi encaminhado ao gabinete do prefeito e aguarda liberação para votação na câmara dos vereadores.

Especial Esporte Regional

COM GOL NO FIM, XV PERDE PARA O MARÍLIA NA COPA PAULISTA
Além da derrota, Galo teve gol mal anulado

Por Daniel Martins/Bauru

Não foi boa a estreia do XV de Jaú diante de seus torcedores pela Copa Paulista. O Galo foi derrotado na noite de ontem para o Marília por 1 a 0. A derrota ainda foi mais dolorosa pela forma como ocorreu. Além do XV ter um gol anulado, a vitória maquiana saiu aos 47 minutos do segundo tempo. Com a derrota, o XV de Jaú soma apenas um ponto em dois jogos e agora fará duas partidas fora de casa.

Apesar de ter um time formado basicamente por garotos, o XV começou melhor a partida. A primeira boa oportunidade do Galo foi aos 9 minutos no chute do atacante Marquinhos defendido pelo goleiro Juninho. Um dos poucos jogadores remanescentes campanha do Paulista A3 é o meia Pedro, e foi ele quem iniciou outra boa jogada do time da casa. Ele lançou Julio César, que chutou, mas a bola passou rente a trave.

A primeira boa oportunidade do Marília foi ao final do primeiro tempo. Aos 36 minutos, Gabriel fez boa jogada e tocou para Dhonathan que bateu forte, mas o goleiro Nivaldo fez a defesa, a bola ainda bateu na trave antes de sair.

O segundo tempo seguiu o ritmo da primeira etapa. A partida era equilibrada e com poucas chances de gol para ambos os lados. A melhor e mais polêmica delas foi do XV de Jaú. Aos 28 minutos, o defensor Gustavo chutou, a bola passou alguns centímetros a linha de gol, mas o auxiliar com a visão encoberta não validou o gol. A torcida e os jogadores que estavam no banco protestaram, mas a revolta foi em vão.

A partida se encaminhava para o final e o segundo empate do XV de Jaú na competição parecia próximo. Mas, no último lance da partida o MAC fez o gol da vitória. Dhonathan recebeu com espaço para dominar a bola e tranquilidade para finalizar no canto do goleiro Nivaldo, aos 47 minutos.

Com o resultado, o XV é o quinto colocado na classificação com um ponto, já o Marília é o terceiro, com três pontos ganhos. Agora, o Galo volta a campo na próxima quarta-feira contra o Linense, em Lins.

XV de Jaú 0 x 1 Marília
Local: Estádio Zezinho Magalhães
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado
Público: 489 pagantes
Gol: Dhonatan, aos 47'/2°T (Marília)

XV de Jaú - Nivaldo; Júnior Barbosa, Thiago Miranda, Gustavo e Diego Souza; Hudson, Marcelinho Goiano Pedro; Fabrício, Marquinhos (Marinho) Júlio César (Bruno Gaúcho (Rodriguinho)
Técnico: Carlos Rossi

Marília - Juninho; Kenil, Guilherme, Pedrão (Léo) Rick; Kazão, Júnior, Leandro, Willian; Dhonathan e Gabriel (Reinaldo)
Técnico: Carlos Alberto Seixas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

PROJETO CIDADE LIMPA EM JAÚ.
Jaú recebe o Cidade Limpa dos dias 2 a 6 de agosto. desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, e a TV Tem, de Bauru. A campanha terá a participação de funcionários municipais e também de atiradores do Tiro de Guerra.
Os moradores devem pôr na calçada todo o material acumulado nos quintais. O objetivo é sensibilizar a população sobre os riscos provocados pelo acúmulo de lixo. Separe os materiais recicláveis, móveis velhos, pneus, garrafas plásticas e objetos que possam servir de criadouros da dengue e coloque na calçada. Os caminhões da prefeitura vão recolher de acordo com a programação. Entulhos de construção e galhos de árvores não serão retirados.


PROGRAMAÇÃO:

Na segunda feira dia 2 terão a visita os Bairros : Jardim Santa Helena, Jardins Maria Luiza I, II, III e IV, Padre Augusto Sani, Nova Jaú, Jardim Odete, Concha de Ouro, Jardim Conde do Pinhal, Bairro de Santo Antonio, Vila Sampaio e Bairro de Santo Antonio.

Na terça-feira, dia 3, a coleta vai acontecer no Jardim das Paineiras, Jardins João Balan I e II, Jardim Jorge Atalla, Jardim Rosa Branca, Jardim Pedro Ometto e Jardim Orlando Ometto I e II, Jardim Dr. Luciano, Jardim Dr. Luciano, Jardim Dr. Luciano, Jardim Sempre Verde e na Chácara Peccioli.

Na a quarta-feira, dia 4, coleta nos jardins São José, Vila Maria, São Crispim I e II, Olímpia, Novo Horizonte, Santo Onofre, Dona Emília, Maria Cibele, Campos Prado e Carolina.

Na quinta-feira dia 5 esta previsto os bairros: Vila Alves, Bela Vista, Vila Netinho, Santa Rosa, Cila Bauab, Jardim São Francisco, Chácara Braz Miraglia, Maria Isabel, Vila Assis e à área central da cidade.

No último dia sexta-feira, 6 de agosto, a coleta será nos bairros: Comerciários e Villagio de Roma, Jardim Bernardi, Pires de Campos I e II, Paulista, América, Jardin Itamarary, Chácara Auler, Jardim Parati e Jardim Alvorada.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rapidinhas II

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS 10KM DA CIDADE DE JAÚ

Evento comemora o 8° ano de realização com corrida e caminhada

Como parte dos festejos do mês de aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Recreação, realizará o evento 10 KM da Cidade de Jaú. Organizada por Betão Sangerotti, a prova chega a sua oitava edição e terá premiação em dinheiro, além de troféus nas 22 categorias e medalhões personalizados para todos os participantes.

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através no site http://www.felicioeventos.com.br/, onde os interessados também podem encontrar o regulamento e mais informações sobre a prova. Poderão participar da corrida, maiores de 18 anos de idade, que serão divididos em categorias de 5 em 5 anos. A prova será realizada no dia 08 de agosto, às 9hs. A largada será feita defronte ao Ginásio de Esportes Doutor Neves.

Rapidinhas

Fotos: Giovanni Perlati
MOTORISTAS DESRESPEITAM AS REGRAS E CAUSAM TUMULTO NO TRÂNSITO

Empolgados com show no teatro, motoristas ignoram regras e estacionam irregularmente.

O trânsito ficou complicado ontem por volta das 20hs, na Avenida João Ferraz Neto. Atraídos pelo espetáculo musical no Teatro Elza Muneratto, centenas de pessoas se deslocaram para o local e ignoraram regras básicas de trânsito, comentendo inumeras infrações. Segundo o Soldado Rezende da Base Norte da PM, foram cerca de 19 multas aplicadas no local, em um período de 2 horas. A maioria delas por estacionamento irregular.

Em dia de aula nas Faculdades Integradas de Jaú, o trânsito não costuma ser o mais confortável. Ontem com a realização deste evento, o que se viu foi uma total falta de educação dos motoristas. Muitos estacionaram seus veículos em faixa amarela, em vagas de deficientes e idosos, em cima de faixa de pedestre, em frente à garagens. Motos trancavam a saída de veículos, pedestres circulavam entre os carros.

O momento mais crítico foi quando uma senhora estacionou o seu Ford Fiesta em frente ao portão de entrada e saída de motos da Faculdade e foi ao teatro. Como a polícia não localizou o proprietário para solicitar a retirada do veículo, o guincho foi chamado e quando o carro já estava pronto para ser levado ao Pátio da Ciretran, a proprietária chegou ao local. Ela foi autuada e posteriormente liberada para estacionar em outro local. Porém, até tudo ser resolvido, o guincho também causou tumulto ao local, dificultando ainda mais o fluxo de veículos.

Se não bastasse isso, o policial mal guardou o talão de multas, e outro senhor “desligado” surgiu para ocupar a mesma vaga irregular, antes ocupada pela senhora. Alguns alunos da Faculdade tentaram orientar para que ele não estacionasse ali. Para caracterizar ainda mais o desrespeito com as regras de trânsito, o motorista estacionou o veículo com parte do carro sobre a faixa de pedestres e a menos de 10 metros do carro estacionado atrás.

Esses foram apenas dois exemplos de muitos que ocorreram na noite de ontem. Porém, o que mais chamou a atenção foi que ambos os carros autuados pelas irregularidades possuíam o adesivo de motorista idoso, o que nos faz pensar sobre as vagas destinadas a idosos na cidade. Afinal, as vagas surgiram como sinal de respeito aos idosos. Mas, em contrapartida, são esses os que mais foram vistos cometendo infrações e desrespeitando os demais motoristas.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Rapidinhas

Foto: Tuca Melges / Comércio do Jahu
SECRETÁRIA E VEREADOR VÃO CONHECER A LEGIÃO MIRIM DE MARÍLIA

Na manhã desta quarta feira(28) o vereador Tito Colo Neto, juntamente com a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Xó Troiano, se dirigiram até Marília, para obter maiores informações sobre o sistema de Legião Mirim daquela cidade, e tentar implantar o mesmo método aqui em Jaú.
A Legião Mirim de Jaú não mais poderá admitir menores até que não cumpra um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado quarta-feira da semana passada com o Ministério Público do Trabalho, de Bauru. O TAC foi assinado com coordenador da Procuradoria, José Fernando Ruiz Maturana. Ele denunciou que a Polícia Mirim de Jaú, que atende a quase mil menores, entre meninos e meninas, não está atendendo o dispositivo legal que a obriga a oferecer cursos de qualificação profissional.
Além de não poder admitir novos menores, a Legião Mirim terá que tirar todos eles do trabalho de venda de cartões de estacionamento na Zona Azul, assim que surgirem novas vagas para eles no mercado.Na assinatura do TAC, a Prefeitura se comprometeu a oferecer todas as condições para que a Legião Mirim tenha os cursos de qualificação para os menores.
Não há um prazo para o cumprimento, é preciso cumprimento dos contratos em andamento. Para Maturana, essa obrigação de oferecer curso profissionalizante para os menores da Legião Mirim havia sido estabelecido num TAC assinado em 2001, o mesmo que obrigou a entidade a registrar em carteira os adolescentes. Só que essa parte da qualificação profissional nunca foi cumprida.

Foto: Divulgação / SBT
JORNALISTA CARLOS NASCIMENTO PARTICIPA DA CAMPANHA MCDIA FELIZ

O jornalista e apresentador do SBT, Carlos Nascimento, estará em Jaú no próximo sábado para participará do lançamento da Campanha McDia Feliz, que acontecerá ás sete e meia da noite, no Jaú Clube Centro.
Carlos Nascimento, que é natural de Dois Córregos e segundo a coordenadora do departamento de Assistência Social do Hospital, Vanessa de Moraes o jornalista foi escolhido pelos organizadores para ser o McAmigo da Fundação Amaral Carvalho, entidade beneficiada pela campanha por conhecer bem a instituição.
O hospital está fazendo uma grande campanha para a venda antecipada dos tíquetes e a renda será 100% revertida no combate ao câncer infantojuvenil. Em 28 de agosto, os cupons vendidos pela intituição podem ser trocado por um sanduíche Big Mac em um dos 577 restaurantes da rede McDonald’s no Brasil.

CÂMARA APROVA PROJETO DA CLÍNICA VETERINÁRIA.
Foi aprovado por unanimidade na Sessão de segunda-feira (26) o Projeto de Lei 42/2010 de autoria do Executivo criando a Clínica Veterinária Municipal, destinada a atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte, onde serão realizados os procedimentos de castrações, vacinações, partos e atendimentos clínicos.
O dono do animal a ser atendido, deverá ter renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos, estar regularmente cadastrado, fazer o cadastro do animal e comprovar a residência no Município de jahu.
Consta ainda do Projeto, autorização pra a celebração de convênio entre o Município e organizações não governamentais (ONGs) além de instituições de ensino de medicina veterinária. A cargo da Secretaria Municipal de Saúde, deverão ser colocadas em prática, campanhas educativas sobre saúde animal e posse responsável. Um imóvel alugado pela prefeitura deverá em breve abrigar a Clínica Veterinária e o atendimento terá início no mês de agosto, já que os profissionais que atuarão no local, já foram contratados por concurso público.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Rapidinhas

JAÚ RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ URNA PARA A VOTAÇÃO DA FENAJ

A Federação Nacional dos Jornalistas convocou todos os profissionais da área, vinculados à entidade, a fortalecer o movimento sindical nacional. Única Federação a realizar eleição direta, a FENAJ terá processo eleitoral para renovação de sua direção e da Comissão Nacional de Ética nos dias 27, 28 e 29 de julho. O processo conta com a participação de duas chapas.

O envolvimento da categoria para fortalecer suas entidades é fundamental neste momento, em que tramitam no Congresso Nacional duas Propostas de Emenda Constitucional prevendo o retorno da exigência do diploma de curso superior em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Considerado um dos pilares da regulamentação profissional dos jornalistas, após vigir por 40 anos no Brasil este requisito foi derrubado pelo STF que, no ano passado, acatou recurso impetrado por entidades patronais.

Segundo o Diretor Regional do Sindicato dos Jornalistas, Tuca Melges “Em um momento de crise, que vive o cenário jornalístico nacional, é um passo a frente para o profissional de jornalismo poder escolher os próximos representates nas lutas da categoria.” O Diretor resalta a importância da união dos profissionais nesse momento, e pede para que todos aqueles que são habilitados, participem do pleito. “O interior fica mais próximo daquilo que acontece nas grandes capitais e dá voz aos seus interesses junto a federação com sede em Brasilia. A urna estará hoje até as 14hs nas dependências do jornal O Comércio do Jahu e depois segue para Barra bonita onde ficará no Jornal de Sábado até as 19hs", completou.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rapidinhas

Foto: Tuca Melges
EM AGOSTO TV CÂMARA DE JAHU ESTARÁ NO AR.

Foi realizado na tarde de sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Jahu, uma sessão para escolha da produtora responsável pela técnica e captação de imagens para a TV CÂMARA. A vencedora foi a W. Pollice de Bauru (Walter Ferreira Police Bauru ME). O valor total do contrato por cinco meses de prestação de serviços é de R$ 93 mil, 40% menor que o primeiro, quando a mesma produtora venceu o pregão para a instalação dos equipamentos e produção de material a ser exibido no canal.

O próximo passo será a montagem da grade de programação, que além das transmissões ao vivo das Sessões Ordinárias, terá programas gravados em estúdio, onde o Plenário da Câmara serviu de cenário para ilustrar o dia a dia do Legislativo jauense. Além do que, uma equipe de repórter e cinegrafista já captou imagens para várias matérias, já prontas, que serão exibidas durante a programação local, a princípio com pelo menos duas horas diárias feitas em Jaú.

Uma parceria entre a Câmara Municipal de Jahu e a Assembléia Legislativa de São Paulo através da TV Assembléia, possibilitou preencher toda a programação, que estará no ar durante as 24 horas do dia, com programas de entrevistas, documentários, produzidos em São Paulo, e outros em Jaú.

Todo o trâmite burocrático já esta concluído, a Câmara Municipal de Jahu já tem autorização da ANATEL para utilizar o CANAL 99 da operadora NET pelos próximos 20 anos, mas deverá ser assinado ainda, um acordo de parceria envolvendo a TV SENADO, TV CÂMARA DOS DEPUTADOS, TV ASSEMBLÉIA E TV CÂMARA DE JAHU, a fim de iniciar as transmissões em canal aberto, digital. Segundo Luiz Carlos Furlanetto, Diretor Geral do Legislativo, a TV CÂMARA será inaugurada ainda na primeira quinzena de agosto, e fará parte da programação oficial de aniversário da cidade. Ele diz que essa é mais uma grande conquista da cidade, onde os munícipes poderão acompanhar os trabalhos realizados pelos vereadores e com isso, alem de fiscalizar, poderão também conhecer um pouco mais da Câmara Municipal de Jahu.