sábado, 7 de agosto de 2010

Especial

Fotos: P. O. Neto / Arquivo Jornal Comércio do Jahu
ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE JAÚ

Fundada em 1997, com o intuito de criar um local propício para socialização do surdos, a Associação Jauense dos Surdos, está localizada na rua Pereira de Toledo n°233, onde além dos momentos de laser, os associados podem aprender e desenvolver a Linguagem Brasileira de Sinais.

No lugar também são realizadas palestras, acompanhamentos e também acontecem reuniões com fins de entretenimento. A casa é dividida por uma sala de aula com equipamentos necessários para o aprendizado do domínio das Libras, uma sala de jogos com mesa de bilhar assim como um bar com televisão para que os membros possam assistir aos jogos de futebol e programas diversos.

A principal função da entidade é reunir os surdos de Jaú e região para desenvolver as relações interpessoais e possibilitar a troca de idéias sobre assuntos diversos. No entanto a casa não está aberta somente aos surdos, o local é bastante acolhedor para todos que o visitam.

A história da associação começou nos anos 70 com o falecido Sr. Antonio Ramazini que era surdo e pai de seis filhos, sendo quatro surdos e dois ouvintes. Através deles criou-se um ciclo de amizades com pessoas na mesma situação, como na cidade havia poucos surdos na época isso não foi muito difícil. Deste ciclo as relações foram se expandindo e os encontros tornaram-se mais freqüentes na casa de um deles, pois ali encontravam uma facilidade de se comunicar entre si, ainda sem as Libras.

Com o passar do tempo, as pessoas foram cada vez mais procurando o Sr. Antonio para aprender a comunicar-se com os sinais. Foi então que o que viria ser a associação de surdos de Jaú começava a tomar forma. Após a morte do Sr. Antonio, o seu filho Fernando assume o papel de levar o ensino da língua de sinais adiante, inclusive ensinando o seu amigo Valdecir Santana, hoje professor de Libras para alunos ouvintes.

Atualmente a associação busca melhorias no espaço interno, pois o local já não comporta o numero de associados. O ambiente é dividido por diversas paredes e eles reivindicam não apenas um espaço maior, mas um local onde possam realizar festas, eventos e encontros em formato de salão.

Rapidinhas

Foto: Tuca Melges
ABERTURA OFICIAL DA EXPO JAÚ ACONTECE HOJE

Acontece hoje a abertura oficial da EXPOJAÚ 2010, às 11 horas, em comemoração aos 157 anos de Jaú e 20 anos de feira. Estarão presentes autoridades políticas e empresariais da região.

E ainda, às 9 horas, haverá exposição e também provas de eqüinos da Raça Mini-Horse. No mesmo horário, acontecerá a VII Etapa do Campeonato de Salto da ABHIR e a II Etapa de Escola Especial da ABHIR – Associação Brasileira de Hipismo Rural.

Às 12 horas acontecerá a 2ª Queima do Cordeiro no restaurante da EXPOJAÚ2010. Que vaicontar com a presença de grande nomes da política Jauense e também nacional.

À noite, uma novidade para Jaú e região são as apresentações do Atlético Horseball (basquete a cavalo), à partir das 20 horas.

O cantor Leonardo faz hoje show com acesso gratuito. Após a meia-noite e meia, show da banda Hasta la vista no palco 2, localizado na praça de Alimentação.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rapidinhas II

EXPO JAÚ INICIA HOJE COM SHOW DE DUPLA JAUENSE.

A 20° edição da Feira agropecuária da cidade, a EXPO JAÚ, começou hoje, em comemoração aos 157 anos da cidade, repleta de provas e shows musicais.

Abertura musical vai ficar por conta da dupla jauense Eric e Renan. Formada a menos de um ano, a dupla vem se despontando nas rádios e casas noturnas da cidade. Dois jovens garotos com o mesmo ideal começaram a carreira independente e nesse pouco tempo já tem no currículo mais de 30 composições própias, um cd single com 2 faixas que estão estourando nas paradas "Dona da minha paixão" e "Quero teu colo". No vídeo abaixo você pode conferir uma prévia do que os garotos vão fazer logo mais no recinto.



E não para por aí, a noite ainda vai contar com a apresentação de Tanatã e Luan e o lançamento da Barraca Universitária com PEDRO E BINO. Tudo isso com entrada franca. A sexta feira promete começar a festa com chave de ouro.

Rapidinhas

REEDIÇÃO DO LIVRO "O Jahú em 1900" SERÁ LANÇADA HOJE.

Foto: Tuca Melges
A reedição da obra do escritor e jornalista jauense Sebastião Teixeira , "O Jahu em 1900", será lançada hoje, às 20h, no Rotary Clube de Jaú. A iniciativa é do empresário e escritor Hamilton Chaves, que possibilitará às novas gerações acesso a fatos históricos que marcaram Jaú.

O livro traz detalhes da fundação da cidade, desde seus primeiros moradores, passando por sua emancipação política, formação religiosa, epidemias, Proclamação da República e diversos detalhes do cotidiano do Município. Conforme Chaves, Sebastião Teixeira escreveu o livro entre agosto de 1899 e setembro de 1900, e sua publicação se deu em outubro do mesmo ano. Da obra original, segundo o empresário, restaram menos de dez exemplares. Um deles está exposto no Museu Municipal, sem permissão para manuseio, e outro no Arquivo Histórico da Fundação Dr. Raul Bauab.

Com tiragem de 432 exemplares, O Jahú em 1900 tem 160 páginas, apresentação do próprio autor e será vendido a R$ 35. Hoje, no lançamento, R$ 2 de cada obra comercializada serão doados ao Rotary Clube para projetos sociais.

“O Jahu em 1900”, de Sebastião Teixeira, pela VHK Editora.
Hoje às 20h, no Rotary Clube de Jaú (Avenida Prefeito Luiz Liarte, 200 – Jaú).

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Rapidinhas III

Fotos: Luiz C. Oliveira
115 NOVAS CASAS SERÃO ENTREGUES AMANHÃ EM JAÚ

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Habitação, anuncia que nessa sexta-feira, 06, serão entregues 115 casas do Residencial Márcio Soufen Redi. As casas foram construídas através de uma parceria com o programa federal de habitação e a Caixa Econômica Federal. Cada unidade é composta por três dormitórios, sala, cozinha, w.c. e área de serviço. Depois de aguardar todo o processo, desde o sorteio até a construção das casas, os contemplados receberão as respectivas chaves em cerimônia nessa sexta-feira, a partir das 16hs.

Rapidinhas II

Fotos: Luiz C. Oliveira
MAIS DE 180 MIL PEÇAS FORAM ARRECADADAS NA CAMPANHA DO AGASALHO 2010

Escolas recordistas receberam seus prêmios, campanha superou expectativas.

A Campanha do Agasalho 2010 – “Esquenta Jaú”, realizada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Jaú, teve o seu encerramento nesta quarta-feira, 04. No entanto, a arrecadação foi encerrada no dia 11 de junho para as escolas.

Desde o início da campanha até hoje, foram arrecadados mais de 180 mil agasalhos, cobertores e roupas de inverno e verão. Apesar do encerramento da arrecadação das escolas em junho, o comércio e a população continuaram a doar, o que resultou num crescente número de doações até a presente data. Além das escolas, empresas do comércio em geral também serviram como postos de arrecadação.

As escolas municipais, estaduais e particulares participarem de uma competição: as três escolas e três salas que fizessem a maior pontuação com a arrecadação, ganhariam prêmios. Cada escola somou todos os seus pontos e dividiram pela quantia de alunos matriculados.
As três escolas que fizeram a maior pontuação foram: EMEF “Prof. Jayme de Oliveira e Souza”, em primeiro lugar com 27,80 pontos; EMEF “Dr. Pádua Salles”, em segundo lugar com 21,68, e; EMEF “João Pacheco de Almeida Prado”, em terceiro lugar com 21,06 pontos. Os representantes presentes à cerimônia, receberam os seguintes prêmios: 1° lugar, 1 notebook e um projetor multimídia; 2° lugar, notebook e 3° lugar, uma câmera fotográfica.

Rapidinhas

Foto: Tuca Melges
LEI DE RESÍDUOS REACENDE A QUESTÃO DA COLETA DE LIXO NO PAÍS

Nesta semana, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A nova lei deve provocar nos próximos anos, modificações na maneira como a sociedade de modo geral, lida com o lixo.

Dentre as ações da lei, destaca-se o sistema de logística reversa, no qual as empresas devem ter responsabilidade pelo destino final de seus produtos, após a utilização dos consumidores dos mesmos. Os Estados e Municípios deverão elaborar planos para destinação de lixo. No Nordeste do pais, 66,3% das cidades não separam apropriadamente o lixo; no Centro-Oeste são 77,3% dos municípios.

Em Jaú, a notícia chega em momento delicado. A Cetesb determina que seja construído um novo aterro sanitário, contudo, essa “solução” só iria gerar um problema ainda maior em longo prazo. Um novo lixão é sinônimo de gastos para o Governo, além é claro, de ser um perigo para a contaminação dos lençóis freáticos, que abastecem a cidade. Além disso, para se fechar um lixão, pode ser necessárias décadas, o solo recebe uma preparação para que não ocorram acidentes e vazamentos de chorume nos lençóis freáticos, assim como o chorume o gás também é drenado para ser utilizado na geração de energia.

Em Jaú existe a coleta de materiais como pneus, que são coletados por uma empresa de São Paulo, lâmpadas, coletadas por uma empresa de Paulínia/SP, Coleta Seletiva, pela Associação Recicla Jaú e o óleo de cozinha que é coletado pelo Fundo de Solidariedade e o Rotary Clube de Jaú. A prefeitura gerencia essas coletas, e planeja a logística de armazenamento e envio dos materiais.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rapidinhas

Foto: Tuca Melges
PROTESTO: ESGOTO É JOGADO EM FRENTE A PREFEITURA DE ITAPUÍ

Moradores de Itapuí fizeram ontem, por voltadas 10h15, uma manifestação na frente a prefeitura da cidade para cobrar o Executivo em relação à construção de estação de tratamento de esgoto.

Foram jogados cerca de 120 litros de esgoto, na calçada e escadaria de acesso da prtefeitura.. A ausência de tratamento de esgoto na cidade e consequente despejo in natura de dejetos no Córrego Bica de Pedra e no próprio Rio Tietê, na altura do bairro Baririzinho, são os motivos do protesto.

Os barris de esgoto lançados na escadaria do Executivo foram levados pelo presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Eco Vida, antiga ONG Bica de Pedra, José Victor Ficcio, e pelo marceneiro Geraldo Pachielli Junior, 49 anos, em cima de trator. No veículo havia faixas com os dizeres “Tratamento de Esgoto Já”. A população aplaudiu a chegada do trator ao prédio. Até o fim do protesto, cerca de 60 pessoas assistiram ao ato.

XV DE JAÚ VAI A LINS EM BUSCA DA PRIMEIRA VITÓRIA

O técnico do XV de Jaú Carlos Rossi deve repetir o time que jogou na estréia, em Penápolis. Isso significa a volta de Rodriguinho ao ataque, formando o setor com Júlio César e Fabrício. O Galo pega o Linense, hoje às 20hs no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins.

NORUSCA RECEBE O GRÊMIO PRUDENTE EM BAURU
Após derrotar o Marília em casa na rodada do fim de semana da Copa Paulista 2010, o Noroeste faz os ultimos ajustes para o jogo de hoje a noite contra o Grêmio Prudente, às 19hs no Estádio Alfredo de Castilho em Bauru.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Rapidinhas

Fotos: Luis Oliveira
ESCOLA É INVADIDA E INCENDIADA

Móveis e utensílios ficaram danificados, invasores levaram mantimentos.

Ladrões invadiram nessa madrugada, a CEMEI Profª Gemma Cardillo Ferrari, na Vila Netinho. Segundo levantamento prévio da coordenação da escola foram subtraídos mantimentos da cozinha. Contudo os bandidos causaram um incêndio no local, o que acarretou na destruição de móveis, utensílios de cozinha, eletrodomésticos e alimentos armazenados que seriam utilizados na merenda das crianças. Graças à ação dos bombeiros o incêndio não se alastrou para outras salas do prédio.

Segundo as informações dos peritos da Polícia Técnica, suspeita-se de que o incêndio tenha sido causado durante o ato criminoso. Os meliantes teriam invadido a escola pulando um dos muros, e posteriormente teriam tentado adentrar a cozinha pelo telhado. No ultimo sábado pela madrugada, a mesma escola foi invadida por ladrões. Na ocasião foram subtraídos um monitor e um teclado de computador. Os bandidos arrombaram a porta da sala de coordenação e fugiram.

Foto: Tuca Melges
CORPO DE RECÉM NASCIDO É ACHADO EM ATERRO EM ITAPUÍ

O corpo de um bebê recém-nascido, foi encontrado ontem por volta das 13hs, por catadores no aterro sanitário de Itapuí. A Polícia Militar foi avisada da situação e foi averiguar no local, e encontraram o corpo dentro de um saco plástico, possivelmente fruto de um aborto. O corpo foi levado para o I.M.L (Instituto Médico Legal) de Itapuí. O caso será apurado pela polícia.


BARRA BONITA PODE TER TOQUE DE RECOLHER PARA CRIANÇAS E ADOLECENTES

Como é crescente o número de adolescentes envolvidos no tráfico, consumo de drogas e alcool. A Vara da Infãncia e da Juventude da Comarca de Barra Bonita, deve receber nos próximos dias 800 assinaturas favoráveis a criação do denominado "Toque de Acolher". Barra Bonita é pólo turistico na região, com isso, as crianças estão vulneráveis a todo tipo de situação e exposição.

Em declaração concedida ao Jornal da Cidade de Bauru, a Conselheira Tutelar, Fernanda Devides alega que "Na Comarca vigora hoje uma única regulamentação que estabelece que os menores de 14 anos não podem entrar desacompanhados dos pais em clubes". A conselheira propõe que o horário limite para permanecia de menores de 14 anos nas ruas, não ultrapasse as 22hs.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rapidinhas

Fotos: Paula Rett
UNIDADE MÓVEL DO PAUPATEMPO CHEGA EM JAÚ

Para aqueles que precisam tirar primeira ou segunda via de documentos básicos, está disponível na cidade a unidade móvel do Poupatempo. De 02 a 14 de agosto, de segunda a sábado, das 9;00h às 16:00h, em frente a igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, na rua Visconde do Rio Branco.

O atendimento para serviços como 1° ou 2° via de RG, atestado de antecedentes, carteira de trabalho, e outros serviços disponíveis, estão sendo organizadas por senhas. Caso haja grande procura as senhas podem ser esgotadas e só serão entregues ao próprio cidadão, mediante apresentação da documentação completa. No local além da impressão imediata dos documentos, é possível tirar xerox e fotos 3x4. Para maiores informações acesse http://www.paupatempo.sp.gov.br/ ou ligue 0800-722 36 33.

CIDADE LIMPA: FIQUE ATENTO AOS BAIRROS DA COLETA

Começa hoje o Cidade Limpa em Jaú e para os interessados em participar, a organização pede para que o material dispensado pelos moradores, esteja nas calçadas já pela manhã, pois serão recolhidos à partir das 7hs.

Uma cidade limpa começa por uma casa limpa, livre-se de materiais que estejam ocupando espaço, objetos, móveis quebrados, pneus, material reciclável e que não tenham mais serventia a não ser para acumular insetos e trazer sujeira e doença. Cada cidadão é responsável pelo seu imóvel, e assim como direitos, temos o dever de mantê-lo limpo.

Hoje os bairros que receberam os caminhões de coleta foram: Jardim Santa Helena, Jardins Maria Luiza I, II, III e IV, Padre Augusto Sani, Nova Jaú, Jardim Odete, Concha de Ouro, Jardim Conde do Pinhal, Bairro de Santo Antonio, Vila Sampaio e Bairro de Santo Antonio.

Nessa terça-feira, 03, o Cidade Limpa estará realizando a coleta no Jardim das Paineiras, Jardins João Balan I e II, Jardim Jorge Atalla, Jardim Rosa Branca, Jardim Pedro Ometto e Jardim Orlando Ometto I e II, Jardim Dr. Luciano , Jardim Dr. Luciano , Jardim Dr. Luciano, Jardim Sempre Verde e na Chácara Peccioli.

Faça sua parte, colabore com a campanha.