sábado, 3 de abril de 2010

Blog

PARABÉNS A VENCEDORA DA PROMOÇÃO COELHINHO DA PAUTA

Link do Sorteio:
http://www.promotweets.com.br/?p=sorteio&s=172

Twiteira vencedora: @_paulinhakitty

Por favor mande uma direct message para @filhosdumapauta com um fone de contato, para combinarmos a retirada do seu prêmio!

Cultura

Atração internacional em Jaú!
A Secretaria da Cultura de Jaú em parceria com a Zulu Nation, traz para a cidade uma atração mais do que especial: AFRIKA BAMBAATAA, o músico de Nova York vem celebrar os 35 anos do nascimento do Hip Hop com palestras e exibições no Teatro Municipal Elza Muneratto em Jaú.

O hip hop surgiu no final da década de 60 como movimento de reação aos conflitos sociais e a violência sofrida pelas classes menos abastadas. O estilo é o retrato da cultura das ruas o protesto, a forma de a sociedade ouvir aos clamores da periferia. Hoje como manifestação cultural o hip hop vem servindo como movimento integração social e re-socialização de jovens das periferias. Na música o estilo prima pela fusão de sons e ritmos, a influência da moda e o grafitti mostrando a arte e ganhando as galerias.

Fique por dentro da parada brow:

Domingo dia 04 a partir das 14h os mano vão mandá muito no hip hop, capoeira, Camerata de berimbaus, batucada com a bateria da Vila XV, Dj´s, Mc´s e muito Grafitti.

Aí mais tarde que o bixo pega. Afrika Bambaataa vem ministrar uma palestra a partir das 17hs.

A entrada é de graça véio!!
Mais informações: (14) 3602-4777 ou no site http://www.culturajau.com.br/

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Entretenimento

O QUE É QUE TEM PRA HOJE?

Dessa vez o fim de semana chegou mais cedo, para muitos hoje é sexta feira, dia de começar a curtir o feriado prolongado e o blog filhosdumapauta trás dicas no “O que é que tem pra hoje” para agradar Gregos e Troianos, cristãos ou foliões e a previsão do tempo nã vai atrapalhar os maiores fãs de uma boa festa.

                                        Fonte: Climatempo Portal Terra
GENERAL BAR: Hoje vai rolar a segunda edição da RAVE SEXTECH, serão 8 horas de festa tocando o melhor som eletrônico, serão seis atrações e o destaque da noite será o DJ internacional Gustavo Mota.

JAHU PUB: Duas das melhores bandas independentes da cidade fazem a festa nesta quinta feira no Pub, Nacional kid com o melhor do rock nacional e internacional e Super Triunfo.

BANAWA CAFÉ: É boa opção para os mais ecléticos quando o assunto é música, hoje vai rolar o Sambanejo. Apresentação da dupla já conhecida na cidade Tayson e Pedrinho comandam o melhor da música sertaneja, para quem gosta de samba o grupo 100 no Sambanejo faz um mix de samba, pagode, universitário e acústico. Para fechar a noite o DJ da casa vai bombar a pista. E a Jurupinga é um dobro a noite toda.


E pra quem é do “club do sofá” a Rede Globo vai apresentar um especial em homenagem ao cantor Robeto Carlos, “Emoções Sertanejas”, com a presença de grandes nomes da música sertaneja cantando os clássicos do Rei.

Rapidinhas de Jaú

VAI VIRAR SERIADO?

O administrador do Cemitério Municipal, Antonio Turini, nega todas as denúncias feitas nesta semana. Segundo ele, não existem pessoas tomando banho e lavando roupas diariamente no local.

O administrador diz que o local necessita de câmeras de segurança (as quais estão em estudo de viabilidade pela Prefeitura) e, mesmo sem elas, tenta equilibrar a segurança com o quadro de funcionários disponível para que os mesmos não ocorram. Os fatos acima citados acontecem mais aos finais de semana e no horário de almoço dos funcionários, pois pessoas se aproveitam desses períodos e se escondem atrás dos túmulos. Segundo Turini, o Cemitério conta com uma área de 100 mil m² e o número de servidores municipais é insuficiente para cobrir esse grande espaço. A prioridade do Cemitério é sepultamentos (uma média de 80 por mês) e quando o local encontra-se tranqüilo, procede-se a limpeza.

Acho que vamos ter que esperar algum "finado" fazer o flagrante e ir procurar o Sr. Turini. Os acessórios que são colocados em túmulos são caros, hoje esses sujeitos lavam roupa e tomam banho, amanhã podem começar a vasculhar caixões em busca de dentes de ouro e aliança. Somos a favor de que os defuntos organizem uma força de segurança entre eles para vigiar o cemitério, já que os vivos que são bem remunerados pra isso não o fazem.

REFORMA DO GINÁSIO DR. NEVES DEVE COMEÇAR EM MAIO

Já tem prazo estipulado o início das obras de restauração do Ginásio de Esportes Dr. Neves. Informação prestada por Márcio Martins, diretor-técnico da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município, o edital já publicado estima que as obras devam ser iniciadas até meados de maio, quando completa-se o prazo de quarenta dias nele estabelecido. Martins adiantou que a empresa encarregada da restauração deverá utilizar madeira e não material sintético na substituição do piso destinado à prática de esportes de salão.

SERÁ FIM DA SAGA? O LIXO VIAJANTE FICA!

Estampado na edição semanal do Jornal Oficial, já está em vigor o edital sobre o encaminhamento, ao departamento competente da administração municipal, pelos interessados, das propostas relativas à construção do aterro sanitário onde será armazenado o lixo recolhido em Jaú. A firma vencedora da concorrência construirá o aterro que vem para substituir o lixão cujo uso foi vetado pela Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Básico – CETESB
(fonte: http://www.radiojauense.com.br/)
DANÇA DAS CADEIRAS
Muitos ministros, governadores, prefeitos, vereadores deixaram seus cargos para concorrerem a Câmara Federal, ao Senado e a Presidência da República. Soubemos que João Sanzovo Neto deixou o cargo de diretor da SPTuris para concorrer a vaga de deputado estadual pelo PSDB. Rafael Agostini também concorrerá a uma vaga na Câmara Federal pelo PT, mas ainda está definindo se sairá para deputado estadual ou federal. Vamos aguardar e enquanto isso assistimos a unica vez em 4 anos que os políticos realmente se preocupam com algo: continuarem sendo políticos!

quarta-feira, 31 de março de 2010

COELHINHO DA PAUTA!!!

A Páscoa é um momento de união familiar e reflexão para os cristãos. Por outro lado, parece que todos resolvem virar criança novamente quando o assunto é o bendito “Ovo de Páscoa”. O comércio se mobiliza todo para atender a demanda pelas guloseimas de chocolate. As opções são muitas! Existem vários tamanhos, recheios, marcas e brindes dos mais variados, muitos destes são para atrair ainda mais a atenção das crianças, e acabam arrastando uma multidão de adultos a se empanturrar com os doces.

     Foto: Paula Rett

Proprietária da Casa do Chocolate de Jaú, mostrando a variedade de produtos que podem ser encontrados.

E pra quem ainda não decidiu qual ovo comprar dentre tantas opções existentes no mercado uma dica é ir conhecer a tradicional “Casa do Chocolate”, que a aproximadamente 20 anos vem fazendo a páscoa Jauense mais gostosa.

A proprietária Célia Buck gentilmente nos recebeu em sua loja e contou de onde veio o prazer de trabalhar com esse delicioso produto. “Todos os anos as pessoas procuram novidades, temos que fazer cursos e inovar sempre, pois o cliente exige qualidade e bom gosto!” Disse ela à nossa reportagem. Para esse ano as novidades são os bombons trufados e sortidos de sabores variados como banana caramelizada, frutas vermelhas, damasco, ferreiro rochê e os tradicionais ovos com cascas trufadas: “Um diferencial do nosso produto é que tudo é feito na hora, sem conservantes, com produtos naturais e importados, tudo da melhor qualidade, e mais, o cliente que está em dúvida de qual sabor escolher pode experimentar todos os sabores antes de fazer sua encomenda”.

Foto: Paula Rett                             

Inspirados no espírito da Páscoa, Célia Buck e o “Coelho da Pauta”, resolveram presentear nossos leitores e twitters com um delicioso ovo da Páscoa feito na Casa do Chocolate de Jaú. Para participar basta ficar atento ao blog e seguir @filhosdumapauta e dar RT  no ultimo twitt. O sorteio será no sábado dia 03/04/2010 às 12hs. Não perca!

Rapidinhas de Jaú

                                                                                                    Foto: Paula Rett


NINGUÉM SABE NINGUÉM VIU

E continuam as reclamações referentes ao cemitério municipal. Moradores reclamam que pessoas ficam tanto na parte de cima quanto de baixo do local lavando roupas, tomando banho, etc.
Onde está o Poder Executivo para ver essa situação?

DOAÇÃO DE SANGUE

Atiradores do TG 02019, de nossa cidade, estiveram no Hemonúcleo para doar sangue. Estiveram presentes 100 jovens, mas não sabemos se todos tiveram possibilidade de doação.
Nobre gesto!

DENÚNCIA SENDO APURADA

No início deste mês, o SAEMJA recebeu uma denúncia que funcionários da autarquia estariam cobrando por serviços prestados ao consumidor.
Segundo Cláudia Baccaro, superintendente do SAEMJA, a sindicância interna está em andamento. Até a semana que vem, os dois funcionários acusados deverão apresentar defesa por escrito. Após isso, a empresa concluirá a sindicância e tomará providências se o ato for confirmado.

CUSTANDO MAIS CARO

Os medicamentos aumentaram 4,8% no dia de hoje.
Aonde vamos parar? Somente nosso salário não sobe...
A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E A DENGUE
    
     Foto: Paula Rett

Neste mês, a Vigilância Epidemiológica constatou 117 casos de dengue, sendo 48 casos confirmados. Houve um aumento significativo no número de notificações e de casos positivos.
Vamos prestar atenção, gente! Vamos limpar nossos quintais e não deixar acumular água!

Temos cidades em situação muito pior. Porém, não podemos descuidar!

terça-feira, 30 de março de 2010

Rapidinhas de Jaú - 30/03/2010

OS FUNCIONÁRIOS TRABALHAM...
A Prefeitura Municipal de Jahu, através de sua assessoria de imprensa informou que a Secretaria de Serviços Municipais realizou 375 serviços até a data de hoje, dentre os quais encontram-se manutenções, construções, etc.Uma média de 17 serviços diários.
É isso aí! Vamos deixar nossa cidade em ordem!

LEMBRANDO QUE
Amanhã, o Governador José Serra transfere o cargo de Governador do Estado de São Paulo a seu Vice, Alberto Goldman.

PROJETO DE LEI PODE SER VETADO

Um Projeto de Lei elaborado pelo vereador Fernando Frederico (PV) prevê auxílio no pagamento de transporte para pessoas que cursam faculdade ou outro curso similar fora da cidade. O Projeto, aprovado pela Câmara na sessão de ontem, pode ser vetado pelo Prefeito Municipal. Os motivos? Porque o Projeto veio da Câmara como autorizativo e não foi realizado levantamento do número de estudantes interessados nesse auxílio, previsto inicialmente em R$ 200 mil reais ao ano.
Por este motivo, um censo será realizado pelo Poder Executivo para verificar a quantidade de interessados para depois vetar ou não o Projeto.

CÂMARA APROVA VERBA PARA REFORMAR FORUM

Mais de setecentos mil reais emanados do erário público do Município serão aplicados nos serviços de ampliação e restauração do Fórum Antonio Hermógenes Altenfelder Silva, em Jaú. Contida em projeto de lei encaminhado pelo prefeito Osvaldo Franceschi Jr., a verba total de R$ 726 mil foi aprovada pela Câmara Municipal que reuniu ordinariamente ontem, tendo como novidade a presença da vereadora Alzira de Fátima Voltolin que saiu da condição de suplente para assumir a cadeira do vereador Paulo César Gambarini.
(fonte: http://www.radiojauense.com.br/noticias_ler.php?id=3557)

REUNIÃOOntem, na Câmara Municipal, houve reunião com proprietários de glebas para a revisão do Plano Diretor Participativo. A intenção é rever as diretrizes para implantação de novos loteamentos na cidade. Pelo jeito, vamos ter casas em breve (assim esperamos).


VOTAÇÃO DE PROJETOS EM REGIME DE URGÊNCIADois projetos do Executivo foram votados na sessão da Câmara de ontem.
Um deles tem a finalidade de permitir à Prefeitura o recebimento de verba vinda do Governo Estadual. Os valores, R$ 100 mil reais e R$1 milhão de reais serão utilizados para a implantação de infra estrutura (asfalto, guias e sarjetas) no Distrito de Potunduva e Jardim Orlando Ometto II, respectivamente.Estamos atentos, pois 135 casas estão em construção e 150 serão iniciadas no Jardim Orlando Ometto II.

O outro é relativo a benefícios aos servidores públicos: 7% de aumento e vale alimentação de R$ 220,00 para todos os funcionários (inclusive professores), 10% para os professores relativos ao FUNDEB, 10% de adicional para professores e diretores, alteração da data base para março, redução da jornada de trabalho dos técnicos de enfermagem para 30 horas (reivindicação antiga dessa classe) e criação de 58 novos cargos. Segundo Eliana Contarini, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, apesar do aumento salarial não ter sido muito, houve grandes conquistas.

BLITZ
No sábado passado, mais precisamente às 22 horas, foi realizada uma blitz da Secretaria Municipal de Trânsito juntamente com a Polícia Militar. Durante a noite de sábado e a madrugada de domingo foram aplicadas 82 infrações, principalmente devido ao som alto na Avenida Ana Claudina e atrás do Jaú Shopping.

segunda-feira, 29 de março de 2010

VISITA A ACAP: ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE PAPEL DE JAU

Com toda essa história de lixo viajante na cidade, resolvi arrumar uma solução alternativa para evitar que o lixo acumulado vá passear mais do que eu. Como não é possível mudar o mundo sem antes mudar o nosso espaço, comecei então verificando quanto de lixo a empresa que eu trabalho vem produzindo.
Todos os funcionários trabalharam por uma semana, separando tudo que antes ia para o lixo, agora em sacos específicos. Papel da impressora, copos plásticos, papelão das caixas com mercadorias, os frascos plásticos de óleo, os restos mortais das motos acidentadas (ferro, alumínio, carenagens plásticas etc).

Tudo aquilo que estava sendo separado e que antes era colocado na caçamba que fica o tempo todo em frente à empresa resolvemos levar para a ACAP. Inicialmente queria apenas conhecer o trabalho realizado pela instituição e aprender novas maneiras de aproveitamento do lixo reciclável. Além de tentar descobrir outras formas de contribuir com o meio-ambiente, evitando o desperdício e ajudando a instituição que trabalha sem fins lucrativos.
Fui muito bem atendida ao chegar à ACAP. Os próprios funcionários descarregaram o veículo com todo aquele lixo. Pesaram, e ainda recebi uma graninha por isso. Foi um total de 80 kg de ferro, 28 kg de plástico reciclável (tipo bom), 40 kg de plástico (tipo duro) e 8 kg de papelão, o que totalizou R$ 12,80.

O valor foi simbólico. Compramos Coca-Cola, pães e mortadela. O que ia para o lixo virou um delicioso lanche da tarde para os funcionários. Mais que isso: economizamos um pouco do dinheiro público, evitando que seja transportado mais lixo de Jaú até o novo lixão particular.

Rapidinhas de Jaú - 29/03/2010

Foto: Paula Rett

BRONCA I

Visitantes do Cemitério Municipal reclamam que há pessoas morando dentro do cemitério.
Uma senhora, em visita ao túmulo de seu ente querido, deparou-se com vários homens tomando banho e lavando roupas dentro do recinto.
Não há vigilância no local.

ACIDENTE

Morte por atropelamento próximo ao Trevo de Itapuí. Um homem de 51 anos foi atropelado por um Gol Verde com placa de Barra Bonita. A pessoa foi socorrida no local, mas não resistiu.
Segundo o condutor, o senhor atravessou a pista e ele não o viu.

BRONCA II
Uma senhora, moradora do Distrito de Potunduva, reclama que não há pré escola em período integral para crianças acima de 5 anos. Seu neto encontra-se freqüentando a creche do bairro, mas o menino ficará apenas meio período devido a idade. A família gostaria de período integral. Não há previsão de construção de prédio para pré escola naquele local.

DE CAMELÓDROMO PARA ABANDONÓDROMO
Foto: Paula Rett
A praça onde antes era ocupada pelas famosas "barraquinhas de camelôs", encontra-se entregue a novos moradores. Pombos, baratas e mendigos disputam o local, onde a noite também pode abrigar usuários de drogas e "trombadinhas". A prefeitura disse que ia revitalizar o local, só esqueceu de avisar em que século.

ASSOCIAÇÃO JAUENSE DE APOIO AO ESPORTE

A AJAE (Associação Jauense de Apoio ao Esporte) é uma entidade ligada à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação. Através dela o órgão governamental realiza, por exemplo, a contratação de técnicos desportivos através de convênio municipal. Porém, ocorre que o convênio dura até metade desse ano e, depois disso, serão analisadas as condições financeiras e a possibilidade legal de continuar esse acordo. Se existirem impossibilidades, a entidade poderá ser substituída por outra entidade, pois, segundo o Secretário Municipal de Esportes não dá para continuar os trabalhos da Secretaria sem o respaldo da entidade.
Tem certeza disso, Secretário?

OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Até dia 14 de maio, a Secretaria Municipal de Educação irá inscrever as escolas da rede municipal da cidade na Olimpíada de Língua Portuguesa, que será realizada peloMinistério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica doCenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premiapoemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunosde escolas públicas de todo o país. Em 2010, poderão participar do concurso professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

CÂMARA TEM SESSÃO ORDINÁRIA ÀS 16 HORAS

O transporte diário de noventa toneladas de distrito para um aterro localizado a 250 km de Jaú, anunciado na semana passada, deverá ser um dos assuntos da sessão ordinária da Câmara Municipal, que começa às 16 horas desta segunda-feira, no plenário Vereador José Grossi. O requerimento nesse sentido é subscrito pelo ex-líder da bancada situacionista no Legislativo, vereador Fernando Frederico de Almeida e deverá ser lido antes dos vereadores passarem a discutir e votar os projetos que fazem parte da Ordem do Dia.
(fonte: http://www.radiojauense.com.br/noticias_ler.php?id=3552