sábado, 22 de maio de 2010

Convidado Especial

Inauguramos no último sábado a coluna "Convidado Especial", com um artigo de Tuca Melges, diretor regional do Sindicato dos Jornalistas e da FENAJ(Federação Nacional de Jornalismo), fotojornalista e incentivador da equipe do blog. Clique aqui e veja o artigo.


Nesta semana temos outros convidado especial, José Paulo Tóffano, deputado federal (PV-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlasul, secretário nacional de Formação do Partido Verde e vice-presidente da Frente Parlamentar em defesa do setor calçadista que fez um artigo especialmente para nosso blog sobre um dos temas mais comentados entre as redes sociais, o "ficha limpa".


Ficha Limpa: Congresso em sintonia com a população


A votação em tempo recorde do projeto de iniciativa popular apelidado de FICHA LIMPA por parte do Congresso Nacional mostrou sintonia com a população. De forma corajosa e consistente, a sociedade civil se articulou de tal forma que conseguiu reunir mais de um milhão e meio de assinaturas que pediam permitir ser candidato apenas aqueles que não tivessem processos na justiça.
Inicialmente vista com ceticismo por muitos, inclusive alguns congressistas, a iniciativa foi tomando corpo e se utilizou das redes sociais (twitter, orkut, facebook) para colocar pressão nos legisladores. Deu certo. A mídia, de um modo geral, incorporou a luta e começou a deixar em situação difícil aqueles que eram contrários ao projeto.
É importante salientar que o Partido Verde incorporou o FICHA LIMPA imediatamente e antes de qualquer votação acontecer no Congresso. E valendo já para 2010! Nossa bancada em Brasília foi entusiasta do projeto desde o primeiro momento. Eu particularmente pedi várias vezes para o FICHA LIMPA vir rápido ao plenário e que não sofresse alterações.
Estou certo de que o presidente Lula irá sancionar a lei aprovada e teremos, a partir dela, uma reforma política que responda aos anseios da população.


José Paulo Tóffano é deputado federal (PV-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlasul, secretário nacional de Formação do Partido Verde e vice-presidente da Frente Parlamentar em defesa do setor calçadista.

Foto: Divulgação

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PREFEITURA INICIA REVITALIZAÇÃO DE PRAÇAS
As primeiras Praças a serem revitalizadas são a Praça Tancredo Neves e a Praça do Parquinho. Segundo Wagner Brasil de Barros “os bancos serão pintados, haverá poda de árvores e troca de parte elétrica. Também faremos todo o serviço de alvenaria”. Segundo Barros o serviço será contínuo e inicialmente as praças centrais passarão por esse processo. Logo após as praças dos bairros receberão a revitalização. “Além disso, uma licitação será aberta para a compra de brinquedos, pois assim trocaremos os quebrados de todas as praças”.

Fotos: Paula Rett
JAÚ AUMENTA SEU NÚMERO DE ELEITORES


Segundo informações do Cartório Eleitoral, Jaú teve um acréscimo de 4,48% no número de eleitores em relação a 2008. Nosso Município conta hoje com 93.495 eleitores.


POLÍCIA

NOVA LOCALIZAÇÃO

O 1º DP mudou de endereço. Agora está na Rua General Galvão, próximo à Rádio Jauense, sob o comando do Dr. Edson Maldonado.

PERSEGUIÇÃO

Após perseguição, a Polícia Militar deteve um jovem de 24 anos de idade que roubou 5 camisetas e 1 tênis de 2 lojas localizadas no centro da cidade. Com ele foi apreendida uma tesoura utilizada para cortar as etiquetas dos produtos. Em uma loja localizada na Rua Major Prado o rapaz vestiu 2 camisetas e colocou 3 na sacola, saindo sem pagar. Em outra, localizada na Rua Amaral Gurgel, ele levou 1 tênis no valor de R$ 120,00. O proprietário desta última acionou a PM, que o perseguiu por 5 quarteirões. Ele foi detido na Rua 7 de Setembro, próximo a Ponte do Rio Jaú. O jovem tem passagens pela Polícia por furtos. Foi recolhido à Cadeia Pública de Barra Bonita.

VARIEDADES


ANATEL PREVÊ AUMENTO DE APARELHOS MÓVEIS


Em 3 anos a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) prevê um aumento no número de aparelhos móveis. A previsão é de 300 milhões. No ano passado, o Brasil chegou a 175 milhões. O aumento é fruto de uma maior competitividade no setor.










PEÃO MORRE EM HORTOLÂNDIA

Um peão de 35 anos morreu na cidade de Hortolândia durante um rodeio. Um touro pisou sobre o seu tórax. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu. O peão morava em Campinas e tinha 3 filhos.

ARLINDO CHINAGLIA VEM A JAÚ NESTE SÁBADO

Depois do senador Aloizio Mercadante, que esteve em Jaú nesta quinta-feira, agora é a vez do deputado federal Arlindo Chinaglia, também do PT, visitar a cidade. Chinaglia vem neste sábado (22/5), acompanhado da pré-candidata a deputada estadual, a vice-prefeita de Bauru, Estela Almagro. Eles terão encontro com lideranças regionais do Partido dos Trabalhadores e a discussão será em torno do quadro político nacional e estadual. O encontro será às 9h, no Clube dos Bancários, no Jardim Nova Jaú.
(fonte: www.radiojauense.com.br)

FRIO DIMINUI NESSE FINAL DE SEMANA

Uma massa de ar frio sobre o Estado de São Paulo fez com que nossa cidade tivesse a madrugada mais fria: 9 graus. Amanhã a mínima será de 13 graus e a máxima de 21 graus, sem previsão de chuvas.

CENTRO DE LÍNGUAS DA ESCOLA MAJOR PRADO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para os cursos gratuitos de inglês e espanhol estão abertas no Centro de Línguas, localizado na Escola Major Prado. Os cursos são oferecidos pelo Governo do Estado e conta com vários recursos. O aluno precisa estar cursando da 6ª série ao 2º colegial. As aulas são 1 vez por semana, com 4 horas de duração e turmas no período da manhã, tarde e noite. Será entregue certificado quando o aluno concluir o curso. Os documentos necessários são Xerox do RG e uma declaração escolar. O horário é das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00 na Escola Major Prado, localizada à Rua Lourenço Prado.

OS LADRÕES TEM MUITA CRIATIVIDADE...

Um novo golpe está sendo aplicado em portas de cinemas de shoppings. Uma pessoa aborda jovens dizendo que está realizando uma pesquisa e solicita informações como nome, telefone, celular, endereço, nome dos pais, etc, e além disso anota as características físicas e a roupa que o jovem veste naquele momento. Após isso o entrevistador avisa que o jovem deve desligar o celular pelo fato de estar entrando em um cinema. Após alguns minutos, os ladrões ligam para a casa da vítima, falando todos esses dados e a família acredita no golpe. Por isso, cuidado! Não responda a nenhum questionário em porta de cinemas.

VACINAÇÃO DA GRIPE É PRORROGADA

Segundo Suzete Carrara, da Secretaria de Saúde Municipal, a vacinação da H1N1 e da gripe sazonal foi prorrogada. Até hoje foram vacinas 36.894 pessoas no total. A faixa etária de 20 a 39 anos foi a que menos compareceu aos postos. Quanto aos idosos acima de 60 anos, foram vacinados somente 7.637 e a meta da Secretaria era de 14.000, pois Jaú conta com uma população de 17.000 idosos. Portanto galera, vamos tomar vacina!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rapidinha Parte II



O ex-senador Aloízio Mercadante(PT) esteve em Jaú na manhã dessa quinta-feira. Participou de um encontro com representantes do funcionalismo público, policias civil e militar, sindicalistas da região e parte da imprensa.

Já discursando como pré-candidato ao governo do estado de São Paulo. Mercadante citou suas preocupações com a área de segurança pública e também com o ensino na rede pública estadual. O pré-candidato abordou tópicos importantes sobre os salários de professores e quais são os meios para melhorar os indicadores de violência e educação no estado.

Rapidinhas - Parte I

TEMPO E TEMPERATURA

Uma frente fria está sobre a região sudeste. Na maior parte do Estado de São Paulo temos algumas nuvens e não chove. Em Jaú, mínima de 10 graus e máxima de 19 graus.

Foto: Paula Rett
SANTA CASA VAI HOMENAGEAR MÉDICOS E ENFERMEIROS

A Santa Casa de Jaú vai homenagear médicos e equipe de enfermagem no próximo dia 26. A solenidade acontece no Espaço Cultural da Santa Casa, na rua Floriano Peixoto, ao lado da CIRETRAN, . Serão homenageados o médico mais antigo em atividade no corpo clínico, outros profissionais médicos, além de integrantes da equipe de enfermagem, por se destacarem nos serviços de atendimento aos pacientes do hospital
O Dr. Luiz Carlos Loureiro Costa é o médico mais antigo e ativo do Corpo Clinico. Especializado na área de Urologia ele atende na Santa Casa desde 28 de dezembro de 1956. Além dele, os médicos José Geraldo Morisco Troiano, José Prado Rocchi, Luiz Prado Rocchi, Evilásio Gambarini, Roberto de Almeida Prado Rocchi, Rodolpho Magnani Filho, Milton Cury e Tadayuki Nakagawa, as enfermeiras Janete Silveira, Nilcéia Aparecida Galvão dos Santos e Suzete Aparecida Aizza, os técnicos de Enfermagem Givanildo Mariano, Apolo Cleofas Felipe e Neusa de Fátima Possani Braguini e os auxiliares de Enfermagem Martides Pereira da Silva Ruiz, Ana Izabel Borges da Silva e Michele Isabel Smerzo receberão toda a gratidão e reconhecimento do hospital pelo ótimo serviço que desempenham.
(fonte: www.radiojauense.com.br)

EMPRESA PROMOVE LEILÃO EM PROL DO AMARAL CARVALHO

A empresa Bauru.com realiza no dia 30 de maio a partir das 10 horas um leilão em prol do Hospital Amaral Carvalho. No ano passado mais de 50 animais foram leiloados com a finalidade de angariar fundos para auxiliar entidades que cuidem de pessoas com câncer. O evento será no recinto Boi Bravo, na rodovia Bauru/Marília. Maiores Informações pelo telefone (14) 3218-9474.

Foto: www.jautrendshow.com.br
3ª JAÚ TREND SHOW DEVE RECEBER SETE MIL VISITANTES
A expectativa para a 3ª Jaú Trend Show, feira de calçados, bolsas, acessórios e componentes que acontece de 25 a 28 de maio em Jaú, capital do calçado feminino, é a melhor possível. O evento acontece no Centro de Convenções de Jaú “Sebastião Camargo”, das 10h às 19h, nos três primeiros dias e, das 10h às 17h no dia 28.
A feira ocupa uma área de 7 mil², com crescimento de 25% em relação à última edição, que ocorreu em novembro do ano passado. Cento e nove expositores já estão confirmados e a expectativa de comercialização é e 1 milhão de pares de calçados.
Voltada para lojistas, a Jaú Trend Show em sua terceira edição possui uma expectativa de 7 mil visitas de profissionais de mais de 200 cidades do estado de São Paulo e de todos os estados brasileiros.
A lista de expositores cresceu e com isso o leque de produtos que será apresentado na feira também. Fabricantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás trazem as principais novidades em calçados, bolsas, jóias e bijuterias, artigos esportivos como tênis e mochilas, e componentes, além de serviços e novidades para expositores e lojistas.
(fonte: www.radiojauense.com.br)

CAMPO MUNICIPAL TERÁ ILUMINAÇÃO

O vereador Tito Colo Neto conseguiu junto ao Deputado Estadual Roberto Massafera uma verba de R$ 120.000,00 para a colocação de iluminação no Campo Municipal. Em 11 de maio o vereador esteve em São Paulo para tratar desse assunto e verificou que o valor já está liberado. “Vislumbro a troca do piso da pista de atletismo e a mudança da mudança da Secretaria de Esportes para aquele local”.
PREFEITURA INICIA REVITALIZAÇÃO DE PRAÇAS

As primeiras Praças a serem revitalizadas são a Praça Tancredo Neves e a Praça do Parquinho. Segundo Wagner Brasil de Barros “os bancos serão pintados, haverá poda de árvores e troca de parte elétrica. Também faremos todo o serviço de alvenaria”. Segundo Barros o serviço será contínuo e inicialmente as praças centrais passarão por esse processo. Logo após as praças dos bairros receberão a revitalização. “Além disso, uma licitação será aberta para a compra de brinquedos, pois assim trocaremos os quebrados de todas as praças”.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Rapidinhas - Parte II

Fotos: Giovanni Perlati
POLÍCIA

CRACK APREENDIDO NO MARIA LUIZA IV
Duas pessoas foram detidas no Jardim Maria Luiza IV com aproximadamente 20 gramas de crack. No local citado por um deles  foram encontrados: uma balança de precisão e plásticos usados para embalar a droga. Até o fim da tarde de hoje não houve um desfecho para a ocorrência.

PROCURO, MAS NÃO VEJO
Um morador da Rua Treze de Maio, 400 está procurando sua Kombi desde o dia 10 de Maio. Ele a emprestou para um rapaz conhecido como Paulinho, morador de Dois Córregos, para fazer um carreto e até agora o veículo não foi devolvido.

BRIGA DE EX-MARIDO E EX-MULHER
Uma moradora do Pouso Alegre de Baixo separou-se a 2 anos do marido. Mas foi apenas uma separação de corpos, pois ambos ainda moravam sobre o mesmo teto, com brigas constantes. Ela sofreu agressões e compareceu ao Plantão Policial para registrar Boletim de Ocorrência.

ATITUDE SUSPEITA
A Polícia Militar abordou 3 homens em um Gol no Jardim Orlando Chesine Ometto. Dentro do veículo não havia nada ilícito, mas algo suspeito: R$ 10.000,00. Um dos rapazes, que se identificou como proprietário do veículo declarou que é morador de Osasco e estava na cidade para comprar um trailler. Porém, o mesmo tinha apenas uma foto do comércio e não sabia o endereço do local. Todos foram levados ao Plantão Policial para serem qualificados e por insuficiência de provas foram liberados. Uma hipótese é que esse trailler esteja sendo anunciado pela internet e o mesmo veio comprá-lo. Mas mesmo assim sair de Osasco com um alto valor em dinheiro é uma aventura e levanta muitas dúvidas.

CUECA NÃO É SÓ USADA PARA GUARDAR DINHEIRO
Um rapaz foi abordado no Jardim Maria Luiza IV e em uma primeira busca foram encontrados 5 gramas de crack. Em revista mais minuciosa, com ajuda do cão TOR, a Polícia apreendeu mais entorpecente, só que desta vez na cueca do acusado. Ele foi levado ao Plantão Policial para ser qualificado, e liberado logo em seguida. A cueca tem 1001 utilidades...

ROUBOS
Uma locadora localizada à Avenida Décio Pacheco de Almeida Prado e do local foram levados R$ 40,00. O comparsa do ladrão estava do outro lado da rua, esperando-o com a moto ligada. As características foram passadas aos Policiais, mas até agora nada.

Um morador de Sorocaba estava em nossa cidade a passeio quando foi abordado por um homem supostamente armado na Avenida Deputado Zien Nassif. Não querendo confirmar se o rapaz estava armado, ele entregou os documentos e R$ 22,00. Ele compareceu ao Plantão Policial e o Boletim de Ocorrência está registrado como roubo qualificado consumado.


JIBÓIA É ENCONTRADA EM VEÍCULO
O Corpo de Bombeiros foi chamado por um funcionário da empresa Javep para capturar uma jibóia que estava dentro de um veículo. Segundo o Sargento Eli, eles receberam uma chamada dizendo que funcionários encontraram o animal no momento em que abriram a porta traseira do veículo para realizarem serviços. A cobra de 2 metros foi capturada e levada ao quartel. Ela está saudável. Seria levada à zoonose para ser catalogada e em seguida solta em seu habitat natural. Segundo informações, o veículo estava estacionado há 1 mês no pátio da empresa. Só não se sabe como ela chegou lá.

VARIEDADES

ROTATÓRIAS SERÃO CONSTRUÍDAS PARA DISCIPLINAR O TRÂNSITO
Duas rotatórias serão construídas no cruzamento da Rua Caetano Perlatti com a Avenida Inácio Curi. O local tem grande fluxo de veículos, pois leva a vários bairros como Jardim Sanzovo e Chácara Flora. Dia 28 de maio as cartas convites das empresas interessadas na obra serão abertas e a vencedora inicia as obras o quanto antes, pois o local precisa ser disciplinado.

PROFESSORES APROVADOS EM CONCURSO DA PREFEITURA DEVEM APRESENTAR TÍTULOS
Os professores aprovados em concurso da Prefeitura que tem títulos a mais dos exigidos no edital devem apresentá-los dia 23 de maio, das 8h00 às 12h00, no Espaço Pedagógico, localizado à Rua Quintino Bocaiúva, 532.

COMÉRCIO JÁ SE PREPARA PARA O DIA DOS NAMORADOS
Este ano o dia dos namorados, comemorado em 12 de junho no Brasil, estará melhor para os casais, pois será um sábado. Além disso, o comércio já se prepara para uma das datas temáticas do nosso calendário.

Especial

Vem aí o Dia do Desafio



Em entrevista coletiva realizada nessa terça-feira às 17hs, o Prefeito Oswaldo Franceschi Junior e o secretário municipal de esportes Sr. José Eleotério de Abreu Bueno divulgaram a participação de Jaú no Dia do Desafio. Esse evento será realizado mundialmente no próximo dia 26 e Jaú terá como adversário a cidade de Valle Santiago do México.

Durante a coletiva o secretário de esportes se mostrou bastante otimista em relação à colaboração dos jauenses e aproveitou para ressaltar a importância da prática de esportes. A primeira participação de Jaú no evento ocorreu em 1999, desde então a cidade coleciona bons resultados mobilizando escolas, empresas e boa parte da população.

Aproveitando o contato com a imprensa, o Prefeito de nossa cidade destacou algumas benfeitorias a serem trazidas para a cidade, dentre elas a aquisição de duas vacas mecânicas, sendo que uma será instalada em Jaú e a outra será destinada ao Distrito de Potunduva. Outra importante conquista, foi a liberação de parte da verba para a reforma da Praça Siqueira Campos.

Ainda segundo o prefeito existem 16 projetos aprovados para a vinda de verbas federais. Franceschi fez mistério mas revelou parte do que pode ser uma obra revolucionária para nossa cidade, a qual seria pleiteada com verbas do PAC 2. Ficamos na expectativa, mas a população e os empresários da cidade tem a esperança da vinda de um aeroporto para Jaú.

Rapidinhas - Parte I

O TEMPO E A TEMPERATURA

Hoje, em Jaú, mínima de 15 graus e máxima de 21 graus. Amanhã, mínima de 10 graus e máxima de 21 graus.

Foto: www.senado.gov.br
ALOÍSIO MERCADANTE VEM A JAÚ

Amanhã, às 8h30, no Hotel Jardim (localizado à Rua Amaral Gurgel, 1146), o senador Aloizio Mercadante estará em Jaú para participar de encontro com filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores e fortalecer entre a militância petista sua pré-candidatura ao Governo do Estado de São Paulo.
A visita de Mercadante foi agendada pelo vereador Ademar Pereira da Silva, e tem o objetivo de divulgar o programa de governo do senador, que deverá ser confirmado candidato nas convenções partidárias de junho. "Enquanto aguarda a convenção, o senador aproveita para visitar as principais cidades do interior do Estado para estabelecer parcerias. Afinal, ele é uma personalidade de grande penetração entre a população, e precisa da ajuda dela para conseguir colocar seus projetos em prática", diz Ademar.

VIRADA CULTURAL AMBIENTAL SERÁ PROMOVIDO POR ALUNOS DA FATEC

O grupo de estudos de ciências ambientais da FATEC (Faculdade de Tecnologia) de Jaú estará promovendo nesse final de semana a Virada Cultural Ambiental. O evento baseia-se no projeto Virada Cultural Paulista e terá oficinas de educação ambiental, dinâmicas e apresentações. O objetivo é destacar a importância do meio ambiente. O grupo espera alcançar um grande número de pessoas. O fato acontecerá a partir das 9 horas do sábado e se estenderá até as 21 horas de domingo, no Parque do Rio Jaú, com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e de Cultura, além da Unimed, Imobiliária Campos Prado e Usina Tonon.
DEFINIDOS LOCAIS PARA AS PONTES METÁLICAS

A Prefeitura de Jaú ainda não recebeu as quatro pontes metálicas a serem doadas pelo Estado, através da Secretaria de Agricultura, anunciadas ainda no mês passado. O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Celso Pacheco Filho, disse que está havendo um atraso na entrega pelo Estado, mas que as pontes já têm locais definidos para a sua instalação.
"Uma ponte será no córrego São Joaquim e a primeira a ser instalada porque lá não tem ponte nenhuma, pois a que havia foi levada pela enchente há cerca de um ano. As outras irão duas para a região do córrego da Ave-Maria e uma para o acesso ao sítio do Grossi", disse o secretário.
Celso Pacheco Filho disse também que já está sendo preparada a programação da Expojaú 2010, que acontece em agosto, no aniversário da cidade. "Nós próximos dias o prefeito deverá divulgar a programação de shows da feira", disse.
(fonte: www.radiojauense.com.br)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Elogio

PONTO PARA A PREFEITURA


Após reclamação de moradores, a empresa Mazza & Fregolente, tercerizada da Prefeitura, recebeu ordens diretas da Secretaria de Meio Ambiente e fez a limpeza da praça Angelo Grizzo, mais conhecida por Praça do Jarbas, que fica localizada no Jardim Estádio, próximo ao trevo Jaú - Bauru. A Praça estava sem iluminação e com a grama muito alta. A equipe do blog esteve no local e registrou o momento que os funcionários efetuavam a limpeza da praça. Em meio a tanta reclamação, desta vez, ponto pra prefeitura, que providenciou a realização do trabalho de forma rápida e eficiente.

Foto: Paula Rett


Rapidinhas - as derradeiras (de hoje!)

Foto: Paula Rett
HOSPITAL THEREZA PERLATTI FAZ EVENTO CONTRA LUTA ANTIMANICOMIAL

Segundo Eva Torelli, gerente do Hospital Thereza Perlatti, a luta antimanicomial vem desde o ano de 1980. Esse movimento luta contra os manicômios e visa o vínculo sócio familiar dos pacientes em tratamento mental. “O Hospital está comprometido com a saúde mental e vem desenvolvendo programas junto a esse movimento. Lutamos contra o modelo de trancar os pacientes e não tratá-los. “ O Hospital abrirá suas portas no dia 18 de maio, às 14 horas e dia 21 de maio às 9 horas para a população, com visitas previamente agendadas, pois a equipe acompanhará o grupo, explicando todo o trabalho desenvolvido na entidade. Parabéns à entidade, pois vem desenvolvendo um trabalho brilhante junto à pacientes com problemas mentais de nossa cidade e região.

HOSPITAL VETERINÁRIO SERÁ INAUGURADO EM ALGUMAS SEMANAS
Um hospital veterinário será inaugurado em nosso Município dentro de algumas semanas. O Prefeito Osvaldo Franceschi Júnior abraçou a idéia, e o Sr. Laerte Parra doou todo o material. Segundo o Vereador Tito Coló, “o hospital será referência estadual e também para a população carente que tem animais que necessitem de atendimento, mas não tem condições de pagar”. Enquanto isso a Santa Casa, que recebe R$ 500 mil por mês do Município mantém um atendimento precário...

FOGO APAGADO
Foto:Giovanni Perlati
Maquinas trabalharam durante toda a manhã e parte da tarde. O objetivo era aterram as cinzas resultantes do incêndio de ontem no CEPROM. Ainda pela manhã havia fogo no local. Segundo alguns funcionários nenhum prédio do CEPROM chegou a ser atingido, somente a área onde eram armazenadas algumas sucatas e material vegetal resultante das podas de árvores. Ainda não se sabe se o incêndio foi acidental.


EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA JOÃO RIBEIRO DE BARROS

Em comemoração ao Dia Mundial do Museu, a Prefeitura de Jaú através da Secretaria de Cultura e Turismo preparou uma exposição sobre João Ribeiro de Barros com parte do acervo doado pela filha de Antonio Roberto Musitano Rosa.
Estarão expostos a maquete do hidroavião Jahu com 5,70 m de envergadura fabricada por Milton Balestero, um display do aviador em tamanho natural, o vídeo da chegada do reide ao Rio de Janeiro e 10 painéis de fotografias e documentos sobre a travessia do Atlântico Sul feita em 28 de abril de 1927 pelo aviador João Ribeiro de Barros com material do acervo de Antonio Roberto Musitano Rosa.
Serão oferecidas visitas monitoradas pela exposição para grupos escolares. A exposição será aberta no dia 18 de maio e permanecerá até o dia 27 de junho.
(fonte: http://www.radiojauense.com.br/)

Foto: www.camarajau.sp.gov.br
VEREADOR QUER PROIBIR "PULSEIRAS DO SEXO"

O vereador Paulo Gambarini (PSDB) apresentou na Câmara projeto de lei que quer proibir o uso das chamadas "pulseirinhas do sexo" pelas crianças e adolescentes de Jaú. O projeto deu entrada na sessão da segunda-feira (17/5) e ainda será analisado pelas comissões antes da votação em plenário. A proibição, caso o projeto seja aprovado, vai atingir alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, além do comércio desses objetos na cidade.

As pulseiras, em silicone e com cores variadas, fazem parte de um jogo. Se um garoto arrebentar a pulseira de uma menina, ela terá que cumprir uma tarefa, que pode ir de um beijo até a prática de relação sexual, dependendo da cor da pulseira.

Iniciativas para a proibição dessas pulseiras já foram adotadas em outras cidades, como em Londrina, no Paraná, e em Manaus, Amazonas, onde foram registrados casos de adolescentes que usavam as pulseiras e foram estupradas e até mortas.
(fonte: http://www.radiojauense.com.br/)

Foto: Paula Rett
HEMONÚCLEO ESTÁ COM ESTOQUE BAIXO
Devido ao outono, ao período de vacinação e ao aumento de doenças respiratórias o Hemonúcleo Regional de Jaú está com estoque de sangue muito baixo. Por isso, quem não estiver passando por nenhum problema de saúde, tiver entre 18 e 60 anos e peso acima de 50 kg pode doar. O Hemonúcleo funciona às quartas-feiras até 20 horas. Faça um gesto de amor: doe sangue.

AUMENTO NO NÚMERO DE INCÊNDIOS PREOCUPA
Em Jaú ocorrem de 6 a 8 incêndios por dia. Este ano a prevenção de incêndios começou mais cedo, pois o período preocupante é de julho a setembro. Caros internautas, não usem fogo indiscriminadamente, pois esse período é de estiagem e baixa umidade do ar. As pessoas que causarem incêndios de modo não autorizados podem levar uma multa e até podem ser presas.

Rapidinhas - o início

Fotos: Paula Rett
POLÍCIA

FORÇA TÁTICA DA PM APREENDE 5,2 KG DE DROGAS

Através de denúncia anônima a Força Tática da Polícia Militar apreendeu ontem no Jardim Orlando Chesine Ometto 5 tabletes de crack, totalizando 5,2 kg de drogas. No local foram detidas 3 pessoas, as quais controlavam a movimentação financeira do tráfico em uma folha que continha várias anotações contábeis.
Os policiais compareceram à Rua Vicente Di Chiachio por volta das 17h50min de ontem e revistaram a residência, encontrando a droga no forro do imóvel. A mulher D.C.S.S, 29 anos, que estava no local no momento, foi detida em flagrante e afirmou que a droga pertencia ao irmão, J.D.S 26 anos, residente no mesmo bairro. A PM foi até o acusado e o mesmo informou que a droga era de J. M. S. 40 anos, que possui um comércio na mesma rua e já tem passagens pela Polícia pelo mesmo crime. Foram feitas buscas na casa e na chácara do terceiro acusado, mas nada foi encontrado. Os três foram encaminhados ao Plantão Permanente da Polícia Militar.
VARIEDADES


VACINAÇÃO DA GRIPE H1N1

Encerra nesta 6ª feira a vacinação da gripe H1N1. O foco no momento são adultos de 20 a 39 anos. Porém, os grupos contemplados que ainda não tomaram a vacina também podem comparecer aos PAS para tomarem a mesma.
Foto: www.jau.sp.gov.br
ESQUADRILHA DA FUMAÇA FARÁ SHOW EM JAÚ NO PRÓXIMO DOMINGO

Dando continuidade as comemorações dos 83 anos da Travessia do Atlântico Sul, realizada pelo comandante Jauense João Ribeiro de Barro, a Prefeitura Municipal convida toda população para participar do Show da Esquadrilha da Fumaça no próximo domingo, 23 de maio, a partir das 16 horas, no Parque do Rio Jaú.
O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é o principal agente de comunicação social da Força Aérea Brasileira (FAB). Distingue-se das demais esquadrilhas por realizar vôo invertido em formação, fato consolidado com o recorde mundial estabelecido em 2006, quando voou com 12 aeronaves nessa configuração.
Sediado na Academia da Força Aérea, o Ninho das Águias, onde são formados os oficiais de carreira da FAB, o Esquadrão é carinhosamente acolhido pela cidade de Pirassununga/SP. No ano de 2010, treze pilotos se revezam em sete posições de vôo.
No suporte à atividade aérea, somam-se um oficial especialista em manutenção de aeronaves, uma oficial médica, uma oficial de comunicação social, além de 28 graduados especializados em diversas aéreas, os “Anjos da Guarda”, que asseguram a confiabilidade na manutenção das aeronaves. Complementa-se à equipe, um grupo de soldados, que auxiliam em serviços diversos.
(fonte: www.jau.sp.gov.br)
MARCHA EM COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Hoje, a partir das 15h30, Jaú terá a Marcha em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A concentração inicial será na Rua Major Prado, na Praça da República, em direção à Praça Siqueira Campos, e todos estão convidados a participar.
A Marcha contará com a participação de professores, funcionários e alunos das Faculdades Integradas de Jaú, além da população que está sendo chamada para a mobilização.
Outra atividade de extrema relevância na programação da Semana acontecerá no dia 20 de maio, a partir das 19h30, no Teatro Municipal, qual seja um debate com todos os sujeitos envolvidos nessa questão, como estudantes de Comunicação Social, Pedagogia, Psicologia e Direito, além de representantes da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal, Ministério Público da Vara da Infância e Juventude de Jaú, DDM – Delegacia dos Direitos das Mulheres, Prefeitura Municipal entre outros convidados.
A semana tem a coordenação da professora Dra. Grasiela Lima e a supervisão da diretora das Faculdades Integradas de Jaú, Dra. Marcela Carinhato Valente.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Especial

Incêndio atinge instalações do CEPROM
Foto: Paula Rett


Um incêndio de grandes proporções atinge parte das instalações do Ceprom (Centro de Produção Municipal) na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. As primeiras informações dão conta de que o incêndio teria se iniciado por volta das 17:30hs. Não há informações de feridos. Segundo alguns soldados dos bombeiros, o fogo não chegou a atingir residências vizinhas nem os prédios do Ceprom. Os primeiros indicios são de que o incêndio teria sido criminoso. A policia está tentando apurar maiores informações mas isso só será possível quando os bombeiros controlarem a situação.          

Rapidinhas - o final (de hoje, claro)

Foto: Rodrigo Boni


"CHUPA CABRA" NO SANTANDER

As polícias Militar e Civil (científica) averiguaram ontem no Banco Santander uma máquina que copia dados de cartões de correntistas. Aliás existem vários correntistas com problemas junto ao banco. Maiores informações em http://www.jaudeverdade.blogspot.com/






POLÍCIA

VEÍCULO TEVE PORTA MALAS ABERTO

Um veículo Fiat Uno estava estacionado à Rua Felipe Di Chiachio, no Jardim Sanzovo. Teve seu porta malas aberto e de dentro foram levados uma serra e um par de óculos.

FACÃO E FÚRIA

Um morador do Jardim Cila de Lucio Bauab ficou furioso com um rapaz que também é morador do mesmo bairro pelo fato dele estar saindo com sua mulher. Por isso ele o atingiu com golpes de facão. O “nervosinho” foi segurado por populares até a chegada da Polícia. E a mulher nessa história toda, onde está?

RECLAMAÇÃO

FALTA DE MEDICAMENTOS

Moradores reclamam que no PAS da Vila Maria faltam medicamentos para pressão alta e diabetes. É pelo visto não foi cumprido o prometido...

ESCURIDÃO

Pedestres que circulam pela Praça do Museu reclamam da escuridão, principalmente nesse período de inverno, pois escurece mais cedo. Os vândalos “querem rezar” no escuro, quebram as lâmpadas e quem sofre somos nós...

Foto: www.apas.com.br
FEIRA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SUPERMERCADOS

O 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, com o tema “Diversidade: o mundo novo do Consumidor” ocorreu no período de 10 a 13 de Maio no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento contou com a participação de 72 mil empresários e executivos do varejo, além de 500 expositores nacionais e internacionais. Superou todos os recordes arrecadando R$ 4 bilhões e 500 mil reais negócios realizados. Segundo João Sanzovo Neto, atual Presidente da APAS, “tivemos um balanço positivo devido ao crescimento da economia e do setor”. Mais de 70 palestras foram realizadas no local. O evento teve a presença de Geraldo Alckmin na quinta-feira da semana passada e fechou com chave de ouro.






PAULO DIZ PODERÁ IR A JURI POPULAR


Pode ir a júri popular o motorista que atropelou e matou dois jovens no ano passado em Jaú. No acidente mais duas pessoas ficaram gravemente feridas. O inquérito foi entregue ao Ministério Público semana passada.
Foram 10 meses de investigação, um inquérito com quase 300 páginas. Um dos pontos principais é que a acusação passa a ser de crime doloso, quando há a intenção de matar. A mudança do processo já havia sido tentada antes, mas só foi realizada na última semana, com mais um depoimento do indiciado.
Paulo Eduardo Verati Diz é investigado pelo atropelamento de 4 adolescentes em julho do ano passado.
Dois morreram: Natan Jonas Badin, de 18 anos e Heikson Gustavo Franco da Silva, de 17 anos. Os outros dois ficaram internados com ferimentos graves. De acordo com o delegado, Wanderley Vendramini, que agora responde pelo caso, os depoimentos do motorista foram contraditórios com os fatos. Especialmente quando se trata do excesso de velocidade.
No dia do acidente a polícia não pediu exame clínico para comprovar se o motorista estava embriagado, mas agora o delegado conta com o depoimento de testemunhas. Paulo Eduardo aguarda julgamento em liberdade e não mora mais em Jaú.
Está em São José do Rio Preto. Teve a carteira de habilitação caçada e de acordo com a polícia, se for pego dirigindo pode ter a prisão preventiva decretada.
O inquérito foi baseado também nos antecedentes de Paulo Eduardo e ele já havia se envolvido em um acidente de trânsito. Foi em 2006, quando o carro que ele dirigia bateu em uma moto.
Na época ficou provada a negligência do motociclista, mas também que Paulo Eduardo estava acima da velocidade permitida, o que para o delegado, mostra a imprudência do motorista.
O inquérito foi entregue ao Ministério Público e aguarda manifestação da defesa. Se for mantida a denúncia Paulo Eduardo pode ir a júri popular. Quase um ano depois da tragédia, as famílias das vítimas esperam pela decisão da justiça. A família e o advogado de Paulo Eduardo Verati não quiseram falar sobre o assunto.
(fonte: http://www.jaudeverdade.blogspot.com/)

Rapidinhas Parte I

Foto: www.jau.sp.gov.br
VEREADOR QUE SABER SOBRE SINDICÂNCIA DA LINGUIÇA

O vereador Fernando Frederico de Almeida Junior (PV), ex-líder do prefeito Osvaldo Franceschi Junior na Câmara, apresenta requerimento na sessão desta segunda-feira (17/5) em que pede informações sobre a sindicância aberta para apurar o descarte de 315 quilos de linguiça da merenda escolar. Ele questiona o resultado da sindicância interna da Prefeitura que não apontou responsáveis pelo descarte da carne. Pede explicações sobre quem autorizou a retirada do produto e a sua destinação.
No dia 18 de fevereiro, dois funcionários da Secretaria Municipal de Educação foram flagrados jogando sacos com linguiça num córrego, próximo ao Jardim Pedro Ometto.
Além de pedir que os vereadores tenham acesso à sindicância, Almeida Junior quer que também seja dado conhecimento ao Legislativo do resultado do inquérito policial que está em andamento na Polícia Civil. O vereador também solicitou maiores informações sobre o cardápio da merenda escolar entre os meses de novembro e dezembro. Fernando Frederico está agindo certo, pois está fiscalizando o Executivo e esta é uma função do Legislativo. Fora isso, a população também deseja maiores esclarecimentos sobre o caso...
Foto: Paula Rett
ADUTORA ROMPE E CAUSA DANOS EM LOJA E CASA

O rompimento de uma adutora que abastece a Fundação Educacional Dr. Raul Baub, na tarde de sábado (15/5) causou sérios danos a dois imóveis localizados na Rua Tenente Navarro, em frente da instituição de ensino. Várias equipes do Saemja (Serviço de Água e Esgoto do Município de Jaú) estiveram no local e conseguiram conter o vazamento, mas a grande quantidade de água que jorrou já havia causado problemas aos prédios.
Um estabelecimento comercial em frente da escola foi seriamente afetado. Até mesmo a sua porta de vidro, na frente, não pode ser fechada. Conforme Francisco Martimiano, a casa ao lado da loja também foi atingida e uma melhor avaliação dos danos será feita nesta segunda-feira (17). Segundo ele, o rompimento aconteceu porque a adutora era antiga.
O Saemja terá que indenizar eventuais prejuízos dos proprietários atingidos.
(fonte: www.radiojauense.com.br)

INICIADAS AS OBRAS DE ASFALTAMENTO DO JARDIM CILA BAUAB

As obras da segunda parte de asfaltamento do Jardim Cila de Lúcio Bauab iniciam-se na manhã desta segunda-feira. As Ruas Plácido Antonio Capelozza e Arthur Comunian serão asfaltadas. O Prefeito Osvaldo Franceschi Júnior esteve às 9 horas no local para vistorias o início das obras. A empresa vencedora da licitação tem até o final de junho para finalizar o asfalto, e receberá por isso R$ 800 mil reais.

ASSOCIAÇÃO DO JARDIM PIRES I ABRE INSCRIÇÕES PARA ESCOLINHA DE FUTEBOL

A Associação do Jardim Pires I abriu inscrições para Escolinha de Futebol para crianças e adolescentes de 07 à 15 anos. As aulas serão gratuitas e as inscrições serão feitas no CRAS do Jardim Cila de Lúcio Bauab, localizado à Rua Plácido Antonio Capelozza, 853, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. As turmas serão divididas por faixa etária e o Presidente da Associação, Wagner Brasil de Barros, tem previsão de 500 inscrições.

JAÚ TREND SHOW JÁ TEM DATA MARCADA

No dia 23 de maio acontecerá a 3ª edição da Jaú Trend Show. O evento é completo, com exposição de produtos, desfiles, e mostras das tendências que iniciarão a temporada primavera/verão 2010/2011, com uma novidade: pela primeira vez a feira contará com local próprio. Mais de 1000 pessoas já estão credenciadas para o evento.
Foto: Paula Rett
Foto: www.josepaulotoffano.com
TÓFFANO FALA DE MERCOSUL NA UNESP DE FRANCA E UNAERP EM RIBEIRÃO PRETO

O presidente da Representação Brasileira no Parlasul, deputado federal José Paulo Tóffano (PV-SP), ministrou palestras na Unesp, de Franca, e na Unaerp, de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira. O parlamentar foi convidado pelas instituições após a participação no “I Fórum Empresarial do Mercosul”, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão e a Câmara de Comércio do Mercosul, no mês passado.
Na Unesp, o tema da palestra foi “O papel do Brasil no Parlamento do Mercosul”, com a participação de alunos de diversos cursos. Já na Unaerp, o deputado participou da “V Semana de Relações Internacionais e Comércio Exterior”, com palestra sobre “O Parlamento do Mercosul e os Temas Prioritários”.
De acordo com José Paulo Tóffano, eventos como estes são importantes para difundir o bloco dos países sul-americanos no interior de São Paulo. “O Mercosul é muito presente na vida dos cidadãos de estados como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, no nosso interior paulista, ainda se fala pouco desse assunto. É necessário tornar as questões do bloco um tema do nosso cotidiano, como forma de avançar na integração regional".
(fonte: www.josepaulotoffano.com)
Foto: Paula Rett
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ADIA O 6º LEILÃO DA CASA PRÓPRIA

A Caixa Econômica Federal adiou o 6º Leilão da Casa Própria, que aconteceria no sábado, dia 22 de maio. A Gerência afirma que o evento foi adiado devido a razões estratégicas do banco. Jaú conta com 2.400 imóveis para financiamento, sendo 1.700 casas para o Projeto “Minha Casa, Minha Vida” e outras 700 em parceria com imobiliárias da cidade. Para compensar o cancelamento, o banco promoverá de 24 à 26 de maio um plantão habitacional das 15h00 às 17h00. O atendimento será exclusivo para financiamentos e esclarecimentos de dúvidas.