quarta-feira, 15 de setembro de 2010

OPINIÃO

A CASA DA MÃE JOANA

Fotos: Paula Rett
Se você precisou sair de dentro de casa para ir a qualquer lugar, seja ao trabalho, a escola, ou até mesmo à padaria, deve ter notado a nova estratégia dos candidatos as eleições 2010(e seus marketeiros) de chamar atenção dos eleitores: Os cartazes, cavaletes e “mini-doors”, quase sobrepostos uns aos outros em avenidas e esquinas por toda cidade.

Há não muito tempo atrás os candidatos colocavam plaquinhas com nome e número nos postes públicos e ainda apareciam no horário eleitoral realizando tais práticas, também pintavam muros por toda a cidade e deixava aquela poluição visual durante muito tempo, mesmo depois de realizada a eleição. Mas essa prática passou a ser irregular desde 1997 quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sancionou a lei Federal nº 9.504/97 e pela resolução nº 23.191 que proíbe a propaganda em bens públicos ou de uso que dependa de cessão ou permissão do Poder Público, incluindo a utilização de postes de iluminação, viadutos, passarelas e pontes para a afixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados.

No último domingo, o principal jornal da cidade noticiou em matéria especial o abuso e excessos que os candidatos jauenses às eleições de 2010 estão fazendo na cidade; são placas, cavaletes e cartazes por todas as ruas, nos canteiros centrais das principais avenidas, muitas vezes, uns sobre os outros e nas calçadas impedindo a passagem dos pedestres. Estão poluindo o visual da cidade, que já não é o dos mais agradáveis, e nos obrigando a olhar em todas as esquinas um sorriso amarelo e falso acompanhado de números que já se repetem em nossa memória o tempo todo.

Jaú virou de fato, a casa da mãe Joana para candidatos e seus publicitários. E não são apenas os candidatos que trabalham ou residem na cidade que estão agindo como se a cidade inteira fosse o quintal de suas casas, alguns nunca antes se ouviu falar por aqui, ninguém ao menos sabe qual a ligação deles com esta terra e muito menos suas propostas. E aqueles candidatos que não estão realizando tal prática, resta a dúvida se é uma questão ética ou falta de verba. Cabe agora aos eleitores refletirem sobre tal fato. Se antes do pleito os candidatos não estão agindo dentro da lei e ignorando-a na nossa cara, quem dirá depois de eleitos.

Eleições 2010

VOTO NULO: FALSOS E-MAILS CONFUNDEM ELEITORES
Correntes na internet divulgam informações falsas confundindo o que é voto nulo e voto anulado.

Todo ano eleitoral é a mesma coisas, pessoas fazem correntes, por e-mails ou pelo boca a boca, tentando convencer os eleitores de que o voto nulo serve para cancelar uma eleição e obrigar que se faça outra com novos candidatos. E sempre tem aquele que acredita e acaba abrindo uma verdadeira campanha em favor do voto nulo. Mas uma eleição pode ser anulada, pelo chamado voto anulado.

As mensagens que circulam sempre às vésperas das eleições, fazem apologia ao voto nulo, possuem origem desconhecida e conseguem se disseminar rapidamente, muitas vezes causando confusão na cabeça do eleitor desinformado. O texto [considerado inverídico pela Justiça Eleitoral], cuja autoria ninguém conhece, diz que “se uma eleição for ganha por votos nulos, é obrigatório haver nova eleição com candidatos diferentes daqueles que participaram da primeira”.

O secretário Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, Marcus Linhares explicou que os votos nulos são diferentes dos votos anulados. “O voto nulo, também chamado de apolítico é quando há erro do eleitor ou manifestação apolítica. Já o que pode fazer com se tenha nova eleição é o voto anulado. Ou seja, o voto que era válido e por conta de alguma decisão da Justiça,foi anulado. Temos como exemplo um candidato acusado da compra de voto e que foi cassado. Aquela eleição foi anulada. Já o voto nulo não tem força para anular a eleição”, explica Marcus Linhares.

Os votos anulados pelo próprio eleitor, considerados como "votos apolíticos", não podem ser computados para saber se os votos nulos alcançaram, ou não, mais de 50% do percentual exigido de votos válidos. Para efeito desse cálculo devem ser computados apenas os votos anulados por decisão judicial, em decorrência de fraudes.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Esporte

Dia Municipal da Capoeira movimenta fim de semana em Jaú
Há 40 anos na cidade, o esporte comemora data especial com eventos.

Foto: Divulgação/Amukenguê Jaú
Neste sábado, 11, a Associação de Capoeira Amukenguê, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de Jaú, juntamente com a Rede Internacional de Capoeira (Federação Paulista, Federação Brasileira e Confederação Internacional), realizaram o Intercambio Esportivo em Jaú.

Além do “Dia Municipal da Capoeira” o evento comemorou também os “40 Anos de Capoeira na Cidade de Jaú”. No cronograma estavam incluídos Workshops Desportivos destinados a atletas, técnicos, Mestres e professores, e o Campeonato de Capoeira, que contou com a participação de 130 atletas de toda a região.

Confira a classificação final do “Campeonato de Capoeira Cidade de Jaú”:

1º Lugar - Falcão Dourado Jaú
2º Lugar - Amukenguê Jaú
3º Lugar - Bantus Sol Nascente Jaú
4º Lugar - Ilha do Bonfin secretaria de esportes de Bauru
5º Lugar - Mandala Barra Bonita

Homenagem

No domingo, 12, o homenageado foi o Professor Nino, pelos 40 anos de Capoeira em Jaú e também pelos seus 72 anos de idade completados no último dia 10. A comemoração contou com uma grande roda de Capoeira e show com o Grupo Afro Cultural Amukenguê no Parque do Rio Jaú.

Nessa quarta-feira, 15, haverá Oficina de Capoeira na “E.E. Prof. Túllio Espindola de Castro”, com a participação de alunos dos projetos de oficinas da Secretaria de Cultura e Turismo e das escolinhas de iniciação da Secretaria de Esportes Lazer e Recreação de Jaú, participação especial do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Casa das Crianças, e atletas da equipe de competição de Jaú