quinta-feira, 13 de março de 2014

O que houve com o ecoponto? - A saga da dengue

Depois de insistir incansávelmente no assunto, de ser chamado de irresponsável pelo prefeito, de assistir amigos, parentes e colegas de trabalho sofrendo com a doença, algumas coisas aconteceram na cidade. Uma delas foi a nebulização do meu bairro (Jardim América) já na segunda-feira. Além disso, houve uma movimentação da prefeitura para mobilizar o Tiro de Guerra (aquele que quase acabou) para fazer um mutirão. A coisa está rolando e não tenho nada a fazer a não ser esperar para ver os resultados deste empenho.
 
Sobre o "Ecoponto" do ceprom, na edição de hoje do Jornal Comércio do Jahu, vimos a verdade vir à tona como um corpo podre boiando no rio. Os pneus estão sendo retirados do ceprom e irão para um galpão ( + aluguel??). Ótimo!!!! Muito bom, era o que nós queriamos, correto? Agora e o discurso de que quem divulgou o amontoado de ninhos da dengue, era irresponsável? Se aquela informação foi divulgada de forma irresponsável, por que é que estão retirando os pneus de lá?

"Tratar aquilo como algo normal, foi subestimar a inteligência das pessoas."
 
Muitas interrogações para um só texto, e o episódio do "Ecoponto" me fez refletir e começar a trazer aqui fotos e vídeos de locais que deveriam ser fiscalizados (severamente multados). Então eu te convido, meu caro leitor, caso você tenha uma foto (não vale ser cena montada tem que ser um flagrante) de algum jauense porco colocando um local em situação de risco, nos envie pela nossa página do Facebook. Já adianto que sou vou publicar as fotos de quem se identificar, não vou ficar brincando de oposição. Meu papel aqui é outro!

Vamos denunciar?

Para encerrar o post. Olha outro site "irresponsável" falando a respeito:



terça-feira, 11 de março de 2014

Alarmismo, óbito e desinformações - Jaú Dengosa

 
 
Eu sei que esse assunto já está sendo discutido há dias e soa cansativo, mas há novas informações para compor esse cenário. O prefeito está ameaçando se mover para fazer um mutirão junto ao Tiro de Guerra (como foi sugerido aqui e na nossa página no facebook), e é isso que eu como cidadão desejo. Quando foi para criticar eu vim aqui e rasguei o verbo e se ele nos ouviu e deixou de ser teimoso (pelo menos nisso), acho isso um bom sinal, embora muito tardio. Já temos um óbito e aproximadamente 600 casos confirmados (números questionáveis) e muitas informações desencontradas.

Comentário do Prefeito no meu facebook.
O Prefeito esteve comentando o meu post a respeito dos pneus no Ceprom. Disse que eu precisava ter mais responsabilidade, e que o local é um Ecoponto de coleta das borracharias da cidade e que estes materias eram tirados semanalmente. Acredito que isso seja normal, que prefeito iria ficar feliz em ver um cidadão (eleitor dele, diga-se de passagem)postando suas preocupações e questionamentos contra o seu governo? Bom, vou colar aqui o que ele escreveu em minha página e vocês tirem suas próprias conclusões.
 
Antes de mais nada eu estou levantando dados sobre o contrato com essa empresa, para saber quais são as obrigações de cada um e o que foi, de fato, acordado e se isso está sendo cumprido e documentado pela prefeitura. Em breve, independente do resultado deste levantamento, teremos pelo menos isso muito bem claro. Mas isso não é o foco de minhas postagens no momento. Ainda temos uma epidemia e hospitais lotados de gente passando mal.

Quem é o responsável? Quem é o omisso? Quem é o culpado? Eu detesto o termo "culpa", acho que todos tem parte nisto, mas os impostos pagos pelo povo e o seus salários acima da média, colocam um peso redobrado sobre as costas do governo. E quando eu digo governo, isso engloba também os vereadores desta cidade, que atuam mais como porta-voz do prefeito do que como legisladores.
 
Hoje surgiu uma nova informação, e reitero que não sou a fonte (por isso compartilhei), é bom frizar também que não concordo em omitir as informações que estão desfocadas na imagem. Acho que se fosse eu o remetente deste e-mail, teria mostrado o meu nome. Mas isso é secundário perto da resposta do homem identificado como Mario Ernesto, da empresa responsável pela retirada destes pneus do Ceprom. Não vou comentá-la, não sei se é real, mas isso abre um precedente para toda a história que temos contado aqui.

E-mail que circula no facebook; quem enviou deveria ter se identificado para ter mais credibilidade
E aí. É verdadeiro? Os autores do e-mail poderiam se manifestar e dar a cara a tapa, já que querem elucidar a verdade. Peço o mesmo do Prefeito, isso é verdade? Se for verdade prefeito, eu não sou tão irresponsável assim, como o senhor disse né? Não que o que o senhor pensa de mim tenha grande relevância. Mesmo assim eu ainda acredito que o senhor pode mudar essa história. Não confunda crítica com oposição. Não seja mediocre como o seu antecessor.

Se estão se movendo para solucionar eu já passo a  ficar mais aliviado. O prefeito precisa ouvir as pessoas certas, é dificl discernir se ele está muito mal assessorado ou se falta um pouco mais de ênfase neste assunto. Qualquer crítica ele se defende atacando, como um verdadeiro culpado e isso é desnecessário, pois sabemos das dificuldades e dos desafios de ser prefeito. Sabemos o que está sendo feito, mas não podemos ficar inertes e deixar de cobrar ações mais firmes e rigorosas em situações em que a saúde das pessoas está em jogo. Eu vou bater nessa tecla até o fim. Seja firme e tire a palavra "culpa" da cabeça, troque por trabalho, por proatividade, por eficiência!

Livro x Tela - Obviedades

            Acho um saco essas comparações de quem leu o livro e depois assiste um filme ou seriado. Soa até como arrogante pedir para alguém não assistir ao filme sem ler o livro. Eu particularmente segui um destes conselhos e achei totalmente desnecessário. Me lembro quando a febre Dan Brown se instalou nas prateleiras das livrarias e depois de algum tempo foi para as telonas com o Código DaVinci. Eu, atrasado como sempre, não havia lido o livro e o filme estreou nos cinemas. Naquela época as pessoas diziam "não assista é uma m....", "leia o livro você vai gostar mais, o filme não mostra nem 50% do que  acontece no livro". Eu o fiz.
 
            Li o livro de cabo a rabo, criei as imagens, as cenas, o enredo e os personagens na minha mente (diga-se de passagem o Robert Lagndon não era nem um pouco parecido com o Tom Hanks). criei os meus questionamentos e adorei a estrutura e a forma como o autor organizava as ideias. Algum tempo depois, aluguei o DVD (ainda era lançamento) e assisti. Ao contrário do que eu esperava, era preciso olhar o filme de forma diferente. Criticar e comparar a obra literária com a obra cinematografica me parecia um erro infantil.

           Afinal de contas, são meios diferentes, linguagens diferentes, a forma como você processa as informações é diferente. A análise deveria ser diferente também, simplesmente por que ao ler o seu cérebro cria as cenas de acordo com o seu repertório e com as informações do livros (que obviamente cabe muito mais detalhes). Já no filme/série existe um orçamento, um tempo para cada episódio, uma cronologia a ser obedecida, o diretor e o roteirista dão as coordenadas quanto à linguagem quanto. A direção estética é toda criada por uma cabeça o que não nos permite nada além de ficar fascinado com a tecnologia e com os cenários, cenas e contextos muito bem elaborado por alguém.

            A decepção é compreensível, mas quem gosta de cinema e tv, deve saber saborear os mesmas histórias servidas em pratos diferentes, doses diferentes e que nem por isso, são ruins. Pois se a história e o autor são bons de verdade, não há decepção pois nos familiarizamos rapidamente com a obra.