sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rapidinha

CIDADE LEGAL VAI REGULARIZAR CASAS DE 580 FAMÍLIAS
Convênio foi assinado nesta quinta-feira e beneficiará as familias dos núcleos da Vila Ribeiro, Jardim Santo Ivo e Jardim Concorde, no Distrito de Potunduva.

Foto: Luiz C. Oliveira
Ao todo, 483 imóveis serão regularizados. O ato de assinatura do convênio contou com a presença de Secretários Municipais, o Secretário Adjunto Contencioso de Negócios Jurídicos, Jorge Roberto Pires de Campos representando o Prefeito Municipal Dr. Osvaldo Franceschi Júnior. E também o Secretário Executivo do Programa Cidade Legal, Silvio Figueiredo. Este reiterou que o objetivo de conclusão do serviço é de cento e oitenta dias e sem nenhum custo para os moradores. 

O Programa Cidade Legal foi criado em 2007 e tem 413 municípios conveniados e o objetivo de regularizar a situação de mais de dois milhões de famílias no estado de São Paulo. Dentre os benefícios, o programa garante ao cidadão o direito ao uso e posse do imóvel, a possibilidade de transferência de posse, além da utilização do imóvel como garantia para obter créditos e financiamentos. 

Em Jaú, o Plano de Regularização teve início em junho de 2009 e desde então já foi realizado um levantamento com dados e análises das irregularidades, sendo que a partir de agora começará a fase de implantação do processo de regularização. 

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Rapidinhas

Por Paula Rett
JAÚ ESTÁ ENTRE OS PRIMEIROS PRODUTORES DE CANA DE AÇÚCAR DO ESTADO.

Além da produção de calçado feminino, a economia da cidade se fortalece com a produção de cana de açúcar.

A cidade de Jaú sempre foi conhecida como “capital do calçado feminino”, mas ganhou destaque na economia do Estado entre os principais produtores agrícolas, por causa de sua grande produção de cana-de-açúcar. Esse aumento ocorreu porque muitos produtores erradicaram o cultivo de outras culturas, como o café, para investir na cana.

Pesquisas realizadas pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Estado de São Paulo apontam que a área de produção de cana-de-açúcar chega a mais de 3 milhões de hectares, dos quais 46 mil em Jaú.

A cidade está em 11° lugar no ranking das 20 maiores produtoras do Estado e à frente de municípios com maior tradição nesse segmento, como Ribeirão Preto e Sertãozinho. Segundo a mesma pesquisa, a área plantada pode crescer nos próximos anos, mas a principal dificuldade é a falta de mão-de-obra especializada e a distribuição de renda.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Rapidinha

Prefeitura intensifica divulgação sobre radares e trânsito
Ação faz parte de melhorias no trânsito jauense e visa educar os motoristas sobre importância de se respeitar à velocidade e sinalização.

Foto: Luiz C. Oliveira
Com a recente instalação dos radares na cidade, nessa sexta-feira (22) a Prefeitura Municipal de Jahu através da Secretaria de Transportes e Trânsito intensificou as ações de divulgação dos dispositivos que foram instalados em pontos estratégicos da cidade. Além de propagandas nas emissoras de TV da região e no rádio, que já vinham sendo exibidas, nessa sexta-feira foi veiculado um panfleto explicativo, em toda a cidade para que os motoristas conheçam e entendam a importância da fiscalização eletrônica.

Na segunda-feira (25) os radares passam a funcionar em caráter de teste, onde as pessoas que excederem a velocidade receberão em suas residências apenas uma carta de notificação informando sobre as atividades dos radares. A partir do dia 08 de novembro, os radares passam a autuar os infratores.

Na campanha “Fiscalização Eletrônica: Uma Questão de Educação”, o panfleto traz informações sobre a importância dos dispositivos, como por exemplo: Você Sabia que nas cidades onde a fiscalização eletrônica foi implantada o índice de atropelamentos caiu 57,9%?A fonte da informação é Secretaria de Trânsito de Curitiba (PR).

Além dos dispositivos eletrônicos para a fiscalização, o trânsito na cidade tem recebido atenção especial da Prefeitura. Toda a sinalização de solo e placas está sendo reparada ou substituída. Além dos novos semáforos, que pretendem organizar o fluxo de trânsito, principalmente nas áreas centrais da cidade. A sinalização instalada corresponde ao padrão dos grandes centros.