terça-feira, 15 de março de 2011

Jornalismo Online - Lançado o primeiro véiculo de notícias para Ipad no Brasil

Lançada no Brasil plataforma de notícias voltada exclusivamente para iPad

Nesta segunda-feira (14), foi lançado oficialmente o primeiro jornal no Brasil criado exclusivamente para iPad: o Brasil247.

Disponível gratuitamente para download no site da Apple Store, o Brasil247 recebeu investimentos da ordem de R$ 4 milhões e foi projetado para atender o mercado de tablets que, no Brasil, já possui mais de 200 mil unidades. 

Conforme adiantado pelo Portal IMPRENSA em dezembro de 2010, o modelo de gestão do novo jornal da Editota247 se baseia nos bancos de investimentos, considerando seus funcionários como sócios. 

Capitaneado pelos jornalistas Joaquim Castanheira e Leonardo Attuch, o Brasil247 - que foi inspirado no estadunidense The Daily - conta com redação própria e colunistas contratados, mas também aceitará colaboração de seus leitores, que poderão encaminhar fotos, vídeos e textos sobre temas variados.   

FONTE: Portal Imprensa

domingo, 13 de março de 2011

Mundo - O grotesco espetáculo e a tragédia 2.0


Ao vivo:
         

Video clips at Ustream

Não foi o primeiro. Não será o ultimo. Mas a tragédia provocada pelo terremoto de 8,9 graus na escala richter seguida das ondas gigantescas do tsunami que invadiu a costa oeste do Japão, são, de longe, a tragédia natural com melhor cobertura jornalística “in loco” e simultânea para todo o mundo.

E eu que achava loucura os shows de bandas de rock “live at budokan”, onde os fãs malucos faziam da platéia um mar de celulares com câmeras filmadoras. Da mesma forma o terremoto e a onda são um verdadeiro espetáculo de horror.

O “novo jornalismo” começou a mostrar as garras da convergência de mídias, ou como definiu Marshall Mc Luhan, a famigerada “aldeia global”. São correspondentes, direto do olho do furacão, ou melhor, do terremoto, tsunami e agora vazamento de radioatividade. Eles fazem dos portais de notícias, espalhados por todo mundo, um depósito de informação quente de fontes que fazem parte do apocalíptco espetáculo. São fotos e vídeos tirados por pessoas simples, vitimas das tragédias, que estão dentro do caos em que o Japão se encontra.

Sem falar da cobertura completa da Nikon Hoso Kyokai, a rede NHK. A maior rede de Telejornalismo daquelas bandas fez coberturas aéreas e flashes sobre o número de vítimas e na vigilância constante sobre o assunto que assombra o mundo: o vazamento da usina nucelar. Os especialistas garantem não ser a nova Chernobill, mas que o assunto vem tirando o sono de muita gente importante pelo mundo, isso sim!

Enquanto a tragédia não tem um ponto final, a famosa passada de régua pra fechar a conta, só nos resta orar e torcer pelas pessoas que estão lá sofrendo com a fúria da natureza. Enquanto isso acompanhamos em nossos PC´s e notebooks, nas garras da NHK, a CNN ou Globo, por novos capítulos desta triste e tragédia. É amigos, parece que a natureza resolveu mesmo mostrar quem é que manda. Ou como diria o Chaves “quem é o dono da bola”.