segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Opinião


58,4% dos brasileiros não sabem cantar o hino nacional

A pesquisa foi divulgada nessa sexta-feira, 03, e foi realizada pelo Projeto Brasilidade. Segundo as informações levantadas, 54,8% não conhecem a letra do hino nacional composta por Joaquim Osório Duque Estrada, 21% dos entrevistados na pesquisa conhecem o hino na íntegra. Ainda segundo a pesquisa, entre os brasileiros com curso superior completo, o índice dos que sabem cantar o hino nacional é de 45,1% contra 26,5% e 27,4%, respectivamente, dos que sabem a letra praticamente inteira e alguns trechos.

Saber cantar o hino, não atesta orgulho, brasilidade ou caráter do cidadão. Muito mais preocupante do que os que índices dos que não sabem cantar o hino, são os índices dos que não sabem votar. Esse índice ninguém quer pesquisar! A grande indagação que cabe a nós, é quem tem mais brasilidade, orgulho e amor à pátria? Aquele que sabe cantar o hino e ferra com os cofres públicos, debocha do trabalhador honesto e torna crônicos problemas que ainda são agudos? Ou aquele que mal sabe ler e dá o sangue para sustentar sua família e fazer a “locomotiva” do país andar?

O Hino Nacional sempre foi um símbolo do sonho brasileiro, da ordem e do progresso, que parece ter sido fixado na bandeira para lembrar aos mal-feitores de que a ordem não traz lucro ao corrupto e o progresso livre de política suja, cabe apenas ao cidadão de bem, que acorda antes do sol e com seu suor traz a ordem e o progresso, senão para o país, pelo menos para dentro de sua casa. Cantem o hino, com o respeito que lhe é devido, mas que nesse dia 7 de setembro o cidadão possa vivenciar o amor ao Brasil e que no dia das eleições ele se lembre de quem faz deboche com o povo.

Nenhum comentário: