quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Jornalismo Digital

Folha, Estado e O Globo cobrarão por aplicativo para iPad



Os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo se preparam para começarem a cobrar por seus aplicativos para iPad. Segundo informações do Macworld Brasil, a cobrança faz parte de estratégias dos veículos, e pode começar ainda neste trimestre.

Foto: internet
As publicações informaram, também, que as estratégias de cobrança pelos aplicativos - que até o momento são gratuitos - não se relacionam diretamente com solicitações externas. Recentemente, jornais estrangeiros receberam uma notificação de que não poderiam mais oferecer seu conteúdo para iPad de graça.

O diretor de mídia digitais do Grupo Estado, Nicholas Serrano, afirmou que a nova edição do aplicativo já tinha sido planejada pela empresa, que estava em período de testes, e ressaltou que ela "não foi feita por causa de nenhuma determinação da Apple", criadora do tablet. A ferramenta do Estadão terá uma versão que reproduzirá o jornal impresso em formato digital e outra desenvolvida especialmente para o iPad, com conteúdo exclusivo.

Em janeiro, várias publicações na Europa receberam um aviso da Apple de que seus assinantes não poderiam acessar a versão gratuita do jornal para iPad, mesmo que o veículo autorizasse. O novo regulamento começaria a vigorar a partir do dia 1º de abril, e recebeu diversas críticas.

O gerente comercial digital do jornal O Globo, Thiago Bispo, destacou que o aplicativo da publicação será um "híbrido" da versão online e impressa e que também trará conteúdo exclusivo para o tablet, além de atualizações em tempo real das principais editorias do veículo.

Já a Folha pretende lançar sua versão paga para iPad neste trimestre. O CEO da empresa Digital Pages, Youssef Murad, afirmou que esses aplicativos tendem a evoluir naturalmente, e que podem ser feitos "num prazo de 30 a 90 dias", podendo ser prorrogado dependendo do projeto de cada veículo. A Digital Pages é a responsável pelos novos sistemas da Folha e de O Globo.

Os usuários dos aplicativos do jornal carioca e do Estadão poderão ter acesso ao conteúdo por meio de compras de edições avulsas, ou pela assinatura mensal ou por períodos que ainda não foram definidos. Os valores a serem cobrados ainda não foram estabelecidos.

FONTE: Portal Imprensa

Nenhum comentário: