quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eleições 2010

VOTO NULO: FALSOS E-MAILS CONFUNDEM ELEITORES
Correntes na internet divulgam informações falsas confundindo o que é voto nulo e voto anulado.

Todo ano eleitoral é a mesma coisas, pessoas fazem correntes, por e-mails ou pelo boca a boca, tentando convencer os eleitores de que o voto nulo serve para cancelar uma eleição e obrigar que se faça outra com novos candidatos. E sempre tem aquele que acredita e acaba abrindo uma verdadeira campanha em favor do voto nulo. Mas uma eleição pode ser anulada, pelo chamado voto anulado.

As mensagens que circulam sempre às vésperas das eleições, fazem apologia ao voto nulo, possuem origem desconhecida e conseguem se disseminar rapidamente, muitas vezes causando confusão na cabeça do eleitor desinformado. O texto [considerado inverídico pela Justiça Eleitoral], cuja autoria ninguém conhece, diz que “se uma eleição for ganha por votos nulos, é obrigatório haver nova eleição com candidatos diferentes daqueles que participaram da primeira”.

O secretário Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, Marcus Linhares explicou que os votos nulos são diferentes dos votos anulados. “O voto nulo, também chamado de apolítico é quando há erro do eleitor ou manifestação apolítica. Já o que pode fazer com se tenha nova eleição é o voto anulado. Ou seja, o voto que era válido e por conta de alguma decisão da Justiça,foi anulado. Temos como exemplo um candidato acusado da compra de voto e que foi cassado. Aquela eleição foi anulada. Já o voto nulo não tem força para anular a eleição”, explica Marcus Linhares.

Os votos anulados pelo próprio eleitor, considerados como "votos apolíticos", não podem ser computados para saber se os votos nulos alcançaram, ou não, mais de 50% do percentual exigido de votos válidos. Para efeito desse cálculo devem ser computados apenas os votos anulados por decisão judicial, em decorrência de fraudes.

Nenhum comentário: