quinta-feira, 4 de novembro de 2010


DPS2000: Motoristas de ônibus recebem treinamento
Engenheiro da Geraes esteve em Jaú para orientar motoristas. Dispositivos já estão instalados em 100% da frota jauense.
 Foto: Luiz C. Oliveira
Os últimos ajustes para a implantação do sistema DPS2000 foram feitos nessa quinta-feira (04). Os receptores estão instalados em toda a frota da cidade e os motoristas receberam o treinamento para que possam operar os dispositivos corretamente. Como se trata de um sistema pioneiro no Brasil, o Engenheiro Adriano Rabelo Assis, da fabricante Geraes, veio até Jaú para dar as instruções de uso e tirar as dúvidas dos motoristas e cobradores. O treinamento foi feito no terminal urbano de ônibus.

Segundo o Gerente da Secretaria das Pessoas com Deficiência e Idosos, Estevam Rogério da Silva, a procura pelos aparelhos transmissores ainda é pequena. No ato de assinatura do contrato com a empresa, a Prefeitura adquiriu cinqüenta unidades para serem distribuídas “Precisamos que os interessados nos procurem para poder usufruir deste benefício que é gratuito”. Ainda segundo o Estevam, nem a metade dos aparelhos foi distribuída.

O DPS2000 é um equipamento desenvolvido para dar autonomia aos deficientes visuais, idosos e analfabetos. A partir de um aparelho transmissor o usuário consegue programar a linha do ônibus que deseja utilizar, quando o ônibus está a 100 metros da parada é emitido um sinal sonoro para que o motorista pare o veículo. Com o aparelho os deficientes visuais não necessitam ser informados por outras pessoas, quando a linha esperada está próxima ao ponto.

As pessoas interessadas em obter o transmissor devem procurar a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú. Os documentos necessários para realizar o cadastro são: o CPF, o documento de identidade, o laudo médico que comprove a deficiência. Não é necessário que o usuário seja totalmente cego, o aparelho está disponível também para pessoas com cegueira parcial e analfabetos.

Fonte: Decom/PMJ

Nenhum comentário: