DPS2000: Motoristas de ônibus recebem treinamento
Engenheiro da Geraes esteve em Jaú para orientar motoristas. Dispositivos já estão instalados em 100% da frota jauense.
Foto: Luiz C. Oliveira
Segundo o Gerente da Secretaria das Pessoas com Deficiência e Idosos, Estevam Rogério da Silva, a procura pelos aparelhos transmissores ainda é pequena. No ato de assinatura do contrato com a empresa, a Prefeitura adquiriu cinqüenta unidades para serem distribuídas “Precisamos que os interessados nos procurem para poder usufruir deste benefício que é gratuito”. Ainda segundo o Estevam, nem a metade dos aparelhos foi distribuída.
O DPS2000 é um equipamento desenvolvido para dar autonomia aos deficientes visuais, idosos e analfabetos. A partir de um aparelho transmissor o usuário consegue programar a linha do ônibus que deseja utilizar, quando o ônibus está a 100 metros da parada é emitido um sinal sonoro para que o motorista pare o veículo. Com o aparelho os deficientes visuais não necessitam ser informados por outras pessoas, quando a linha esperada está próxima ao ponto.
As pessoas interessadas em obter o transmissor devem procurar a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú. Os documentos necessários para realizar o cadastro são: o CPF, o documento de identidade, o laudo médico que comprove a deficiência. Não é necessário que o usuário seja totalmente cego, o aparelho está disponível também para pessoas com cegueira parcial e analfabetos.
Fonte: Decom/PMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário