sexta-feira, 26 de março de 2010

Rapidinhas de Jaú - 26/03/2010

                             Foto: Giovanni Perlati
Faixas espalhadas por toda a cidade parabenizam uns e excluem outros, afinal quem é o “Pai da criança?”

QUEM É O PAI DA CRIANÇA?

O morador de Jaú é movido por certa estranheza ao circular pela cidade. Desde que o decreto que trará a USP/ESALQ a Jaú foi assinado pelo governador do estado, várias faixas de “agradecimentos” dão o tom da glória política na cidade. O difícil é saber quem, cargas d´agua foi o responsável pela conquista.

Nas imediações do Kartódromo e Jaú Shopping é impossível não notar a faixa agradecendo ao Prefeito Oswaldo, José Serra e João Sampaio. Em contrapartida, na Rua Marechal Bitencourt próximo ao “Acessa São Paulo”, o que se vê é uma faixa de autoria do Deputado José Paulo Toffano dizendo que cumpriu sua promessa e realizou mais um sonho.

Que foi uma grande conquista para a população, isso é inegável! Mas quando o assunto é dar os créditos, parece que existe algum tipo de disputa política. Epa!! Mas Oswaldo e Toffano não são do mesmo partido?

PALESTRA SOBRE ESCORPIÕES

Hoje, às 19 horas na Câmara Municipal de Jahu, haverá uma palestra com o Tony do setor de Zoonoses sobre como evitar escorpiões.

BRASIL: O PAÍS DOS IMPOSTOS

Foto: Paula Rett

Ontem (25/03/2010), na CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), localizada atrás do Fórum, ocorreu uma reunião sobre cobrança do uso da água.

Esta foi a maneira encontrada pelo Governo do Estado para a utilização consciente deste líquido tão precioso: a cobrança.

Um Comitê foi formado para cada região. Jaú faz parte do Comitê Bacia Tietê/Jacaré.

A cobrança pelo uso da água deve chegar a Jaú e região ainda este ano ou, no máximo, a partir do início de 2011.

Todos que coletam o líquido dos mananciais terão que pagar um valor para esse Comitê, o qual deverá ser utilizado em projetos voltados para a preservação da mesma.

Empresas, agricultores, e até mesmo o SAEMJA deverão pagar a taxa. Este último
terá que pagar anualmente em torno de R$ 150 mil pela água que capta para servir a população. A superintendente da autarquia, Claudia Baccaro, já adiantou que esse valor será rateado entre os consumidores. "Vai ser um valor irrisório para cada um, mas todos irão pagar um pouco", disse.

Como disse meu amigo jornalista José Henrique Teixeira, só não estão cobrando ainda pelo uso do ar que respiramos. Se isso vier a acontecer, as pessoas que tem nariz avantajado estão complicadas.

O Presidente da CIESP em Jaú, Hamilton Chaves, em entrevista à Rádio Jauense, disse que mensalmente haverá debates com temas polêmicos no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. O tema para o mês de abril é fator previdenciário.

- Muito louvável essa atitude!

LIXO DE JAÚ VAI VIAJAR 140 QUILÔMETROS TODO DIA

Com a interdição do lixão de Jaú pela Cetesb (Companhia de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo) na última quarta-feira (24/3), o lixo doméstico terá que ser levado diariamente para um aterro sanitário particular em Guatapará, a 140 quilômetros de distância, entre Araraquara e Ribeirão Preto. Isso terá um custo em torno de R$ 10.350,00 por dia para o município. Esse sistema será adotado até que Jaú tenha o seu próprio aterro sanitário, cuja licitação para a execução deve ser aberta nos próximos dias.

A Cetesb autorizou, no entanto, que Jaú utilize o espaço do lixão interditado para fazer o transbordo dos dejetos. Os caminhões da coleta de lixo levarão a sua carga até o local e ali máquinas irão transferir esse material para caminhões da empresa que opera o aterro em Guatapará. Serão quatro ou cinco viagens por dia, com caminhões de 20 toneladas casa, já que a cidade recolhe diariamente 90 toneladas de lixo.

(fonte: http://www.radiojauense.com.br/noticias_ler.php?id=3547)

PAT REALIZA INSCRIÇÕES PARA O EMPREGA SÃO PAULO
 Foto: Paula Rett

O PAT (posto de atendimento ao trabalhador de Jaú) está com inscrições abertas para 490 vagas de cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com ETEC, SENAI e SENAC.

No 1º Semestre, serão realizadas inscrições e as mesmas passarão por uma triagem, que será realizada pelo próprio Governo. O candidato necessita comprovar desemprego quando do início do curso.
              
O treinamento, sem data prevista para iniciar, terá 200 horas de duração, com bolsa auxílio, lanche e vale transporte.

Maiores informações no PAT ou no próprio site do Governo do Estado:

www.empregasaopaulo.sp.gov.br

PREFEITURA PRORROGA SINDICÂNCIA INTERNA SOBRE A CARNE

Em 18 de fevereiro passado, houve um descarte irregular de carne e lingüiça no Córrego São Joaquim por parte de funcionários da Secretaria da Educação de Jaú.

Por este motivo, a Prefeitura de nossa cidade abriu uma sindicância interna para averiguar os responsáveis. A princípio, a comissão de sindicância tinha 30 dias para concluir os trabalhos. Mas, para variar, houve uma prorrogação no prazo para mais 30 dias, ou seja, a data limite de entrega ficou para o fim de abril.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Até o mês que vem 92 mil empresas de São Paulo deverão se adaptar a Nota Fiscal eletrônica, não podendo mais emitir a mesma em papel.

A partir de 1º de abril, as empresas devem se credenciar no site da Secretaria da Fazenda Estadual.

Para maiores informações, acesse: http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/

Nenhum comentário: