segunda-feira, 10 de junho de 2013

Rodeio em Jaú: arena ou churrasco?

Esse é o argumento de quem foi contrário ao projeto que veta os rodeios em Jaú! A maioria dos legisladores votou a favor do projeto de lei que extingue a prática de rodeios em Jaú. A segunda discussão ocorreu na última sessão ordinária da casa legislativa, nesta segunda-feira (10) e teve apenas dois votos contrários ao projeto, Fernando Henrique da Silva (PT) e Ronaldo Formigão (DEM) respectivamente. Agora o projeto deve ser encaminhado ao prefeito Rafael Lunardelli Agostini (PT) para ser sancionado.
 
A surpresa da votação ficou, justamente, por conta dos dois votos contrários. Formigão que havia votado a favor na primeira votação parece ter cedido às pressões externas e voltou atrás. O legislador evitou argumentar durante a fala e exibiu um vídeo retirado do You Tube onde um peão, um criador de bois de rodeio e um veterinário, atestam que os rodeios não produzem sofrimento aos animais. Só faltou a palavra do boi. Fernandão não se pronunciou, apenas defendeu seu voto contrário sem se manifestar ou argumentar.

 
O autor do projeto Charles Sangiorgi Sartori (PMDB) defendeu novamente a causa e leu dois pareceres de especialistas em veterinária e zootecnia, que atestam que o uso de alguns instrumentos do rodeio induz o animal à dor e sofrimento. O vereador também usou de um vídeo produzido pela Associação Protetora dos Animais de Jaú (Apaja). No conteúdo vídeos chocantes com animais sendo maltratados na arena, animais lesionados, cansados, machucados e um cavalo que teve as vísceras expostas graças ao uso do sédem, um instrumento que envolve a virilha do animal.

 
Um pequeno grupo de simpatizantes da causa animal compareceu ao plenário com cartazes e fizeram um protesto silencioso em alusão à tortura dos animais envolvidos nos rodeios. A cada argumento favorável à causa, os integrantes tremulavam as mãos em sinal de aplauso silencioso. Alguns expectadores populares debochavam, tanto dos protestos, quanto das palavras que enfatizavam os votos dos vereadores.  A pergunta repetida silenciosamente por eles era: “Preferem na arena ou no churrasco?”

 
Aliás, essa pergunta foi um dos argumentos de Formigão, obviamente, não neste tom debochado. Antes da votação o democrata mostrou preocupação com a destinação dos animais. “Se proibir esses rodeios no Brasil todo, para onde vão estes animais? Vocês não têm o rodeio, mas vocês permitem que estes animais vão para o matadouro. Ao invés do rodeio, a morte.”

Nenhum comentário: