quinta-feira, 20 de março de 2014

Número real, mais alarde - A saga da Dengue

A dengue pode matar!
Hoje consegui ir à Santa Casa de Jaú verificar de perto a quantas anda o atendimento às pessoas que apresentam a sintomática da Dengue. Tanto pela Unimed quanto pelo SUS o panorama é o mesmo, a Dengue parece ser uma doença democrática, não tem escolhido bolso, raça ou religião. Pelo que constatei em conversa com alguns pacientes que estavam na fila de espera. No plantão da Unimed o atendimento total, entre a triagem, a consulta e os exames, está levando entre 2 e 3 horas de espera, o que tem direcionado algumas pessoas à buscar o Hospital da Unimed, em Bauru (as que tem convênio, obviamente).
 
No SUS a situação é ainda mais caótica. Em meio ao entra e saida e viaturas do Resgate e do Samu, que trazem acidentados e pacientes de traumatologia das mais diversas, um aglomerado de pacientes a procura do exame de detecção da Dengue. Hoje descobri duas novas informações de fontes seguras, que por questões óbvias não posso divulgar:
 
1ª Número real: nem 10 mil, nem 975 casos. Profissionais de saúde  trabalham, de forma sigilosa, com com aproximadamente 6 mil exames confirmados. A orientação geral é não alarmar a população, não causar pânico, pois segundo alguns profissionais de saúde "qualquer febre ou mau estar já é encarado como dengue pela população que está assustada", o que contribui para a saturação do atendimento. Vale ressaltar que este número não inclui os exames e pacientes atendidos em clínicas particulares. Mas engloba tanto os casos importados quanto os autoctones.
 
2ª Mensuração: de acordo com alguns pacientes que foram atendidos recentemente, a estratégia parece ter se expandido do parcelamento da divulgação nos números reais. Além disso, em vários casos selecionados aleatóriamente, os pacientes realizam o primeiro exame, mas os médicos não estaria confirmando e posteriormente pedem para que o paciente fique de repouso por pelo menos 6 dias. Após uma semana o mesmo paciente retorna para fazer novo exame e se o exame consta a normalidade na porcentagem de glóbulos brancos e vermelhos no sangue, o paciente é liberado e não irá constar nos números oficiais.
 
Peço como um cidadão, que o MP ou qualquer órgão sério investigue isso, pois uma coisa é gerir uma crise de imagem a outra é brincar com a saúde da população. Esse caso está sendo tratado de forma política no momento errado. A dengue mata.

Nenhum comentário: