quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rapidinhas Parte I

ARMAS QUE SERIAM USADAS EM INVASÃO DE BANCO SÃO ISRAELENSES

Foto: www.g1.globo.com

As armas apreendidas pela Polícia Federal (PF) em São José dos Campos e que seriam usadas por criminosos para invadir uma agência do Banco do Brasil são de fabricação israelense. Segundo a PF, quatro fuzis 556, três pistolas 9 mm e uma 45 foram trazidas ilegalmente ao país e acabaram encontrados por policiais militares na madrugada desta quarta-feira (23), em uma casa no Centro da cidade. Uma pessoa foi detida para averiguação, mas foi liberada.

Caso os criminosos sejam presos, eles serão indiciados por dois crimes: porte ilegal de arma de uso restrito e tráfico ilegal de armas. “Não houve a concretização do furto. Por isso, não serão indiciados por esse crime”, disse o delegado federal Ricardo Carneiro. Por causa da procedência das armas, será a Polícia Federal, e não a Polícia Civil, que irá investigar o caso.

A quadrilha planejava invadir o cofre do banco por meio de dois túneis subterrâneos. Um buraco foi aberto desde uma casa a poucos quarteirões da agência e, de lá, os criminosos tiveram acesso a uma galeria pluvial. De dentro da galeria, os ladrões abriram outro buraco. “Eles chegaram perto do concreto sob o cofre”, revelou o capitão da Polícia Militar Adalto Martins.

Segundo a PM, casa ficava a cerca de 300 metros da agência bancária. Os planos foram frustrados graças ao alerta dado por funcionários do banco. Nos últimos 15 dias, vigilantes e outros trabalhadores estranharam barulhos vindos do chão e chamaram a PM. O setor de inteligência da corporação começou a averiguar a denúncia e acabou encontrando os túneis. Nesta madrugada, os policiais descobriram a casa que servia de base para a quadrilha, na Rua Antônio Sais. Lá foram encontradas, além das armas, ferramentas usadas na abertura do buraco e skates que serviam para o deslocamento no estreito túnel de cerca de 70 cm de diâmetro. “Uma sala estava com terra até o teto”, afirmou o major da PM Nilson Souza Silveira.

CHANCE DE PEGAR NOVA GRIPE AUMENTA NO FRIO

O alerta é da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, já que o inverno está chegando e o risco de contrair o vírus é maior.

No ano passado, mais de 65% dos casos foram registrados nos meses de junho, julho e agosto. Os médicos explicam que o risco de contrair a doença nos dias frios é bem maior. Isso porque as pessoas ficam em locais fechados, sem circulação do ar.

Em 2009, foram 10 mil casos da gripe H1N1 no estado e 559 pessoas morreram. Este ano foram 34 casos e cinco mortes. A diferença, segundo a Secretaria de Saúde, é porque mudou a metodologia. Antes, qualquer pessoa que tivesse sintomas de gripe era notificada como suspeita da doença. Agora, como o vírus é conhecido, só são registrados os casos da nova gripe de pessoas que foram internadas com problemas respiratórios graves.

Em todo o estado de São Paulo, mais de 16,4 milhões de pessoas foram imunizadas. A Secretaria considera o número alto e satisfatório, mas recomenda que a população continue atenta e não se descuide.

POLÍCIA FECHA RÁDIOS PIRATAS E DETÉM SUSPEITOS NO LITORAL DE SP

Quatro rádios piratas foram fechadas e seis pessoas, detidas, em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, na quarta-feira (23). O sinal das estações interferia na comunicação dos controladores de vôo do Aeroporto de Itanhaém com os pilotos.

Os detidos estavam em três rádios. A programação da quarta rádio era controlada de longe. A polícia procura os responsáveis pela estação pirata. Todos os equipamentos foram apreendidos.

Os suspeitos foram liberados depois de pagar fiança, mas vão responder a processo. A pena para esse crime é de dois a quatro anos de prisão, além de multa de R$ 10 mil.

(fonte: www.g1.globo.com)

Nenhum comentário: