quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cinco mil marcham pela cidadania em Jaú


Um show de cidadania! Acho que é a frase que melhor define o protesto Vem pra rua Jaú - O Manifesto das Insatisfações. Segundo a organização e o Corpo de Bombeiros foram cerca de 5 mil pessoas que formaram a multidão que saiu do Beco e foi até a Av. Anna Claudina, cerca de oito quilômetros de caminhada íngreme. Todos aguentaram firme e foram até o fim do percurso até a dispersão, onde se comprometeram a ir na nova manifestação.
 
Idosos, portadores de deficiência, crianças, jovens e mulheres abraçaram juntos a causa de todo o país e tomaram as ruas da cidade naquele que ficará marcado como a maior manifestação da história recente de Jaú. O Manifesto das Insatisfações, como foi chamado pelos organizadores, convocou a população para levar suas reivindicações em âmbito nacional, estadual e municipal.

No final a organização recebeu elogios dos órgãos de imprensa e dos policiais do 27º Batalhão da Polícia Militar pela forma como o movimento foi conduzido. Até o início da noite eram cerca de seis mil pessoas confirmadas na página do evento no Facebook, e contrariando as expectativas da organização a grande maioria de fato foi. O que marca uma nova era na política nacional, a era em que o cidadão não irá mais aceitar calado os desmandos e falcatruas dos governos federal, estadual e municipal.

O que não faltou são cenas curiosas proporcionadas por pessoas ligadas à políticos. Um grupo de manifestantes bastante conhecido nas campanhas do ex-prefeito Osvaldo Franceschi Júnior, tentava a todo instante tomar a frente do evento para aparecer na foto com uma faixa de ataque à situação. Pessoas provavelmente ligadas ao atual prefeito, Rafael Agostini, agiram rapidamente para evitar que manifestantes se aproximassem do Paço Municipal, no Centro. 

Na Avenida Anna Claudina, a manifestação se dispersou um pouco quando um grupo foi induzido a protestar na frente de um hotel pertencente à família do prefeito. No entanto não houve animosidades nem desentendimentos entre os fiéis defensores dos políticos. Dentre os vereadores que seguiram uma parte do trajeto estão o vereador Lucas Flores(PT), que fez questão de postar fotos em seu perfil no Facebook e o vereador José Aparecido Segura Ruiz (PTB) que foi visto somente no Jardim de Baixo.
 
Que venha a próxima
Segundo os organizadores do movimento #VempraruaJaú será marcado um novo protesto. Desta vez o alvo será as ações e omissões do poder público jauense em específico. Temas como a tarifa de ônibus, o contrato da empresa responsável pelo transporte público, o salário dos vereadores e do prefeito, são possíveis pautas para o próximo protesto. A organização deve divulgar as novas informações nas próximas horas, mas já se sabe do interesse em realizar a manifestação na frente da Câmara Municipal de Jaú.

Nenhum comentário: