domingo, 6 de junho de 2010

Figurinhas da copa

Fotos: Paula Rett
A Copa do Mundo se aproxima e com ela observamos o aumento expressivo não apenas da nossa ansiedade como torcedores e espectadores, mas principalmente o comércio se mobiliza e utiliza deste acontecimento para aquecer as vendas, seja qual for o segmento: camisetas, acessórios, cornetas e principalmente as tão procuradas Figurinhas!

Os álbuns da Copa são produzidos pela empresa Panini aqui no Brasil e procurados por torcedores de todas as idades (adultos, crianças) e por todos aqueles que querem ter uma recordação da época em que nações param para torcer e vibrar juntamente com seu país. As tais figurinhas dominam todos os grupos sociais, sejam reais ou virtuais. Existem vários locais onde os colecionadores de plantão tem a oportunidade de trocar as repetidas com os colegas, seja nas escolas, no trabalho e nos grupos de troca.

Manuel Eugenio de Carvalho (foto), 58, mais conhecido como Mané Barranco, aposentado, morador do Jardim Carolina na cidade de Jaú e colecionador de figurinhas desde a década de 70, criou o grupo específico de troca de figurinhas na cidade em 2006 para facilitar os adeptos a preencherem seus álbuns. Nessa época essas trocas eram realizadas em frente a Livraria “Vamos Ler”. Atualmente a troca é feita aos domingos, das 8h até aproximadamente 13h, no Beco, lugar com acesso mais fácil. Ele ainda atende pessoas durante a semana em sua casa que vão até lá só para trocar ou comprar figurinha. Nesta copa ele já completou 20 álbuns até o momento e está fazendo mais. Disse que não tem nenhuma figurinha que não saiu, mas tem algumas que são raras e todos procuram.

Pessoas da região inteira vem até Jaú para fazer a troca. José Luiz de Oliveira (foto), 62, veio de Itapuí com o neto apenas para fazer a troca de figurinhas. Achou a iniciativa muito legal e pretende criar esse grupo na cidade. No momento da reportagem, além do senhor José de Itapuí haviam pessoas de Bariri, Bocaina, Barra Bonita e outras cidades. Mané Barranco conta que já vieram pessoas de Barretos só para conhecer o grupo de trocas.

Uma maneira singela de demonstrar amor ao futebol e ao país, porém, a brincadeira pode sair cara. Os preços do álbum e das figurinhas de início podem parecer bem acessíveis (R$ 0,75 cada pacote com 5 unidades), porém, para completá-lo, o consumidor pode sentir no bolso o arrependimento. Na Internet há quem venda o álbum completo por aproximadamente R$150,00.

Uma novidade nesta copa é o Álbum Virtual. É exatamente igual, com as mesmas figurinhas, e você pode trocar com os amigos online. Quanto mais vezes entrar, mais você adquire, e o melhor, é grátis. Antonio Celso Rett (foto), 49 anos, Carteiro, conheceu o álbum on line através de amigos da Internet e gosta de trocar virtualmente "É divertido e não precisa gastar nada" diz ele.

O que vale nessa hora é aproveitar e se divertir com tudo que está ligado a copa, seja comprando as figurinhas, trocando via internet ou simplismente vibrando pelo time do coração, pois só teremos outra oportunidade daqui quatro anos.

Este artigo foi produzido por Paula Rett com ajuda de Débora Gallazzine

Nenhum comentário: