sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rapidinhas

HAC REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTOMAGO PELO SUS

O Hospital Amaral Carvalho realizou em 25 de junho a primeira cirurgia de redução de estômago, do Sistema Único de Saúde (SUS). Este tipo de cirurgia já é feito pelo HAC há alguns anos. No entanto, o procedimento só era realizado por meio de convênio de saúde ou particular. Em 2007, a instituição entrou com pedido para credenciamento no SUS.
A liberação ocorreu em abril de 2010. Em maio, os pacientes começaram a ser encaminhados pelo SUS, de forma ambulatorial, para acompanhamento com a equipe multiprofissional do HAC.
O credenciamento permite que a instituição realize oito cirurgias por mês. "O nosso hospital é conhecido pelo excelente atendimento em oncologia. Certamente daremos o mesmo atendimento com qualidade, respeito e apoio para os pacientes de cirurgias bariátricas", diz Valentina Soffner Jorge Bonilha, supervisora geral de enfermagem do HAC.

Foto: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC

O PRIMEIRO PACIENTE
Rubens Silveira, 40, foi o primeiro paciente a realizar a cirurgia de redução de estômago por meio do SUS no HAC. Ele é de Bauru e estava na fila da cirurgia há um ano. "Tenho obesidade mórbida e não conseguia emagrecer. Foi uma sorte grande o serviço ser liberado aqui no Amaral. O atendimento é excelente, tive um acompanhamento muito especial, com vários tipos de profissionais. Pesava 142kg e com uma semana de cirurgia já estou pesando 130kg.
De acordo com o enfermeiro Alessandro Gabriel Macedo Veiga, o quarto para atender este paciente foi preparado conforme normas do SUS na Unidade de Internação Tóraco-Abdominal II. "Camas, poltronas, balanças, armários, enxoval, enfim, tudo visando o atendimento com excelência e humanização. Além disso, fazemos também todo acompanhamento pós-operatório", explica.

Nenhum comentário: