quinta-feira, 19 de agosto de 2010

BOM SENSO ESTÁ EM FALTA
Em pleno clima seco, mato em terreno é queimado.

Foto: Giovanni Perlati

O ar seco trazido pelas condições climáticas da estação, tem como principal conseqüência às doenças respiratórias, onde as principais vítimas são os idosos e crianças. Se não bastasse a dificuldade de se respirar o ar de baixa qualidade, nessa quinta-feira, nas imediações da EMEF “Carlota Meira Marsiglio”, o maior terreno baldio do Jardim América foi varrido pelas chamas.
Por volta das 12hs, boa parte do mato seco do terreno já estava em cinzas, e a fumaça causada pelo fogo, era levada pelo vento para dentro das casas nos bairros ao redor. Infelizmente esse assunto tornou-se um problema crônico em Jaú, a falta de conscientização e denúncias faz com que cenas como essas se repitam dia após dia.
A lei que vigora sobre limpeza e cuidados em terrenos é obsoleta, proíbe queimadas e abandono de lixo e entulho nos terrenos, contudo a punição é igual para todas as metragens de terreno. A mobilização das pessoas diretamente afetadas se faz necessário para pressionar as autoridades. Na Câmara Municipal tramita um projeto do Vereador Paulo Gambarini, que modifica e torna mais rígidos os critérios de multa para proprietários de terrenos. A assessoria do vereador foi procurada pela reportagem, mas não soube informar sobre a situação do projeto.

Nenhum comentário: