quarta-feira, 30 de junho de 2010

RAPIDINHAS

Jaú é a primeira cidade do Brasil a implantar sistema para deficientes visuais

Foto: Luiz C. Oliveira / Prefeitura Municipal de Jahu
Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura de Jaú deu um importante passo para a autonomia, inclusão e acessibilidade de analfabetos, pessoas idosas e portadoras de deficiências visuais. Foi assinado o contrato de compra e manutenção, do sistema DPS2000 da empresa Geraes, que será instalado em 100% da frota de ônibus circulares da cidade.

O sistema consiste na instalação de receptores em ônibus, possibilitando que através de um transmissor o usuário saiba com pelo menos 100 metros de antecedência, que a linha que ele deseja utilizar está prestes a parar no ponto. Ao mesmo tempo em que o usuário é avisado por uma mensagem de voz, o motorista do ônibus também é avisado da presença dele no ponto. O objetivo é auxiliar pessoas analfabetas, idosos com problemas de visão e deficientes visuais, dando mais autonomia para que esses possam utilizar o transporte público. O projeto passou por uma fase de testes em três linhas da cidade, onde foi comprovada a sua viabilidade.

Serão instalados, a partir da próxima semana, 61 receptores atingindo toda a frota que atende a cidade. Entre a população serão distribuídos 50 transmissores com o mesmo tamanho de um telefone celular. Para obter o transmissor, os usuários deveram participar de um cadastro de pessoas que se enquadram no perfil do programa, que será feito junto à Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Idosos.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Paula!

Na verdade, os aparelhos receptores (instalados nos ônibus) é que avisam AO MOTORISTA da presença do usuário do transmissor portátil no próximo ponto.

O usuário só fica sabendo que seu ônibus chegou quando o sistema sonoro do ônibus vocaliza repetidamente o número da linha, quando o coletivo efetuar a parada.

Agradeço em nome da Geraes pela iniciativa do blog em divulgar esta ação tão significativa para os deficientes que utilizam o transporte público.

Mais informações, ilustrações e video em http://www.geraestec.com.br/produto/dps2000.php

Forte abraço,

Eng.o Adriano Assis
Geraes Tecnologias Assistivas Ltda.