quinta-feira, 1 de julho de 2010

ESPECIAL FACULDADE

DEMISSÃO DE PROFESSORES CAUSA REVOLTA EM ALUNOS NAS FACULDADES INTEGRADAS DE JAÚ

Na última segunda feira, 28, os professores Márcio Miranda e Maria Regina Momesso, das Faculdades Integradas de Jaú foram demitidos. O motivo divulgado pela direção da instituição foi contenção de despesas mas a notícia causou revolta em grande parte dos alunos que se mobilizaram e organizaram manifestações pacíficas para reverter à situação e tentar manter os professores contratados.

Essa decisão afetou diretamente o curso de Comunicação Social (da escola), pois o ano letivo não está concluído. Miranda ministrava aulas de Jornalismo na Internet para o 4º ano, orientando grupos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Lecionava também, a matéria de Políticas da Comunicação, para o terceiro ano. Já a professora Maria Regina, ministrava os recém chegados ao primeiro ano com aulas de semiótica e Língua portuguesa.

A aluna Amanda Dultra do terceiro ano de jornalismo foi uma das primeiras a se mobilizar, "como um ato de protesto meus colegas de classe e eu fomos até a faculdade na noite de terça feira, 29, conversar com a diretora pedagógica, Marcela, e tentar reverter a situação. Após tentativa frustrada, decidi procurar alguém superior a ela para tratar do assunto", disse ela, ainda inconformada com a situação.

A Diretora dos cursos de ciências jurídicas e sociais Doutora Marcela Carinhato não divulgou explicações sobre o caso. A instituição foi procurada. Por telefone, os funcionários da secretaria do curso informaram que a escola não vai se pronunciar sobre o assunto. Alguns alunos, decidiram na quarta feira, 30, por volta das 17hs, procurar o presidente da instituição Alvaro Campana e também o diretor administrativo Luís Eduardo de Freitas Arato, para compreender o real motivo das demissões e saber o porque o corte foi justamente com esses dois professores e não outros nomes da instituição. Os representantes foram instruídos a recolherem assinaturas e anexarem à uma carta explicativa do caso.

Na internet foi criada uma comunidade no orkut "Queremos o Miranda de volta" e em um fórum de discussão on line os alunos escreveram nome, rg e ra (número de identificação dentro da faculdade) para dar força ao movimento e expressar sua revolta. A comunidade já conta com 58 membros, em menos de 24 horas. Outra ação que está sendo divulgada através de todas as redes sociais é o encontro que será realizado na noite de hoje, a partir das 19h30 em frente á entrada da instituição onde os alunos vão assinar um abaixo assinado.

Nas fotos, os professores Márcio Miranda e Maira Regina Momesso.

2 comentários:

Ieska Tubaldini Labão? disse...

"saber o porque o corte foi justamente com esses dois professores e não outros nomes da instituição que não contribuem com qualidade." HAHAUAHUAAHU Excelente. Não poderia ter feito uma descrição melhor!

Amanda Dultra disse...

Gente, nem tenho oq dizer. Só que PRECISO DE VOCÊS para continuar e quem sabe, conseguir. Beijos