sábado, 7 de agosto de 2010

Especial

Fotos: P. O. Neto / Arquivo Jornal Comércio do Jahu
ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE JAÚ

Fundada em 1997, com o intuito de criar um local propício para socialização do surdos, a Associação Jauense dos Surdos, está localizada na rua Pereira de Toledo n°233, onde além dos momentos de laser, os associados podem aprender e desenvolver a Linguagem Brasileira de Sinais.

No lugar também são realizadas palestras, acompanhamentos e também acontecem reuniões com fins de entretenimento. A casa é dividida por uma sala de aula com equipamentos necessários para o aprendizado do domínio das Libras, uma sala de jogos com mesa de bilhar assim como um bar com televisão para que os membros possam assistir aos jogos de futebol e programas diversos.

A principal função da entidade é reunir os surdos de Jaú e região para desenvolver as relações interpessoais e possibilitar a troca de idéias sobre assuntos diversos. No entanto a casa não está aberta somente aos surdos, o local é bastante acolhedor para todos que o visitam.

A história da associação começou nos anos 70 com o falecido Sr. Antonio Ramazini que era surdo e pai de seis filhos, sendo quatro surdos e dois ouvintes. Através deles criou-se um ciclo de amizades com pessoas na mesma situação, como na cidade havia poucos surdos na época isso não foi muito difícil. Deste ciclo as relações foram se expandindo e os encontros tornaram-se mais freqüentes na casa de um deles, pois ali encontravam uma facilidade de se comunicar entre si, ainda sem as Libras.

Com o passar do tempo, as pessoas foram cada vez mais procurando o Sr. Antonio para aprender a comunicar-se com os sinais. Foi então que o que viria ser a associação de surdos de Jaú começava a tomar forma. Após a morte do Sr. Antonio, o seu filho Fernando assume o papel de levar o ensino da língua de sinais adiante, inclusive ensinando o seu amigo Valdecir Santana, hoje professor de Libras para alunos ouvintes.

Atualmente a associação busca melhorias no espaço interno, pois o local já não comporta o numero de associados. O ambiente é dividido por diversas paredes e eles reivindicam não apenas um espaço maior, mas um local onde possam realizar festas, eventos e encontros em formato de salão.

Nenhum comentário: