sábado, 22 de maio de 2010

Convidado Especial

Inauguramos no último sábado a coluna "Convidado Especial", com um artigo de Tuca Melges, diretor regional do Sindicato dos Jornalistas e da FENAJ(Federação Nacional de Jornalismo), fotojornalista e incentivador da equipe do blog. Clique aqui e veja o artigo.


Nesta semana temos outros convidado especial, José Paulo Tóffano, deputado federal (PV-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlasul, secretário nacional de Formação do Partido Verde e vice-presidente da Frente Parlamentar em defesa do setor calçadista que fez um artigo especialmente para nosso blog sobre um dos temas mais comentados entre as redes sociais, o "ficha limpa".


Ficha Limpa: Congresso em sintonia com a população


A votação em tempo recorde do projeto de iniciativa popular apelidado de FICHA LIMPA por parte do Congresso Nacional mostrou sintonia com a população. De forma corajosa e consistente, a sociedade civil se articulou de tal forma que conseguiu reunir mais de um milhão e meio de assinaturas que pediam permitir ser candidato apenas aqueles que não tivessem processos na justiça.
Inicialmente vista com ceticismo por muitos, inclusive alguns congressistas, a iniciativa foi tomando corpo e se utilizou das redes sociais (twitter, orkut, facebook) para colocar pressão nos legisladores. Deu certo. A mídia, de um modo geral, incorporou a luta e começou a deixar em situação difícil aqueles que eram contrários ao projeto.
É importante salientar que o Partido Verde incorporou o FICHA LIMPA imediatamente e antes de qualquer votação acontecer no Congresso. E valendo já para 2010! Nossa bancada em Brasília foi entusiasta do projeto desde o primeiro momento. Eu particularmente pedi várias vezes para o FICHA LIMPA vir rápido ao plenário e que não sofresse alterações.
Estou certo de que o presidente Lula irá sancionar a lei aprovada e teremos, a partir dela, uma reforma política que responda aos anseios da população.


José Paulo Tóffano é deputado federal (PV-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlasul, secretário nacional de Formação do Partido Verde e vice-presidente da Frente Parlamentar em defesa do setor calçadista.

Foto: Divulgação

Um comentário:

celsorett disse...

E o Lula sancionou mesmo.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/06/04/lula-sanciona-lei-do-ficha-limpa-sem-vetos-916791052.asp