sexta-feira, 18 de junho de 2010

HAC É RECORDISTA EM TRANSPLANTE DE MEDULA

Foto: www.amaralcarvalho.com.br

Dados do Sistema Nacional de Transplantes de Órgãos mostram que o Hospital Amaral Carvalho de Jaú, referência no tratamento e combate ao câncer, é um dos que mais realiza transplantes de medula óssea no Brasil. Em 2009, o serviço da instituição foi o que mais fez transplantes alogênicos de medula óssea no país: 127 procedimentos. Além deste número, outros 50 transplantes autólogos de menor complexidade ocorreram no hospital jauense.

“O HAC dedica-se prioritariamente a realização do TMO alogênico, modalidade que determina a necessidade de presença de doador em nosso serviço, em geral familiar, o que ocorre em 75% dos casos”, diz o médico hematologista Vergílio Antonio Rensi Colturato, da unidade de TMO do HAC.

Na falta de doadores do próprio grupo familiar há necessidade de um doador voluntário não-aparentado, a maior parte proveniente do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), que hoje conta com mais de 1 milhão e 100 mil doadores. Quando necessário, é utilizada medula óssea proveniente de doadores voluntários de registros internacionais. “Além disso, na Unidade de TMO do Hospital Amaral Carvalho tem se verificado a utilização com maior freqüência de sangue de cordão umbilical placentário, principalmente em crianças. Mesmo assim, muitos pacientes que necessitam do procedimento acabam não encontrando um doador compatível, sugerindo que o esforço que tem sido feito com sucesso em aumentar o número de doadores voluntários no Redome seja mantido”, esclarece Dr. Vergílio.

Hoje o serviço do HAC é referência nacional, e já transplantou pacientes de praticamente todos os estados brasileiros.

(fonte: www.radiojauense.com.br)

Um comentário:

Ministério disse...

Olá blogueiro,
É importante conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. Para ser doador o principal passo é conversar com a família e deixar claro o seu desejo de doar.
Veja mais sobre o tema aqui: http://bit.ly/cHLx34
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
Ministério da Saúde